Connect with us

Saúde

O que é o transtorno por uso de maconha, que afeta até 20% dos usuários

Quadros de dependência de maconha afetam entre 7 e 20% dos usuários, apontam pesquisas

A descriminalização do porte de maconha para consumo próprio pelo Supremo Tribunal Federal (STF) levantou uma série de dúvidas sobre os impactos da substância psicoativa na saúde.

Um dos pontos envolve o chamado transtorno por uso de cannabis, uma condição ainda pouco estudada pela ciência e praticamente desconhecida pelo grande público.

O quadro, que pode afetar até dois em cada dez usuários de maconha (entenda mais abaixo), está relacionado ao abuso do consumo da droga e gera perdas significativas no bem-estar e na qualidade de vida.

O psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), avalia que existe uma grande dificuldade em diferenciar usuários de dependentes — ou aqueles indivíduos que não se encaixam nem na primeira e nem na segunda categoria.

“Mas o transtorno por uso de cannabis seria equivalente ao que se chama de dependência”, explica ele.

Segundo o psiquiatra, essa condição pode se manifestar de diferentes maneiras. Para começar, ela está relacionada à quantidade e à frequência no consumo.

“O transtorno atrapalha as atividades habituais de trabalho e estudo, prejudica as relações interpessoais e gera desinteresse.”

“Além disso, qualquer pensamento ou tentativa de reduzir o consumo gera sintomas intensos de ansiedade, ou depressão”, caracteriza Silveira, que estuda dependência há 40 anos.

Quantas pessoas têm o transtorno?

Silveira orientou uma das primeiras (e únicas) pesquisas a avaliar a saúde mental e a qualidade de vida de pessoas que fazem uso recreativo de cannabis no Brasil. O trabalho foi publicado em dezembro de 2021.

Por meio de um questionário online, que contou com a participação de 7.405 adultos, os especialistas descobriram que 17,1% dos participantes se classificavam como usuários ocasionais e 64,6% diziam fazer consumo frequente de maconha.

Já 7,7% dos respondentes se declararam como “usuários disfuncionais”, algo que pode ser classificado como um transtorno no uso dessa substância.

“Esse número se aproxima muito ao que é visto em outros levantamentos. Nos Estados Unidos, cerca de 9% dos usuários de cannabis apresentam dependência”, compara Silveira.

O inquérito brasileiro ainda observou que os tais usuários disfuncionais eram mais afetados em termos de bem-estar: eles tinham uma pior qualidade de vida, além de apresentarem com mais frequência doenças como depressão e ansiedade em comparação com aqueles que se entendiam como usuários ocasionais ou frequentes.

Uma outra investigação realizada pelo Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, calculou a prevalência do transtorno no Estado de Washington, onde a maconha para uso recreativo está legalizada (e não apenas descriminalizada, como é o caso do Brasil após a decisão do STF).

Os dados foram publicados no periódico especializado Jama Network Open em agosto de 2023.

Os autores entrevistaram 1.463 indivíduos que haviam feito uso de cannabis nos 30 dias anteriores.

Seguindo critérios estabelecidos nos manuais internacionais de psiquiatria, eles observaram que o transtorno no uso desta substância afetava 21,3% dos participantes, ou um quinto do total da amostra.

A taxa foi a mesma entre aqueles que consumiam maconha para uso recreativo, medicinal ou com ambas as justificativas.

Mas a gravidade do quadro variou de forma significativa entre essas três turmas.

Segundo a pesquisa, 1,3% dos usuários de cannabis com fins medicinais apresentavam o transtorno em níveis moderados ou severos.

Essa taxa subiu para 7,2% naqueles que faziam uso recreativo e para 7,5% no grupo misto (que mesclavam uso medicinal e recreativo).

Dependência de maconha afeta o bem-estar e a saúde mental, mostram estudos

Dependência de maconha afeta o bem-estar e a saúde mental, mostram estudos

O que aumenta o risco de dependência

Silveira explica que o transtorno no uso de cannabis acontece por uma somatória de diferentes fatores.

“Um sinal de alerta é o padrão de uso, quando o indivíduo altera a frequência ou a quantidade de consumo. Por exemplo, se ele passa a fumar todos os dias”, pontua o psiquiatra.

“Claro, se a pessoa fuma meio cigarro ao dia, antes de dormir, isso não é algo que gera preocupação. Mas se ele já acorda com aquela necessidade incontrolável de acender um baseado, há um indício de problemas”, pondera ele.

Outro comportamento que pode desembocar no transtorno envolve uma espécie de transição do uso recreacional para um consumo que envolve justificativas de bem-estar ou saúde — sem a devida avaliação de um profissional da área.

