Internacional
Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU
Encontro acontece até terça-feira em Cascais sob o tema “Unidos na Paz: Restaurando Confiança, Remodelando o Futuro”; evento marca duas décadas de diálogo intercultural, promovendo iniciativas de paz, inclusão e sustentabilidade
Atividades do 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, Unaoc, têm início nesta segunda-feira em Cascais, Portugal. O encontro acontecerá no Centro de Congressos do Estoril.
Até quarta-feira, líderes globais, especialistas, organizações internacionais e a sociedade civil participam em discussões sobre intolerância religiosa ou o impacto da inteligência artificial no diálogo intercultural.
Jovens de diferentes origens
O primeiro dia será dedicado à juventude, com o Unaoc Youth Forum no Forte de São Julião da Barra. Jovens de diferentes origens devem interagir em debates e eventos culturais, culminando num evento do Festival de Vídeos Plural+, que destaca talentos emergentes e projetos inovadores.
Terça-feira marca a abertura oficial do fórum, com discursos do secretário-geral da ONU, António Guterres, do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do alto representante da Unaoc, Miguel Ángel Moratinos.
Os líderes deverão focar a atenção para os desafios e as conquistas de 20 anos de diálogo intercultural, sublinhando a importância de fortalecer a confiança global e promover a cooperação entre nações e culturas.
Um dos momentos mais simbólicos do encontro será a homenagem a Jorge Sampaio, antigo presidente de Portugal e primeiro alto representante da Unaoc. Falecido em 2021, Jorge Sampaio será lembrado como uma figura central na construção de pontes entre culturas e povos.
Alto representante da Aliança das Civilizações, Miguel Moratinos
Diálogo de Alto Nível e Declaração de Cascais
No Fórum estão também previstas reuniões de alto nível, incluindo a adoção da Declaração de Cascais, que reafirma o compromisso global com o diálogo intercultural.
Entre os destaques, o painel ministerial contará com intervenções de Guterres, Moratinos e representantes de Estados-membros e organizações internacionais, reforçando a importância da ação coletiva para enfrentar os desafios da atualidade.
O dia da abertura formal também será marcado por diversos painéis que vão explorar temas como o combate à intolerância religiosa, o diálogo intergeracional para o desenvolvimento sustentável e o papel dos “media” na restauração da confiança pública.
Tecnologia, Educação e Religião em Destaque
No último dia, as sessões vão aprofundar temas como o impacto da inteligência artificial no diálogo intercultural, a mediação religiosa para a paz e a contribuição da migração para sociedades inclusivas.
Um dos momentos a destacar será a Conferência Global das Nações Unidas sobre a Proteção de Locais Religiosos. O evento pretende reunir governos, organizações religiosas e a sociedade civil para promover estratégias colaborativas e inclusivas.
O encerramento do 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas será conduzido por Miguel Ángel Moratinos.
O evento, com o apoio de Espanha e Turquia, culminará com uma apresentação dos principais resultados e compromissos assumidos ao longo dos três dias.
Veja a agenda completa do evento aqui.