Connect with us

Nacional

Saiba quais são as dúvidas sobre o plano para matar Moraes

Militares executariam a ação em 15 de dezembro de 2022, mas inquérito da PF não esclarece exatamente o que seria feito

A PF concluiu que Moraes continuou a ser monitorado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro mesmo depois da tentativa fracassada de golpe de Estado planejada para 15 de dezembro de 2022

Dentre os episódios citados pela Polícia Federal no relatório de 884 páginas sobre uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, chama a atenção aquele que seria o marco da “ruptura democrática”: o plano para sequestrar e matar o ministro do STF Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022 com o uso de um lança-rojão, fuzis e outros armamentos.

Leia as 884 páginas do relatório, divididas em 4 partes:

Parte 1;

Parte 2;

Parte 3;

Parte 4

A PF dedica 169 páginas para relatar o caso. No dia planejado para o atentado, 6 integrantes do grupo, incluindo os “kids pretos” –militares das Forças Especiais–monitoraram os passos de Moraes em Brasília. Utilizaram celulares descartáveis e o aplicativo Signal para comunicação. Criaram o grupo “Copa 22”, em alusão à Copa do Mundo daquele ano, e usaram apelidos como “Brasil”, “Alemanha” e “Japão” para evitar o rastreamento. Mas lacunas no relatório deixam dúvidas sobre a exequibilidade da operação (leia mais abaixo).

O PLANO

Segundo as investigações, em 15 de dezembro de 2022, após passar cerca de 1 mês estudando os trajetos do ministro por Brasília, os suspeitos se posicionaram próximos ao STF e à residência oficial de Moraes, em um apartamento na Asa Sul, bairro da capital federal.

Mensagens no grupo “Copa 22” mostram que, a partir das 20h33, os tenentes-coronéis Rafael Martins de Oliveira (Japão) e Rodrigo Azevedo (Brasil) informaram estarem “em posição” para executar o plano. No entanto, tudo foi cancelado às 20h59.

A decisão de suspender a ação teria sido tomada após o grupo descobrir, às 20h53, que a sessão do STF daquele dia havia sido adiada, o que teria comprometido o planejamento da operação. A PF também atribui o fracasso à recusa do então comandante do Exército, general Freire Gomes, em apoiar o golpe.

AS ARMAS

O documento que descrevia a operação “Punhal Verde e Amarelo”, atribuído pela Polícia Federal ao general Mário Fernandes, então número 2 da Secretaria-Geral da Presidência, detalhava o armamento planejado para a captura e execução de Moraes.

Entre as armas listadas estavam: uma metralhadora M249 (calibre 7,62 milímetros ou 5,56 milímetros) com capacidade de disparo de 850 tiros por minuto, 4 fuzis com munição perfurante, 4 pistolas, um lança-rojão e um lança-granadas. O indicativo é de que havia preparativos para confrontos com forças de segurança ou para a invasão de um prédio….

Como detalha o relatório, o grupo usou pelo menos 2 carros na operação: um Palio ano 2008 na cor preta e um Honda HR-V ano 2015, também na cor preta. Mas não há informações sobre se os carros tinham alguma blindagem especial ou adaptação para a missão. O inquérito também não esclarece se as armas mencionadas já estavam em posse dos investigados em 15 de dezembro de 2022 ou se estavam nesses carros.

Trecho do relatório mostra o “planejamento operacional” da missão, incluindo a preferência por ação em duplas

A CAPTURA DE MORAES

O relatório indica que o grupo tinha noções da rotina de deslocamento de Moraes de sua residência para a sede do Supremo Tribunal Federal e, a partir disso, definiu posições estratégicas para aguardar a chegada do ministro em casa. A distância entre o local e o STF é de cerca de 9 km, ou 15 a 30 minutos de carro, a depender do trânsito.

A investigação mostra que um envolvido com o codinome “Gana” esteve posicionado próximo ao apartamento funcional. O prédio em questão tem vagas do lado de fora –que não são exclusivas de moradores e podem ser usadas livremente – e uma garagem subterrânea privativa.

O inquérito, todavia, não diz como ou onde o ministro seria interceptado ao longo deste trajeto. Também não há informações sobre se a execução seria a sangue frio ou se o ministro seria sequestrado –neste caso, também não se sabe para onde seria levado.

Moraes, como outros ministros do Supremo, tem forte aparato de segurança pessoal armado. Porém, à época, não se deslocava em veículos blindados. Essa exigência foi feita em julho de 2023 após uma discussão com um grupo de brasileiros no aeroporto de Roma, na Itália.

