CIDADE
Cabedelo realiza 2ª etapa da Feira de Ciências das Escolas Municipais
Evento reuniu público estudantil, professores da rede municipal e universitários convidados
A 2ª etapa da Feira de Ciências 2024 – Conexões do Saber: Descobrindo, Aprendendo e Compartilhando aconteceu nesta quinta-feira (14), na Igreja Batista de Intermares, e reuniu centenas de alunos e professores de 10 escolas municipais de Cabedelo, envolvidos nos 40 trabalhos de turmas de anos finais selecionados na 1ª etapa ocorrida nas unidades.
A Feira de Ciências foi um evento dedicado à promoção e celebração do conhecimento científico e da criatividade dos estudantes do município de Cabedelo, e foi uma oportunidade única para os alunos demonstrarem suas habilidades em pesquisa, experimentação e comunicação científica.
O principal objetivo foi proporcionar a interação entre estudantes, professores e comunidade escolar, promovendo o diálogo e o compartilhamento do conhecimento científico. Na 1ª etapa, os projetos foram apresentados em cada escola municipal com anos finais, no período de julho a setembro deste ano, e cada escola selecionou os seus representantes para a segunda etapa.
“Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesta realização, os coordenadores, professores, os técnicos da Secretaria e, em especial, todos os professores de ciências que são a mola propulsora que vai levar os alunos a alcançarem grandes resultados na vida pessoal, acadêmica e profissional. Toda a dedicação para os trabalhos realizados só demonstra a capacidade que os nossos alunos possuem de interligar o seu meio ao conhecimento científico. E isso despertou o aprendizado de forma mais ampla em diversas áreas de atuação”, comentou o secretário de Educação de Cabedelo, Jordan Dornelas.
Os temas dos trabalhos foram relacionados às áreas de ciências naturais, tecnologia, engenharia e matemática. Novamente apresentados para os visitantes das escolas envolvidas, os trabalhos foram submetidos à avaliação de uma comissão externa formada por professores e acadêmicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os trabalhos premiados na segunda etapa foram:
Os vencedores foram premiados om smartwatches, caixas de som, mesa digitalizadora e headsets
“Nesta segunda etapa da Feira de Ciências, reunimos os trabalhos vencedores da primeira. Tudo foi norteado por um edital, publicado em diário oficial. As escolas tiveram acesso às regras, instruções de como realizar as feiras e também orientações de como seria feita a avaliação nesta segunda etapa. Os avaliadores dos trabalhos são pessoas externas, professores da UEPB e UFPB que também estão apresentando projetos com o objetivo de nortear e sugerir ideias para os alunos e professores. Nós, como Secretaria da Educação, promovemos visitas nas escolas e nos encantamos com o que foi visto, eles superaram todas as expectativas e trouxeram muita inovação e curiosidade”, destacou a educadora Rayssa Ribeiro, coordenadora dos anos finais da Seduc.