Connect with us

Internacional

Conflito Israel-Líbano: O que é a resolução 1701 do Conselho de Segurança?

Entenda o histórico desta resolução aprovada em 2006 e que é considerada “uma chave para a paz na região”; segundo o secretário-geral da ONU, as contínuas trocas de tiros através da Linha Azul desde 8 de outubro de 2023 constituem uma violação repetida da decisão do Conselho de Segurança

Durante a movimentada Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU, concluida nesta segunda-feira, diversos diplomatas destacaram a resolução 1701 do Conselho de Segurança em reuniões oficiais e nos bastidores.

Essas discussões ocorrem em um momento em que estão aumentando os ataques entre Israel e o grupo armado libanês Hezbollah, que detém com os seus aliados 62 dos 128 assentos democraticamente eleitos no Parlamento do Líbano.

A resolução 1701 tem sido o eixo da paz entre Israel e o Líbano durante quase duas décadas. Cerca de 10 mil soldados de paz da ONU estão encarregados de implementá-la em campo.

O Conselho de Segurança vota por unanimidade a favor da resolução 1701 em 2006 (arquivo)

O Conselho de Segurança vota por unanimidade a favor da resolução 1701 em 2006 (arquivo)

O Conselho age para acabar com a guerra

Adotada por unanimidade em 2006, o objetivo da resolução 1701 continua a ser o fim das violência entre o Hezbollah e Israel. Por meio dela o Conselho apelou por um cessar-fogo permanente baseado na criação de uma “zona tampão”.

A decisão definiu medidas como a autorização para um aumento do efetivo da Força Interina da ONU no Líbano, Unifil,  para um máximo de 15 mil soldados.

Esse militares seriam responsáveis por monitorar o fim das gressões, apoiar as forças armadas libanesas durante a retirada de Israel do sul do Líbano e garantir o regresso seguro das pessoas deslocadas.

A missão da ONU também continuaria tendo o seu mandato renovado anualmente, conforme estabelecido pelo Conselho em 1978.

As forças de paz da ONU patrulham a Linha Azul em El Odeisse, sul do Líbano

As forças de paz da ONU patrulham a Linha Azul em El Odeisse, sul do Líbano

Quais são as principais disposições da resolução?

Os elementos-chave da resolução de 19 parágrafos incluem o apelo à cessação total das hostilidades, com base no fim imediato de todos os ataques por parte do Hezbollah e de todas as operações militares ofensivas por parte de Israel.

A resolução apelou a Israel e ao Líbano para apoiarem um cessar-fogo permanente e uma solução a longo prazo baseada nos seguintes princípios e elementos:

• Implementação total das disposições relevantes dos Acordos de Taif e das resoluções 1559 (2004) e 1680 (2006), exigindo o desarmamento de todos os grupos armados no Líbano, para que não haja armas ou autoridade no país que não seja a do Estado libanês;

• Nenhuma força estrangeira no Líbano sem o consentimento do governo;

• Nenhuma venda ou fornecimento de armas e material relacionado ao Líbano, exceto conforme autorizado pelo governo;

• Fornecimento à ONU de todos os mapas restantes de minas terrestres no Líbano em posse de Israel;

• Total respeito por ambas as partes pela Linha Azul e pelos acordos de segurança para evitar o retorno das agressões, incluindo uma área livre de qualquer pessoal armado, bens e armas que não sejam as das autoridades libanesas e da Unifil. Essa área ficaria entre a Linha Azul e o Rio Litani.

O que é a Linha Azul?

Estendendo-se por 120 km ao longo da fronteira sul do Líbano e da fronteira norte de Israel, a chamada “Linha Azul” é “uma chave para a paz na região” e um dos elementos centrais da resolução 1701 desde a guerra em 2006. As forças de manutenção da paz da Unifil são temporariamente responsáveis pelo local.

Com base em vários mapas históricos, alguns dos quais datam de quase um século, a Linha Azul não é uma fronteira, mas uma “linha de retirada” temporária estabelecida pela ONU em 2000 com o objetivo prático de confirmar a retirada das forças israelenses do sul do Líbano.

Sempre que as autoridades israelenses ou libanesas pretendem realizar quaisquer atividades perto da Linha Azul, a Unifil solicita que avisem com antecedência, permitindo à missão da ONU manter as autoridades de todas as partes informadas, para minimizar quaisquer mal-entendidos que possam levar ao aumento das tensões.

A Unifil e oficiais libaneses operam um dos “Barris Azuis”, que determinam a Linha Azul, no sul do Líbano em 2010 (arquivo)

A Unifil e oficiais libaneses operam um dos “Barris Azuis”, que determinam a Linha Azul, no sul do Líbano em 2010 (arquivo)

Como a resolução 1701 é implementada?