“É o caso da pessoa que está nervosa, triste, ansiosa e decide fumar maconha como uma forma de aplacar esses sintomas”, exemplifica o médico.

O psiquiatra ainda destaca dois grupos onde o risco de danos relacionados ao consumo de cannabis é mais elevado.

“Primeiro, os jovens. É absolutamente contra-indicado fumar maconha antes dos 21 anos. Essa é a idade em que o amadurecimento do cérebro termina”, cita ele.

Antes dessa idade, os compostos presentes na planta podem afetar o desenvolvimento dos neurônios e das demais células do sistema nervoso — o que gera repercussões negativas pelo resto da vida.

O pesquisador explica que a maioria dos problemas psíquicos relacionados à cannabis aparece em indivíduos que experimentaram essa substância psicoativa em idades precoces.

“O segundo grupo inclui pessoas que têm casos de esquizofrenia na família. Nesse contexto, o consumo de cannabis pode ser bastante prejudicial”, complementa ele.

Aumento na quantidade e na frequência do consumo é um dos sinais de alerta para o transtorno, diz especialista

Aumento na quantidade e na frequência do consumo é um dos sinais de alerta para o transtorno, diz especialista

Os tratamentos disponíveis

Para os casos em que o transtorno de uso de cannabis é identificado, Silveira destaca dois possíveis caminhos de tratamento.

“O primeiro é a estratégia de redução progressiva, também conhecida como redução de danos”, cita ele.

Essa alternativa envolve diminuir a quantidade consumida aos poucos. Também é possível modificar a rotina do indivíduo — alterando os horários em que ele estava acostumado a acender um baseado, por exemplo.

A Associação Americana de Psiquiatria aponta que sessões de psicoterapia podem ajudar nesse processo.

Em alguns casos, os médicos também prescrevem medicações com canabinoides, para diminuir aos poucos a necessidade da substância.

“O segundo caminho é interromper o uso de forma repentina e focar o tratamento nos problemas que vão surgir na sequência, como é o caso de ansiedade ou depressão”, acrescenta o médico.

Por fim, Silveira avalia que a recente decisão do STF pode melhorar como o transtorno de uso de canábis é tratado no país.

“Estamos 30 anos atrasados nesse debate. Enquanto o mundo todo discute a legalização da maconha, nós ainda estamos falando de descriminalização”, observa ele.

“O Brasil estava do lado de Irã, China, Indonésia e outros países totalitários ao criminalizar o porte de maconha para consumo próprio”, opina o médico.

Silveira entende que um cenário de criminalização do porte de cannabis para uso pessoal — como o Brasil tinha até poucos dias atrás — gera muitas dificuldades do ponto de vista da saúde pública.

“A pessoa fica constrangida em falar abertamente que usa maconha, pelo medo de ser rotulada como criminosa”, argumenta ele.

“A descriminalização facilita o acesso aos serviços de saúde. E eu, como médico, posso falar abertamente sobre uso seguro e formas de prevenção ou tratamento para esses casos de dependência”, conclui ele.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

ENTRETENIMENTO32 minutos ago

Como identificar uma pessoa má em 5 minutos, segundo a IA e especialistas

Segurança Pública46 minutos ago

Missão cumprida: o papagaio da Bica está em segurança

Educação & Cultura52 minutos ago

Você sabe por que as teclas não estão em ordem alfabética? Conheça a genialidade por trás do layout QWERTY

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

WhatsApp com falas e arquivos; o passo a passo

Educação & Cultura1 hora ago

Qual é o nome da palavra de quando esquecemos uma palavra?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

China vai construir ferrovia no Brasil que vai ligar oceanos Atlântico e Pacífico

Judiciário2 horas ago

Lei aumenta punição para maus-tratos contra idosos e pessoas com deficiência

Educação & Cultura2 horas ago

Professora corrige uma dissertação do ensino médio escrita via ChatGPT e tem avaliação clara, mas ferramentas de IA chegam a conclusão completamente diferente

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Após 10 anos de espera usuários do Windows podem finalmente respirar aliviados com uma verdadeira evolução do menu Iniciar

Saúde2 horas ago

7 hábitos para manter a memória forte e afastar o Alzheimer

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

O que é o efeito de priming e como ele manipula nossas escolhas?

Saúde2 horas ago

5 sintomas silenciosos da depressão que você precisa conhecer

Saúde2 horas ago

O que a cor da sua Urina pode dizer sobre seu corpo

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Especialistas explicam como ficar sozinho pode transformar sua rotina e autoestima

Segurança Pública2 horas ago

Desmantelo no Governo: Dinheirama do BPC pra quem não precisa e só uma mixaria de troco de volta!

