Educação & Cultura
Manuscritos de José Américo de Almeida são destaque de seminário na FCJA
A Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza um seminário sobre os manuscritos do seu patrono, nesta segunda-feira (9), pela manhã e tarde (a partir das 9h), no auditório da instituição, à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.
O evento é promovido pelo Núcleo do ‘Projeto de Manuscritos de José Américo de Almeida: identificação e descrição de documentos’, fruto de uma parceria entre a FCJA e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). O objetivo do seminário, segundo a coordenadora do Núcleo, professora Danielle Alves, é tornar público o trabalho de identificação dos manuscritos de José Américo e devolver à sociedade possibilidades de pesquisa e estudos sobre temas abordados pelo escritor.
O evento inicia com uma mesa de discussão com o tema ‘Fases de uma história: recebimento, acumulação e organização dos manuscritos de José Américo’. Com mediação da coordenadora Danielle Alves (professora da UFPB, com doutorado em Ciência da Informação), a temática será debatida pela pesquisadora, arquivista, bibliotecária, escritora, especialista em restauração e encadernação de documentos Ana Isabel Souza Leão Andrade; e pela atual gerente executiva de Documentação e Arquivo da FCJA, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, professora aposentada da UFPB, historiadora e escritora.
A mesa da tarde terá início às 13h30, com o tema ‘Da bagaceira caligráfica à luz documental: o uso da paleografia e as perspectivas de acesso e uso dos manuscritos de José Américo de Almeida’. Com mediação da professora da UFPB, com graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, e doutorado em Ciência da Informação, Claudialyne Araújo, terá como debatedores Thiago Medeiros (UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto); professor Mozart Vergetti, doutor em História Econômica, atualmente pesquisador da FCJA; e João de Lima, doutor em Ciências da Comunicação, professor da UFPB e coordenador do Núcleo do projeto de acervo audiovisual da FCJA.
O evento visa ainda registrar o resultado do trabalho desenvolvido há dois anos, demonstrando como os manuscritos podem conter informações relevantes para compreender José Américo em todas as nuances.
Os ‘Manuscritos de José Américo de Almeida: identificação e descrição de documentos’ é um subprojeto que integra o projeto ‘Preservação da memória e difusão educativa, cultural e científica do acervo da Fundação Casa de José Américo’, com prazo de conclusão previsto para março de 2025.