Connect with us

Internacional

Combatentes belarussos pró-Kiev buscam refúgio na UE

Eles lutaram ao lado dos ucranianos na guerra contra a Rússia e por isso correm risco de punição no seu país natal. E após deixarem a frente de batalha, enfrentam entraves para permanecer na Ucrânia

Viktor (nome alterado) se apresentou como voluntário para lutar contra a Rússia em 2022 e passou um ano no Exército ucraniano. Em seguida, foi para a Polônia, onde teve um ferimento tratado e pediu asilo, pois sua participação na guerra na Ucrânia poderia o submeter a um processo em seu país natal, Belarus.

Ex-gerente de uma empresa belarussa, ele pensava que encontraria rapidamente um emprego em uma empresa ucraniana na Polônia devido ao seu envolvimento na Ucrânia. No entanto, as agências de recrutamento o recusaram com o argumento de que ele é cidadão de Belarus. Elas também temiam que Viktor pudesse desenvolver transtorno de estresse pós-traumático ou provocar sentimentos de vergonha em seus colegas.

“Eles disseram que havia ucranianos na empresa que não tinham lutado e que, se me contratassem, eles se sentiriam envergonhados ou desconfortáveis na minha frente – em resumo, eles estavam preocupados com o ambiente na equipe”, diz o ex-combatente.

Como Viktor ficou sem economias depois de apenas alguns meses, ele arrumou um emprego em uma oficina mecânica. Dois meses depois, recebeu uma oferta de emprego de sua antiga empresa belarussa para continuar trabalhando para ela na Polônia.

Segundo ele, nem todos os ex-combatentes conseguem se reintegrar à vida civil. Isso é particularmente difícil para os jovens veteranos que foram para a guerra sem nenhuma formação profissional.

“Eles pensam em trabalhar como entregadores de aplicativo ou operários da construção civil. Depois se perguntam desesperadamente pelo que lutaram: ficar sentado em uma bicicleta por 12 horas? É assim que a visão de mundo deles começa a mudar”, diz Viktor. Ele conhece casos em que problemas psicológicos levaram à falta de moradia e até mesmo ao suicídio.

Insignia militar de um voluntário belarusso de um regimento ucraniano

Sem direito de permanência na Ucrânia?

Anton (nome modificado) também já trabalhou em Belarus, como gerente. Ele se alistou nas Forças Armadas ucranianas no primeiro mês da guerra e passou dois anos na frente de batalha, onde sofreu ferimentos na cabeça, entre outros. Hoje, o jovem de 29 anos vive em Varsóvia e está esperando há nove meses por uma resposta para sua solicitação de asilo.

Ele deixou o Exército ucraniano porque perdeu a motivação, diz. Inicialmente, queria ficar na Ucrânia, mas não havia perspectiva de obter uma autorização de residência no país.

“Ouvi muitas histórias de meus amigos e percebi que não era realista conseguir um status legal. Até mesmo homens que têm esposas ucranianas foram recusados. Se funciona, provavelmente só funciona com corrupção. A guerra não é o melhor momento para a vida e o desenvolvimento. Mas ainda sou jovem”, diz Anton, que ainda não encontrou um emprego fixo na Polônia.

Questão militar ou humanitária?

De acordo com Andrey Kushnyerov, da Associação de Voluntários Belarussos, a maioria dos belarussos não pôde permanecer na Ucrânia depois de deixar o Exército ucraniano, principalmente porque não atendiam aos requisitos para obter uma autorização de residência. Alguns deles tinham passaportes belarussos vencidos, mas não puderam solicitar novos passaportes. E a Ucrânia não emitiu nenhum documento para eles, explica Kushnyerov.

Por isso, muitos dos veteranos se mudam para um país da UE – geralmente para a Polônia, já que, segundo o Acordo de Dublin, esse é o primeiro país de entrada na União Europeia onde eles devem solicitar refúgio. A maioria dos que vão para a Lituânia são aqueles que viviam lá antes da guerra da Rússia contra a Ucrânia, explica o ativista e ex-voluntário belarusso Aleksandr Klotshko.

Ele acha que os veteranos deveriam receber mais apoio da sociedade civil belarussa. “Se um caso tem algo a ver com o Exército, muitas vezes há reservas quanto a lidar com ele”, diz Klotshko e lamenta que essa atitude também afete os familiares de ex-combatentes. “Como pode a família de um voluntário belarusso morto ser vista como uma questão militar?”, questiona o ativista, enfatizando que esse é um problema humanitário.

Falta de apoio financeiro

Os ex-voluntários belarussos na Ucrânia estão sendo ajudados pelo Centro de Reabilitação Lanka, fundado pela ativista belarussa Tatyana Gazuro-Yavorskaya. Não há nenhuma iniciativa comparável na UE, segundo Andrei Kushnyerov. “Precisamos de um programa sistemático de criação de empregos para centenas de pessoas, mas falta financiamento”, lamenta.

Sua organização de veteranos foi criada por voluntários belarussos em 2023. De acordo com Kushnyerov, ela abrange até 200 combatentes, tanto antigos quanto ativos. A Associação de Voluntários Belarussos está registrada na Polônia, mas ainda não conseguiu obter apoio financeiro de outras organizações de veteranos na UE.

