ESTADO
FCJA comemora o Dia Nacional do Livro com palestras e homenagem
A Fundação Casa de José Américo (FCJA) preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Livro (que transcorre no dia 29 de outubro) nesta quinta-feira (31), às 9h, no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da instituição, à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. O Dia Nacional do Livro foi definido em homenagem ao dia de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810.
A FCJA promove o evento da quinta-feira por meio da Biblioteca Durmeval Trigueiro Mendes, sob a coordenação da gerente executiva Nadígila Camilo, e tem como tema ‘O livro: uma jornada do conhecimento além do tempo’. A programação inicia com uma apresentação artística da servidora da FCJA Claudete Gomes, vice-presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.
Após a formação da mesa, a primeira palestra, ‘A história do livro e das bibliotecas: de Gutemberg aos dias atuais’, será com a professora Bernardina Freire, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela é doutora em Letras, orientadora em diversos níveis de pós-doutorado e foi vice-reitora da UFPB. Atualmente é presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (Afla-PB), além de membro do Instituto Histórico e Geográfico de Areia (IHGA).
Às 9h40, acontecerá a palestra ‘A inspiração do escritor: a magia da criação baseada em ideias’, pela palestrante, escritora, freira e educadora Maria Valéria Rezende. Ela publicou seu primeiro livro, ‘Vasto Mundo’, aos 59 anos e, em 2008, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro ‘No Risco do Caracol’. A escritora criou o coletivo literário feminista Mulherio das Letras.
A terceira palestra acontecerá às 10h, com o tema: ‘A resistência do livro impresso frente às novas tecnologias da informação’, com o editor Iam Pontes, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Poeta, ele está à frente da Forma Editorial e da Confraria das Letras, além de ser membro da Comissão do Fundo Municipal de Cultura (FMC).
A programação segue com uma homenagem à professora Beth Baltar (Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque), da UFPB. Ela é doutora em Letras, mestre em Biblioteconomia e recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e o Diploma de Honra ao Mérito Cultural da Academia de Cordel do Vale da Paraíba. O evento será encerrado com o lançamento da exposição ‘O livro: uma jornada do conhecimento além do tempo’.