BOLSONARO SABIA DO PLANO?

Após o cancelamento do plano, Rafael Martins, o “Japão”, entrou em contato com o tenente-coronel Mauro Cid, uma figura com proximidade ao então casal presidencial Jair e Michelle Bolsonaro. A mensagem, enviada às 21h05, dizia só “opa”. Mais tarde, às 21h17, Cid respondeu: “Vou mudar de posição”. Em seguida, Rafael Martins tentou realizar uma chamada de vídeo, que não foi atendida, e escreveu: “Tá foda”.

A PF interpreta essa troca de mensagens como um indicativo de que Mauro Cid estava recebendo atualizações sobre a operação, mesmo estando em São Paulo na data. Mas não há indícios de que o andamento do plano tenha sido informado a Bolsonaro nem pelo grupo militar, nem por Cid.

A linha investigativa da PF entende que o golpe de Estado seria consumado com a morte de Moraes e a assinatura de um decreto por Bolsonaro para impor um Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral que anularia o resultado da eleição presidencial de 2022. Depois, um gabinete de crise seria instalado sob o comando dos generais Augusto Heleno e Braga Netto para assessorar Bolsonaro e tentar legitimar a ação, incluindo no Congresso e internacionalmente.

O ex-presidente nega conhecimento do episódio. Em live no Instagram em 23 de novembro, disse: “Vai dar golpe com um general da reserva e 4 oficiais superiores? Pelo amor de Deus. Quem estava coordenando isso? Cadê a tropa? Cadê as Forças Armadas? Não fique botando chifre em cabeça de cavalo”.

O INQUÉRITO

A seguir, leia os principais pontos citados:

golpe seria em 15.dez.2022 (pg.21) – o golpe de Estado estava marcado para o dia 15 de dezembro de 2022, quando era esperado que Bolsonaro assinasse o decreto golpista. No mesmo dia, Alexandre de Moraes seria preso e, possivelmente, morto por militares envolvidos no esquema;

fuga do país (pg. 79) – Bolsonaro teria deixado o Brasil no final de 2022 após não conseguir o “apoio das Forças Armadas para consumar a ruptura institucional” para “evitar uma possível prisão e aguardar o desfecho dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023”;

Zambelli tentou convencer a FAB (pg.423) – a deputada

federal Carla Zambelli (PL-SP) teria pressionado o então comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Baptista Júnior, a aderir ao golpe durante dezembro de 2022. Recebeu uma negativa;

tanques de prontidão (pg. 645) – em uma troca de mensagens entre uma pessoa com o nome “Riva” e Sérgio Cavaliere, Riva afirma a Cavaliere que o almirante Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha, tinha “tanques no arsenal prontos”. Cavaliere mostra o diálogo para Mauro Cid e pergunta se “confere”. Cid diz: “Mais ou menos”. Depois manda 2 áudios e os apaga – não é possível saber o conteúdo das mensagens de voz;

Lula não sobe a rampa (pg. 752) – a frase consta em um papel com o que parecem ser etapas da “Operação 142”, em referência ao artigo da Constituição; no último item está escrito “Lula não sobe a rampa”;

Bolsonaro sabia de tudo (pg. 843) – a PF diz ter identificado provas ao longo da sua investigação que mostram de forma “inequívoca” que Bolsonaro “planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava concretizar o golpe de Estado e a abolição do Estado democrático de direito”;

Cid era informante (pg. 843) – segundo a investigação, Bolsonaro recebia atualizações constantes sobre o andamento do plano de golpe por meio de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, que blindava o então presidente de participação direta;

expectativa persistiu até o 8 de Janeiro (p.848) – mesmo com o golpe não acontecendo na data prevista, os envolvidos seguiram aguardando uma oportunidade. Mauro Cid continuou solicitando informações sobre a movimentação de Moraes ao coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-assessor do presidente. O ministro era identificado pelo codinome “professora”.

ENTENDA

o que aconteceu: o ministro do STF Alexandre de Moraes retirou o sigilo do relatório da Polícia Federal que investiga uma tentativa de golpe de Estado no final de 2022. Também enviou o inquérito à PGR;

o que é investigado: um grupo aliado a Jair Bolsonaro (PL) que teria tentado impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O plano seria, segundo a PF, matar Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e o então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Alexandre de Moraes. A operação teria a participação de militares e usaria armas de guerra e veneno;

quais são as dúvidas: quantas pessoas estiveram envolvidas diretamente se o plano foi efetivamente colocado em curso. Leia aqui o que se sabe e quais são as dúvidas sobre o inquérito;

quem estava envolvido: a investigação, concluída pela corporação na 5ª feira (21.nov), levou ao indiciamento de 37 pessoas. Entre elas, estão: Bolsonaro;

  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Valdemar Costa Neto, presidente do PL.

quais os próximos passos: a manifestação sobre uma possível denúncia da PGR deve ficar para 2025, depois do recesso do Judiciário, que termina em 6 de janeiro.