Nacional3 horas ago

Acorda Brasil, que a semana vai moer!

Politíca3 horas ago

Entrevista: Prefeito Bruno faz um balanço d’O Maior São João do Mundo 2025 e destaca recordes conquistados

Saúde12 horas ago

Governo amplia cirurgias de escoliose no Complexo Pediátrico Arlinda Marques e fortalece assistência especializada

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Sine-JP oferta 746 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Judiciário13 horas ago

Direito personalíssimo à trans-espécie e à família multiespécie?

Nacional16 horas ago

E se o problema for o trono… e não o cabra sentado nele?

CIDADE17 horas ago

Filho do vice-prefeito nega envolvimento em articulação na Câmara para cassar mandato da prefeita de Mari

CIDADE18 horas ago

TCE emite alerta após identificar irregularidades na gestão de Jackson Alvino na Prefeitura de Santa Rita

CIDADE18 horas ago

Empresa que prestou serviço na limpeza urbana aciona justiça para cobrar R$ 2,3 milhões da Prefeitura de Bayeux

CIDADE21 horas ago

Procon-JP realiza 14,3 mil atendimentos no 1º semestre de 2025; a assistência virtual chega a mais de 8 mil

Esporte2 dias ago

Jon Jones surpreende, anuncia retorno aos testes antidoping e pode voltar ao UFC

Esporte2 dias ago

F1: Verstappen garante pole improvável no GP da Inglaterra

Esporte2 dias ago

Xabi Alonso projeta jogo contra o PSG na semifinal do Mundial: ‘Será o desafio’

Esporte2 dias ago

Djokovic assume o controle como se fosse um videogame e faz mágica rumo à 100ª vitória em Wimbledon

Saúde2 dias ago

Saúde mais justa começa pelo acesso aos melhores tratamentos

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário7 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional12 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Segurança Pública8 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO8 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Saúde8 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Educação & Cultura8 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional8 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde8 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde8 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde8 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde8 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura8 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Educação & Cultura9 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

Nacional12 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO7 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

Saúde7 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUANDO OCORREU O EVENTO DE TUNGUSKA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL QI INDICA SUPERDOTAÇÃO?

Saúde5 dias ago

ANEMIA PODE VIRAR LEUCEMIA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL EMPRESA LANÇOU O CHATGPT?

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

QUAL VALOR DO PLANO SAFRA 2025/2026?

Saúde1 semana ago

ONDE FOI INAUGURADO O 1º HOSPITAL PALIATIVO DO SUS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS AVES PODEM SER EXTINTAS EM 100 ANOS?

Educação & Cultura1 semana ago

DE QUAL OBRA VEM O MITO DOS ANDRÓGINOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A IA É CAPAZ DE FAZER?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE O CALADIUM FAZ NO INVERNO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA QUEIMADURAS NO CRÓTON?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O FÓSSIL REVELOU SOBRE SAURÓPODES?

Saúde2 semanas ago

COMO A ÁGUA AJUDA OS RINS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUANTAS CONTAS FORAM VAZADAS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CONTRA O QUE O VINAGRE É EFICAZ?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

ISRAEL x PALESTINA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONFLITO

ECONOMIA3 semanas ago

ONDE O PIX SERÁ INTEGRADO?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUAL A FORMA PRECISA DA TERRA?

Educação & Cultura3 semanas ago

O CONCEITO DE NORMALIDADE É:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUANTAS GALÁXIAS FORAM REVELADAS PELO TELESCÓPIO JAMES WEBB?

Saúde3 semanas ago

O QUE RELÓGIOS INTELIGENTES NÃO SUBSTITUEM?

Saúde1 mês ago

QUANDO A SAÚDE SE IGUALA A DE QUEM NUNCA FUMOU?

Segurança Pública1 mês ago

COMO É A AMÍGDALA DE PSICOPATAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUE LUA DE SATURNO PODE RECEBER VIDA TERRESTRE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE É “PAUL” NO SUBSTRATO?

Educação & Cultura1 mês ago

O QUE 60% DOS JOVENS PRIORIZAM NA FACULDADE?

Internacional1 mês ago

QUAL PROJETO GRANDIOSO SEBASTIÃO SALGADO FEZ EM 40 PAÍSES?

ECONOMIA1 mês ago

QUANTOS EMPREENDEDORES SÊNIORES HÁ NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL BABOSA É MAIS USADA MEDICINALMENTE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL NOVO IMPERATIVO MASCULINO É SUGERIDO?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br