Segundo a ONU, em última análise, cabe a Israel e ao Líbano determinar o traçado exato de uma futura fronteira. Entretanto, a Unifil tem o mandato de garantir o pleno respeito e prevenir violações das disposições relevantes da resolução 1701.

De acordo com o Departamento de Manutenção da Paz da ONU, “qualquer travessia da Linha Azul por qualquer lado constitui uma violação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU”.

A Unifil monitora a Linha Azul, incluindo o espaço aéreo acima dela e através de coordenação e patrulhamento para prevenir violações. A força de paz reporta todas as violações ao Conselho de Segurança. O órgão recebe relatórios contínuos sobre a implementação da resolução 1701 a cada quatro meses.

Sempre que ocorre um incidente na Linha Azul, a Unifil envia imediatamente tropas adicionais para esse local, se necessário, para evitar um conflito direto entre os dois lados e para garantir que a situação seja contida. Ao mesmo tempo, mantém ligação com as Forças Armadas Libanesas e as Forças de Defesa de Israel, a fim de reverter e pôr fim à situação sem qualquer escalada.

Um comboio da Unifil partindo de Naqoura para visitar toda a sua área de operações no sul do Líbano em julho de 2024 (arquivo)

Um comboio da Unifil partindo de Naqoura para visitar toda a sua área de operações no sul do Líbano em julho de 2024 (arquivo)

Situação atual

A violência ao longo e através da Linha Azul aumentou no último ano após os ataques liderados pelo Hamas em Israel terem deixado mais de mil mortos e outros 250 reféns em Gaza.

Na sequência foi iniciada uma guerra no enclave, com operações militares israelenses que desencadearem uma crise humanitária. Até o momento quase 42 mil pessoas perderam a vida, sendo mais de 200 funcionários humanitários e quase 200 jornalistas.

O Hezbollah tem afirmado nos meios de comunicação que os seus ataques contra Israel visam mostrar solidariedade com os palestinos que enfrentam essa guerra devastadora. Já as forças armadas israelenses retaliaram com ataques aéreos no interior do Líbano, ataques com bombas escondidas em pagers e uma invasão terrestre, deslocando mais de um milhão de pessoas no Líbano nas últimas semanas.

As contínuas trocas de tiros através da Linha Azul desde 8 de outubro de 2023 constituem uma violação repetida da resolução 1701, de acordo com uma carta que o secretário-geral da ONU enviou ao Conselho de Segurança no final de julho.

Entre 8 de outubro de 2023 e 30 de junho de 2024, a Unifil detectou 15.101 disparos, dos quais 12.459 foram de sul a norte da Linha Azul e 2.642 de norte a sul. Embora a maioria das trocas de tiros tenham sido confinadas a poucos quilômetros de cada lado da Linha Azul, vários ataques atingiram até 130 km no Líbano e 30 km em Israel.

O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, no Líbano

O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, no Líbano

E agora?

No dia 30 de setembro, as Forças de Defesa Israelenses notificaram a Unifil da sua intenção de empreender “incursões terrestres limitadas” no Líbano, de acordo com um comunicado emitido pela missão da ONU na terça-feira.

A unifil afirma que “apesar deste desenvolvimento perigoso, as forças de manutenção da paz permanecem em posição”. A missão afirmou que possui “planos de contingência prontos para serem ativados se for absolutamente necessário”.

A missão da ONU reiterou que a segurança e proteção das forças de manutenção da paz são fundamentais e todos os intervenientes são lembrados da sua obrigação de respeitá-la. Neste momento, as forças da Unifil continuam equipando suas bases. No momento, elas não podem realizar patrulhas veiculares.

De acordo com relatos, Israel emitiu ordens para que os civis evacuassem algumas aldeias da região. Entretanto, a ONU reiterou que as vidas dos civis devem ser protegidas, quer permaneçam ou partam.

A Unifil afirmou ainda que “qualquer passagem para o Líbano constitui uma violação da soberania e integridade territorial libanesa e uma violação da resolução 1701”.

A Missão de Paz pediu a todas as partes que interrompam “atos de escalada, que só levarão a mais violência e mais derramamento de sangue”.

Para a Unifil Afirmando as partes devem comprometerem-se novamente com as resoluções do Conselho de Segurança e a 1701 “como a única solução viável para trazer de volta a estabilidade nesta região”.

Soldados de paz da Unifil em patrulha de veículo nas proximidades de Tiro, sul do Líbano

Soldados de paz da Unifil em patrulha de veículo nas proximidades de Tiro, sul do Líbano

A Unifil pode usar a força?