Entretanto, os ativistas encontraram psicólogos que trabalham como voluntários para cuidar dos veteranos belarussos e de suas famílias. Eles ajudam com aconselhamento e busca por emprego. Kushnyerov estima que cerca de 30% dos veteranos têm problemas para se integrar à vida civil. Na maioria dos casos, eles não conseguem encontrar trabalho porque não podem exercer sua antiga profissão devido às consequências da guerra e precisam fazer cursos profissionalizantes.

Homenagem em Kiev a combatentes belarussos mortos na guerra contra a Rússia

Responsabilidade da diáspora

Vadim Kabanshuk, opositor declarado do regime de Lukashenko e responsável por defesa e segurança nacional no gabinete exilado da líder da oposição belarussa Svetlana Tikhanovskaya, que vive na Lituânia, também vê a necessidade de ajudar os afetados. “Se dissermos que esses são nossos veteranos belarussos, então a diáspora também deve assumir a responsabilidade por eles, porque hoje eles estão defendendo a honra do povo belarusso aos olhos dos ucranianos”, diz Kabanshuk.

De acordo com ele, há centenas de belarussos envolvidos. “Tivemos muitas reuniões com parlamentares, ativistas de direitos humanos e autoridades ucranianas. Foram aprovadas leis para facilitar a legalização, a obtenção de documentos e cidadania, assim como a obtenção de patentes de oficial para o serviço militar”, diz Kabanshuk. Ele está se referindo a uma lei que entrou em vigor na Ucrânia em 24 de novembro “sobre a situação legal de estrangeiros e apátridas que participam da defesa da integridade territorial e da inviolabilidade da Ucrânia”.

De acordo com essa lei, os não ucranianos que lutarem pela Ucrânia poderão obter uma autorização de residência, mesmo que seus passaportes estejam vencidos. Os russos e belarussos que obtiverem um passaporte ucraniano por esse caminho teriam que renunciar à sua cidadania original no prazo de um ano após o fim da lei marcial.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública9 horas ago

operação que investiga juiz e advogados em manipulação de decisões

Esporte10 horas ago

Lindolfo Pires reforça compromisso com o esporte da Paraíba em agenda produtiva em Brasília

CIDADE10 horas ago

Equipe de Mediação Escolar e Cultura de Paz realiza atividade para conclusão do ano letivo

CIDADE1 dia ago

Leo Bezerra autoriza pavimentação de 12 ruas e reconstrução de praça no Alto do Mateus

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Cícero Lucena assina ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Padre Pedro Serrão

CIDADE1 dia ago

Fiscalização do Procon-JP autua lojas do comércio da Capital por descumprimento à legislação

Segurança Pública2 dias ago

Como funciona a arma de choque usada para libertar refém na Avenida Paulista

Esporte2 dias ago

De saída do Flamengo, Gabigol se declara ao Santos: “Meu time do coração”

ECONOMIA2 dias ago

Dólar fecha a R$ 6,08 e renova maior valor da história; bolsa sobe 1%

ECONOMIA2 dias ago

Mercado eleva a 12% projeção para juros em 2024 e vê inflação acima do teto em 2025

Politíca2 dias ago

ALPB entrega título de cidadão paraibano ao Padre Luiz Souza

CIDADE2 dias ago

Leo Bezerra recebe executivos da TIM, que anunciam cobertura de internet 5G em todos os bairros de João Pessoa

Politíca2 dias ago

Wilson Santiago reforça pedido para inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina com ramal entre Cabedelo e Ceará

CIDADE2 dias ago

Prefeitura de Patos assina acordo com TCE-PB para regularizar contratações até 2028

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

CPNU: candidatos reintegrados já podem conferir notas preliminares de discursivas e redações

Segurança Pública2 dias ago

Cresce o roubo de cargas no Nordeste: como combater a criminalidade?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Dançando Vivaldi: Escola de Dança do Santa Roza realiza festival nesta sexta (13) e sábado (14)

CIDADE2 dias ago

Patrimônio do Instituto de Previdência De Cabedelo alcança a marca de R$ 364 milhões até o mês de outubro

ESTADO2 dias ago

Dezembro Verde: Saúde realiza dia D de combate ao abandono e maus-tratos contra animais

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Xand Avião promove ação de pré-save com pré-estreia exclusiva do projeto Xand’s Bar para fãs

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Fundação Casa de José Américo realiza seminário ‘Da Bagaceira ao Mel’

Internacional2 dias ago

Combatentes belarussos pró-Kiev buscam refúgio na UE

Internacional2 dias ago

Presidente da Coreia do Sul é proibido de deixar o país

Internacional2 dias ago

Israel diz ter atacado depósitos de armas químicas na Síria

Internacional2 dias ago

Violência de gangues deixa quase 200 mortos no Haiti

Internacional2 dias ago

Quais são as principais forças moldando o futuro da Síria?

Internacional2 dias ago

Queda de Assad abala jogo de forças no Oriente Médio

Saúde2 dias ago

Trocar elevadores por escadas reduz até pela metade incidentes cardiovasculares

Internacional2 dias ago

Assad embarcou em avião que desapareceu do radar e teria ido para Rússia

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário2 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública1 mês ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 dias ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura5 dias ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional5 dias ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde6 dias ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde6 dias ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde1 semana ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde1 semana ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura1 semana ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde1 semana ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública1 semana ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional1 semana ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde1 semana ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde1 semana ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura1 semana ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br