Connect with us

Judiciário

Atentado no STF: ‘querem perdoar sem antes sequer condenar’, diz Barroso

Presidente da Corte se pronunciou no início da sessão da tarde desta quinta sobre atentado na Praça dos Três Poderes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso fez um pronunciamento no início da sessão da tarde desta quinta-feira (14/11), após atentado na Praça dos Três Poderes. O ministro afirmou que o episódio é um novo capítulo dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. 

“Algumas pessoas foram da indignação à pena, procurando naturalizar o absurdo”, disse. “Não veem que dão incentivo para que o mesmo tipo de comportamento ocorra outras vezes. Querem perdoar sem antes sequer condenar. A gravidade do atentado de ontem nos alerta para a preocupante realidade que persiste no Brasil”. 

Um homem, identificado pela Polícia Civil do Distrito Federal como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, lançou artefatos sobre o prédio do STF, explodiu seu carro no estacionamento da Corte, e acionou explosivos em seu próprio corpo. Ele morreu na noite de quarta-feira (13/11). 

 “Uma pequena revolução ética e espiritual é o que estamos precisando”, disse Barroso. “O Supremo Tribunal Federal, com sua função constitucional de guardião da Constituição, continuará a simbolizar os ideais democráticos do povo brasileiro, e a luta permanente pela preservação da liberdade, da igualdade e da dignidade de todas as pessoas”. 

Veja a íntegra da fala de Barroso:

Senhoras e senhores, eu abro essa sessão com uma fala institucional e que eu preferiria muito não ter que fazer. Apesar de ainda estarmos no calor dos acontecimentos e no curso das apurações, nós precisamos, como país e como sociedade, fazer uma reflexão profunda sobre o que está acontecendo entre nós. Onde foi que nós perdemos a luz da nossa alma afetuosa, alegre e fraterna para a escuridão do ódio, da agressividade e da violência? Estamos importando mercadorias espiritualmente defeituosas de outros países que se desencontraram na história. 

Às 19h30 de quarta-feira, dia 13 de novembro de 2024, um homem que já foi identificado se aproximou com uma mochila e um extintor de incêndio da Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal, e jogou um pano na estátua. Diante da movimentação, um segurança do tribunal se aproximou para a abordagem. As imagens das câmeras de vigilância mostraram o momento em que o suspeito deixa a mochila no chão e recua, e mais agentes começam a se aproximar. Um homem atirou, então, o primeiro artefato em direção à estátua, e não explodiu. Os agentes corajosamente começaram a cercá-lo. Ele arremessou um segundo artefato, que caiu mais perto da marquise do tribunal e causou uma explosão. A equipe de segurança conseguiu evitar que o homem se aproximasse do tribunal. Diante do cerro, esta pessoa acendeu mais um artefato, se deitou sobre ele e houve uma explosão, causando-lhe morte imediata. 

Depois disso, a polícia judicial fez o primeiro isolamento do local. Na sequência, a Polícia Militar e a Polícia Federal assumiram os trabalhos em parceria com a nossa equipe de segurança, para averiguar outros artefatos que estavam na roupa do homem, na mochila e os que ele havia arremessado. Os trabalhos duraram toda a madrugada e o corpo foi retirado às 9 horas da manhã desta quinta. O diretor-geral da Polícia Federal, André Rodrigues, informou que o autor do atentado mantinha um grande número de explosivos na casa alugada por ele em Ceilândia, que foi alvo de operação policial. Uma gaveta que, felizmente, foi aberta por um robô antibombas, gerou uma grande explosão. Ninguém se feriu, mas o episódio mostra o nível de periculosidade das pessoas com as quais estamos lidando. 

Eu queria aqui muito especialmente cumprimentar os agentes de segurança e da Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal pela atuação correta e corajosa, bem como a Polícia Federal e a Polícia do Distrito Federal pela presteza e empenho com que trataram do assunto. Esse episódio de ontem se soma ao que já vinha ocorrendo no país nos últimos anos. Em fevereiro de 2021, um deputado divulgou um vídeo com discurso de ódio, ofensas e ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal, num grau inimaginável de grosseria e incivilidade. Em outubro de 2022, um parlamentar notório por esquemas variados desrespeita ordem do Supremo Tribunal Federal e ataca os policiais federais com fuzis e granadas. Disse que fazia isso em nome da liberdade.

Em abril de 2022, uma parlamentar persegue de arma em punho um cidadão que havia se manifestado criticamente, em tom, aliás, muito menos grave do que aquele a que todos nós víamos sendo submetidos. Ao longo dos meses de novembro e dezembro, após bloqueio de estradas, milhares de pessoas acamparam nas portas de quarteis por todo o país, pedindo desrespeito ao resultado das eleições e golpe de estado. Muitos deles insuflados pela afirmação criminosamente mentirosa de que teria havido fraude nas eleições.

No dia 8 de janeiro de 2023, milhares de pessoas mancomunadas via redes sociais, com a grave cumplicidade de autoridades, invadiram e depredaram a sede dos três poderes da República. Relativamente a esse último episódio, algumas pessoas foram da indignação à pena, procurando naturalizar o absurdo. Não veem que dão incentivo para que o mesmo tipo de comportamento ocorra outras vezes. Querem perdoar sem antes sequer condenar. A gravidade do atentado de ontem nos alerta para a preocupante realidade que persiste no Brasil.

A ideia de aplacar e de deslegitimar a democracia e suas instituições numa perspectiva autoritária e não pluralista de exercício do poder inspirada pela intolerância, pela violência e pela desinformação, reforça também e sobretudo a necessidade de responsabilização de todos os que atentem contra a democracia.