Sim, em determinadas circunstâncias.

Renovada anualmente pelo Conselho, a pedido do Líbano, a Unifil é uma missão de manutenção da paz que opera com base no Capítulo 6 da Carta das Nações Unidas.

No cumprimento do seu mandato, o pessoal da missão pode exercer o seu direito inerente de legítima defesa. Para além da legítima defesa, a Unifil pode, sob certas circunstâncias e condições, recorrer ao uso proporcional e gradual da força para:

• Garantir que sua área de operações não seja utilizada para atividades hostis;

• Resistir às tentativas, por meios enérgicos, de impedir a Unifil de cumprir as suas funções conforme o mandato autorizado pelo Conselho de Segurança;

• Proteger o pessoal, instalações e equipamentos da ONU;

• Garantir a segurança e a liberdade de circulação do pessoal da ONU e dos trabalhadores humanitários;

• Proteger civis sob ameaça iminente de violência física.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública22 minutos ago

Risco iminente para vigilantes em todo o Brasil: o tenso quotidiano de quem proporciona segurança a usuários de lotéricas, bancos, faz transportes de valores etc

Segurança Pública25 minutos ago

Foguete revolucionário Brasileiro pode colocar Brasil na corrida espacial: Barreira do Inferno se prepara para lançamento do VS-30

Segurança Pública28 minutos ago

Os 20 exércitos mais poderosos do mundo: Brasil está na lista de 2024?

Judiciário39 minutos ago

OAB-PB realiza plantão para garantir o respeito às prerrogativas da advocacia nas eleições

Judiciário43 minutos ago

STF começa a julgar legitimidade do Ministério Público para firmar acordos com entidades desportivas

Nacional48 minutos ago

Fundo de campanha duplica recursos para candidaturas; doações individuais diminuem

Internacional2 horas ago

Evo Morales é investigado por estupro de adolescente

Internacional2 horas ago

EUA bombardeiam alvos houthi no Iêmen

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Fórum debate sustentabilidade no planeta marcando Semana Mundial do Espaço

Internacional2 horas ago

Bombardeio em estrada dificulta fuga de libaneses para Síria

CIDADE2 horas ago

Eleições 2024: a invisibilidade dos servidores municipais na campanha

Judiciário2 horas ago

Eleições 2024: Qual o horário da votação e a que horas os resultados são divulgados?

Nacional2 horas ago

Acordo de Mariana deve ser assinado neste mês, mas ainda há termos em negociação

Nacional2 horas ago

PGR o arquivamento do inquérito contra Renan e Eduardo Braga por falta de provas

Internacional2 horas ago

Em Beirute, ansiedade e medo são onipresentes, diz coordenadora da ONU

Internacional2 horas ago

Conflito Israel-Líbano: O que é a resolução 1701 do Conselho de Segurança?

Internacional2 horas ago

Presidente de São Tomé e Príncipe aponta que países pobres são sacrificados pelo bem-estar dos mais ricos

Internacional2 horas ago

Presidente de Moçambique aponta atribuição de pensão a ex-guerrilheiros como o custo da paz

Educação & Cultura2 horas ago

Projeto proíbe discriminação de bolsistas em instituições de ensino privadas

Educação & Cultura2 horas ago

CE debate metas do novo Plano Nacional de Educação nesta segunda

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão de Educação analisa política de preços para livros

ECONOMIA3 horas ago

Indicado para presidir o BC, Gabriel Galípolo será sabatinado nesta terça

CIDADE3 horas ago

Parceria que avança: Cícero Lucena e João Azevêdo inspecionam as obras de construção de quatro viadutos na Capital

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Pedidos de demissão batem recorde no Brasil: por que isso está acontecendo?

CIDADE3 horas ago

Você sabia? Aplicativo que revolucionou o transporte público em João Pessoa foi solicitado pelo vereador Marmuthe na CMJP

ESTADO3 horas ago

Sete municípios da Paraíba terão tropas federais para reforçar segurança nas eleições

Judiciário3 horas ago

TCE bloqueia contas de três prefeituras e uma Câmara Municipal na Paraíba

Politíca3 horas ago

Justiça indefere candidatura de Hermerson e eleição em Bayeux será entre Domiciano Cabral, Tarcyanna e Glicério

Politíca3 horas ago

Pollyanna e Pedro arrastam multidão em Pombal: “Vamos mudar essa cidade e fazer a maior e melhor gestão”

Judiciário3 horas ago

Rinaldo Mouzalas declara apoio a Harrison Targino para reeleição na OAB-PB

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde3 dias ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 dias ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 dias ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE1 mês ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura1 mês ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br