Fonte: Poder36a

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 dias ago

Emendas PIX: uma polêmica que não sai da roda dos aliados do Lula

ECONOMIA2 dias ago

Governo propõe reformulação no abono salarial com mudanças a partir de 2026

Nacional2 dias ago

Ministério das Comunicações prorroga até 14 março prazo para interessados em operar rádios comunitárias

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

O urgente combate à desertificação no País

Segurança Pública2 dias ago

Câmara dos deputados aprova projeto de lei de castração química de pedófilos

CIDADE2 dias ago

TCE julga irregular contrato de R$ 11,7 milhões da Prefeitura de Bayeux com empresa do Amazonas e MP já investiga o caso

CIDADE2 dias ago

Escritório do advogado Thiago Leite assume defesa do prefeito Panta e Jackson Alvino em Aijes das eleições em Santa Rita

CIDADE2 dias ago

Diplomação dos eleitos em João Pessoa será realizada no dia 16/12

ESTADO3 dias ago

Lula suspende recursos e paralisa obras viárias na Paraíba

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Segundo prognóstico para a safra de 2025 prevê crescimento de 7,0% frente a 2024

ECONOMIA3 dias ago

Censo 2022: um em cada cinco brasileiros mora em domicílio alugado

CIDADE3 dias ago

Uma experiência para guardar na memória: Prefeitura de Sapé leva 210 crianças para Game Station

Saúde3 dias ago

Hospital de Trauma de João Pessoa reforça atuação do Banco de Olhos da Paraíba e destaca importância da doação de córneas

ESTADO3 dias ago

Sala de Arte: Governo do Estado publica resultado preliminar da etapa de análise de objeto do edital

Educação & Cultura3 dias ago

Escola de Circo da Funesc apresenta espetáculo ‘Buranhêm Circo Vivo’ neste fim de semana

Saúde3 dias ago

Saúde da Paraíba assina nova Programação da Atenção Especializada em Saúde para promover o fortalecimento do SUS no estado

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Sedap recebe reforço para ações de fiscalização da sanidade agropecuária dos rebanhos do estado

Educação & Cultura3 dias ago

Governo inscreve para o edital do Programa Celso Furtado até o próximo dia 23

ESTADO3 dias ago

Governo da Paraíba premia projetos inovadores na I Feira de Ciências dos Municípios da Paraíba

ECONOMIA3 dias ago

Volume de vendas do varejo da Paraíba expande 19% em outubro e registra maior crescimento do País, revela IBGE

Educação & Cultura3 dias ago

Estudantes do projeto Limite do Visível conquistam 1º Lugar no Torneio Juvenil de Robótica e vaga na etapa mundial

Esporte3 dias ago

Inscrições para o Bolsa Esporte começam dia 23 de dezembro na Vila Olímpica

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Em Salvador: agricultores paraibanos participam da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Segurança Pública3 dias ago

Cendac entrega certificados do curso de Atendente de Farmácia e realiza palestra sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil

Politíca3 dias ago

Ruy representa Câmara Federal e exalta inclusão tecnológica para capacitação de 5 mil mulheres com ensino técnico e profissionalizante

Politíca3 dias ago

Murilo Galdino apresenta relatório setorial de mulheres e direitos humanos para o Orçamento 2025

Saúde3 dias ago

Secretário presta contas das ações da Saúde em 2024 durante audiência pública na ALPB

Politíca3 dias ago

Assembleia aprova projeto de Camila que cria Selo Empresa Amiga da Amamentação para incentivar aleitamento materno

Politíca3 dias ago

12,5% dos professores já foram agredidos; Lei de Tovar garante proteção aos profissionais na Paraíba

Politíca3 dias ago

Deputado Júnior Araújo cobra inclusão da Paraíba na Transnordestina e critica exclusão do estado em investimentos federais

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário3 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 semana ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional1 semana ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 semana ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 semana ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde2 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde2 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA2 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura2 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde2 semanas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública2 semanas ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional2 semanas ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde2 semanas ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde2 semanas ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura2 semanas ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br