Mas nos perdemos nesse mundo de ódio, intolerância e golpismo. Por que subitamente se extraiu o pior das pessoas? Pessoas com visões diversas podem ter respostas diferentes para esse fato, para essa pergunta. Porém, para procurar os inspiradores dessa mudança na alma nacional, que nós precisamos é fazer um caminho de volta. De volta à civilidade e ao respeito mútuo. Superar essa crença primitiva de que quem pensa diferente de mim só pode ser um cretino completo a serviço de alguma causa escusa. A vida não deve ser vivida assim.

A sociedade brasileira é plural. O Supremo Tribunal Federal é plural. Aqui estão pessoas que pensam de modo diferente acerca de muitos temas, mas nós nos tratamos com respeito e consideração e estamos todos irmanados nos valores que nos unem como nação e que se encontram na Constituição. E por evidente, a não violência é um deles. A democracia, como sempre digo, tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. Somos todos livres e iguais. Só não há lugar para quem não respeita as regras da própria democracia, para quem não respeita os direitos fundamentais dos outros, para quem pensa que a violência é uma estratégia de ação. Uma causa que precisa de ódio, de mentira e de violência não pode ser uma causa boa. 

Repito, ninguém tem um monopólio da verdade, ninguém tem um monopólio da virtude, nem tão pouco do amor ao Brasil. Amanhã nós celebramos a proclamação da República. É uma boa hora de renovarmos nossos votos e nossas crenças nos valores republicanos. É uma boa hora para um novo recomeço. Cada um pensando de acordo com suas convicções, mas sem desqualificar ou agredir quem pensa diferente.  Uma pequena revolução ética e espiritual é o que estamos precisando. O Supremo Tribunal Federal, com sua função constitucional de guardião da Constituição, continuará a simbolizar os ideais democráticos do povo brasileiro, e a luta permanente pela preservação da liberdade, da igualdade e da dignidade de todas as pessoas. 

O episódio de ontem será apenas mais uma cicatriz na história. Uma história de superação e progressiva construção de um país melhor e maior. Em nome do Tribunal, queria agradecer a solidariedade de todos os que assim se manifestaram e de novo fazer esse apelo a toda a sociedade brasileira por um novo recomeço com civilidade, com respeito, com a capacidade de divergir sem precisar desqualificar quem pensa de maneira diferente. Nós estamos precisando retomar um tempo de civilidade, fazer essa pequena revolução ética e espiritual de volta a ser o que nós sempre fomos, um povo afetuoso, um povo alegre, um povo em que as pessoas se gostam e se tratam com respeito e consideração.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

STF e governo Lula estão preocupados com aliança entre Trump e Elon Musk

Segurança Pública2 horas ago

Carro de comitiva de ministro da Secretaria-Geral da Presidência é roubado no centro do Rio antes do G20

ECONOMIA2 horas ago

Haddad critica imprensa por cobertura sobre desoneração fiscal

Judiciário2 horas ago

STJ dá seis meses para Anvisa definir regras para importação de cannabis

Judiciário2 horas ago

O direito à autoalienação e a proteção de personalidade na internet

Judiciário2 horas ago

Atentado no STF: ‘querem perdoar sem antes sequer condenar’, diz Barroso

Judiciário2 horas ago

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor em condenação na Lava Jato

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Transcrição de áudio do WhatsApp deve chegar para todos nos próximos dias

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

O que causou o colapso do observatório de Arecibo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Sinais de vírus no computador? Saiba quando fazer uma limpeza profunda

Educação & Cultura3 horas ago

CE debate terceirização da alimentação escolar na Rede Federal

Educação & Cultura3 horas ago

Antirracismo na Educação Infantil: como e por que colocar em prática?

Educação & Cultura3 horas ago

Da sondagem à avaliação externa: medindo o progresso na alfabetização

Educação & Cultura3 horas ago

Professores temporários vivem desafios dentro e fora da sala de aula

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Quando o preço do azeite vai cair? Pesquisador da Esalq responde

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Preços do café sobem até 3,8% nesta 5ª feira (14) com queda na projeção da safra 25/26 e EUDR

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Produtores de mandioca celebram bons resultados

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

2025 promete mais de 57 mil vagas nos concursos públicos!

ECONOMIA3 horas ago

Atenção para todos os brasileiros que irão declarar o imposto de renda

Esporte3 horas ago

Estatísticas individuais da Superliga 24/25 já estão disponíveis no site da CBV

Esporte3 horas ago

F1: GP de Mônaco tem contrato renovado e continua no calendário até 2031

Esporte3 horas ago

Nacional de Patos contrata mais um zagueiro para o Paraibano

Esporte3 horas ago

Grande Prêmio de MotoGP de Barcelona 2024 – Como assistir, horários das sessões e muito mais

Esporte4 horas ago

Sinner completa fase de grupos perfeita e segue em alta no ATP Finals

Esporte4 horas ago

VÍDEO – Tyson desce a mão em Jake Paul na pesagem: o YouTube achou que era brincadeira e saiu com o rosto ardendo

Saúde5 horas ago

Mundo teve mais de 10,3 milhões de infecções por sarampo em 2023

Nacional5 horas ago

Polícia prende hacker e investiga possível ligação com homem-bomba do STF

Nacional5 horas ago

Lobos solitários ou membros de uma alcateia? Quem é o ‘Alfa’ de Adélio Bispo?

Nacional5 horas ago

Dallagnol condena atitude de Moraes ante a explosão no STF

Nacional5 horas ago

Bolsonaro repudia atentado de Brasília e pede pacificação

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura6 horas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde6 horas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO6 horas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

O que é CLT?

Saúde1 dia ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 dia ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 dia ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde4 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura4 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional4 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional6 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br