Segurança Pública
Sistema de proteção civil da Paraíba recebe elogios em reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil
O sistema de proteção civil da Paraíba foi destacado e elogiado pelos participantes da reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil, realizada na última quinta (7) e sexta-feira (8), em João Pessoa. Em destaque a interação e trabalho conjunto da Diretoria Executiva de Proteção e Defesa Civil com outros órgãos da administração estadual.
O secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, que representou o governador João Azevêdo, falou da alegria em receber os gestores de Defesa Civil estaduais na Paraíba, para discutir temas importantes. Ele ressaltou o trabalho e os investimentos na Infraestrutura, nos Recursos Hídricos, na área do Turismo, por ser um Estado e uma Capital acolhedores. Agradeceu a presença de todos e o esforço da Diretoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, na pessoa de Márcia Andrade, pelo trabalho importante e os avanços que vem alcançando”.
A diretora executiva de Proteção e Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, avaliou o evento como “bastante produtivo, pela troca de informações e sobretudo, porque os coordenadores puderam conhecer a parte de infraestrutura do Estado, que inclusive elogiaram e puderam verificar que o sistema de proteção civil da Paraíba funciona, por haver uma interação e trabalho conjunto com outros órgãos da administração estadual, como o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER), secretarias, da Educação, do Desenvolvimento Humano, do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros, formando o sistema de defesa civil que funciona para além de um resgate e salvamento”.
Para o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, essas reuniões são de grande importância, já que reúne os estados para discutirem suas pautas e apresentarem ao Governo Federal. “Com a reestruturação, os órgãos terão maior capacidade de trabalhar com a prevenção dos desastres, ocorridos com a mudança do clima no planeta e estar preparado pra isso é muito importante, para que possam preparar não só as estruturas de governo, mas também a população para o enfrentamento dos eventos extremos. Então o Governo Federal participa para apresentar o que já vem sendo feito, maneiras e mecanismos e difusão de alertas de apoio aos estados e municípios, bem como escutar os Estados”, assegurou Armin.
O presidente do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil e coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira, destacou “a beleza e a acolhida na Paraíba e parabenizou o trabalho que é desenvolvido pela Secretaria da Infraestrutura, o que é importante para o crescimento do Estado; a importância do Conselho e do encontro, para a troca de experiências dos estados, ampliando o conhecimento da realidade de cada Unidade da Federação, trabalhando para o bem da população e buscando diminuir o sofrimento das pessoas”, disse o coronel Henguel.
Um documento com sugestões para reestruturação das coordenações de defesas civis dos estados e do Distrito Federal – fruto da reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil – será protocolado na Casa Civil da Presidência da República, na próxima semana.
As sugestões encaminhadas visam pôr em prática o projeto de reestruturação, com o objetivo de aprimorar o trabalho de prevenção para evitar os gastos com os desastres, além de fortalecer e organizar as defesas civis estaduais e municipais. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil Estadual da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh).