Connect with us

Nacional

IBGE divulga atualização de recortes territoriais legais do país

IBGE publica série de atualizações dos recortes territoriais legais do país, incluindo a faixa de fronteira

Resumo

  • São oito produtos relacionados aos recortes territoriais do Brasil para 2021: (a) Municípios da Faixa de Fronteira e Cidades Gêmeas; (b) Municípios Costeiros; (c) Municípios Defrontantes com o Mar; (d) Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento; (e) Semiárido brasileiro, (f) Área de atuação da SUDENE, (g) MATOPIBA e (h) Amazônia Legal.
  • São 588 municípios brasileiros com área total ou parcialmente localizada na faixa de fronteira, a maioria no Rio Grande do Sul (194) e no Paraná (139).
  • Neste ano, está sendo divulgada, também, a relação de 33 cidades-gêmeas nacionais, ou seja, aquelas que ficam uma ao lado da outra, mas em países diferentes. A maior parte delas (11) fica no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul (7).
  • Já os Municípios Defrontantes com o Mar são 279, a maioria deles no Maranhão (33) e na Bahia (30). Juntos, ocupam uma área de 251.315,67 km2, ou cerca de 2,95 % do território brasileiro.
  • A atualização das Regiões Metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) e Aglomerações Urbanas mostra a criação de novas Regiões Metropolitanas nos estados de Santa Catarina (Joinville, do Planalto Norte e de Jaraguá do Sul) e São Paulo (São José do Rio Preto, Piracicaba, Jundiaí).
  • Existem 81 regiões metropolitanas no país e a maior parte delas está em Santa Catarina (14), Paraíba (12), Alagoas (9) e São Paulo (9). Já as Aglomerações Urbanas são três, sendo uma em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.
  • A Amazônia Legal corresponde a 58,93% do território brasileiro, em nove estados e 772 municípios.
  • Também estão sendo divulgadas informações sobre os Municípios Costeiros, do Semiárido, da Área de atuação da SUDENE e do MATOPIBA.

O IBGE divulga hoje (14) uma série de atualizações dos recortes territoriais legais do país. Ao todo, são oito produtos com revisão de 2021: “Municípios da Faixa de Fronteira e Cidades Gêmeas”; “Municípios Costeiros”; “Municípios Defrontantes com o Mar”; “Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento”; “Semiárido brasileiro”; “Área de atuação da SUDENE”; “MATOPIBA; e “Amazônia Legal”.

“Esses recortes configuram áreas administrativas definidas por legislação ou atos normativos de outras instituições públicas. E o IBGE está comprometido a atualizá-los e disponibilizar estatísticas para eles devido à sua relevância para políticas públicas”, explica o gerente de Geografia do IBGE, Cayo Franco.

A publicação “Municípios da Faixa de Fronteira e Cidades Gêmeas (2021)” mostra que, ao todo, 588 municípios brasileiros têm área total ou parcial localizada na faixa de fronteira. Destaque para os estados do Rio Grande do Sul (194) e do Paraná (139). Entende-se por faixa de fronteira a faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, conforme o artigo 20, parágrafo 2º da Constituição Federal de 1988.

Em 2021, a área total da faixa de fronteira era 1.420.925,63 Km2 (16,7% da área do país). Já a somatória das áreas totais dos municípios, que se encontram totalmente e parcialmente dentro desta faixa, apresentam uma área de 2.265.046,64 Km2 (26,6% da área do país).

A publicação também incorporou a relação das 33 cidades-gêmeas nacionais, ou seja, aquelas que ficam uma ao lado da outra, mas em países diferentes. Ao todo, são oito na região Centro-Oeste, sendo sete no Mato Grosso do Sul e um no Mato Grosso. Na região Norte, são nove, a maioria no Acre (quatro). O Sul concentra 16 cidades-gêmeas, com destaque para o líder do ranking nacional, o Rio Grande do Sul, com 11, ou 1/3 do total do país. “Tais municípios exigem aplicação de políticas públicas específicas para atender o grande potencial de integração econômica e cultural, bem como enfrentar os problemas específicos de cidades fronteiriças”, explica o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares.

Já o produto “Municípios Defrontantes com o Mar (2021)” adiciona a área da Lagoa dos Patos (RS), estabelecendo 279 municípios que atendem ao Decreto 5.300/04. A maioria deles fica no Maranhão (33) e na Bahia (30). Ao todo, constituem uma superfície de 251.315,67 km2, correspondente a cerca de 2,95% do território brasileiro.

Também o recorte “Municípios Costeiros (2021)” foi incluindo na atualização anual. A listagem é de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, via portaria, que contou com o apoio do IBGE para a sua atualização. Para constar na listagem de Município Costeiro, é necessário obedecer a alguns critérios que constam no Decreto n. 5.300, de 07.12.2004, como estar em uma Região Metropolitana Litorânea.

Outras inclusões este ano nos recortes geográficos legais atualizados anualmente pelo IBGE foram a “Área de atuação da SUDENE” e o “MATOPIBA (2021)”. O MATOPIBA é uma região de grande crescimento no cultivo de grãos, cujo nome é a combinação das siglas dos Estados que possuem Municípios na região: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, sem alterações em 2021.

Por fim, a “Área de Atuação da SUDENE” abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em 2021, houve uma grande expansão na área, graças à Lei Complementar nº 185/2021, que incorporou 84 novos municípios, e, agora, totaliza 2.074 municípios.

Santa Catarina e São Paulo ganham novas regiões metropolitanas

Outra atualização divulgada hoje pelo IBGE foi na publicação “Regiões Metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) e Aglomerações Urbanas (2021)” que inclui a criação de novas Regiões Metropolitanas (RMs) nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

Em Santa Catarina, uma lei complementar criou as RMs de Joinville, do Planalto Norte e de Jaraguá do Sul. Já em São Paulo, foram estabelecidas as RMs de São José do Rio Preto, de Piracicaba e de Jundiaí, extinguindo as Aglomerações Urbanas de Piracicaba e de Jundiaí.

Não houve alterações nas RIDEs nem nas demais Regiões Metropolitanas. Em 2021, eram 81 regiões metropolitanas, destaque para Santa Catarina, com 14, seguido pela Paraíba (12), Alagoas (9) e São Paulo (9). Já as Aglomerações Urbanas são três, sendo uma no Estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.

Já o “Semiárido brasileiro” é composto por 1.262 municípios, dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, que obedecem aos critérios para delimitação: precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; Índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; e o percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano. Também não teve alterações em 2021.

Por fim, a publicação “Limite da Amazônia Legal (2021)” atualiza a área de 5.015.067,86 km², correspondente a cerca de 58,93% do território brasileiro (8.510.345,540 km²). Ao todo, nove estados e 772 municípios compõem a Amazônia Legal: Acre (22 municípios), Amapá (16), Amazonas (62), Mato Grosso (141), Pará (144), Rondônia (52), Roraima (15), Tocantins (139) e parte do Maranhão (181, dos quais 21 foram parcialmente integrados).

O Maranhão, apesar de ser o estado com o maior número de municípios, apenas as áreas dos municípios situados a oeste do Meridiano 44º fazem parte da Amazônia Legal, sendo que 21 deles estão parcialmente integrados ao recorte.

O IBGE e os recortes territoriais legais

Anualmente, o IBGE realiza a publicação dos recortes territoriais legais, que configuram áreas administrativas definidas por legislação ou atos normativos de outras instituições públicas. A atualização dos recortes contempla as alterações de limites e nomenclaturas verificadas na “Divisão Territorial do Brasil 2021” e mudanças de composição por alteração nos instrumentos legais ou normativos de responsabilidade dos órgãos depositários daqueles recortes. Com a atualização dos recortes territoriais legais, o IBGE amplia a produção de pesquisas e estatísticas que permitam a geração de conhecimento sobre o país.

Fonte: IBGE

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte27 minutos ago

VÍDEO – Tyson desce a mão em Jake Paul na pesagem: o YouTube achou que era brincadeira e saiu com o rosto ardendo

Saúde1 hora ago

Mundo teve mais de 10,3 milhões de infecções por sarampo em 2023

Nacional1 hora ago

Polícia prende hacker e investiga possível ligação com homem-bomba do STF

Nacional1 hora ago

Lobos solitários ou membros de uma alcateia? Quem é o ‘Alfa’ de Adélio Bispo?

Nacional1 hora ago

Dallagnol condena atitude de Moraes ante a explosão no STF

Nacional2 horas ago

Bolsonaro repudia atentado de Brasília e pede pacificação

Esporte2 horas ago

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Judiciário2 horas ago

Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe

ECONOMIA2 horas ago

Sob governo Lula, carne registra a maior alta mensal desde 2020

Educação & Cultura2 horas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 horas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 horas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CIDADE2 horas ago

Vereadores de Campina Grande Cobram Avanços em Projetos de Lei Pendentes

ESTADO2 horas ago

Governador em exercício Adriano Galdino participa de posse da reitora da UFPB

ESTADO2 horas ago

Governador em exercício Adriano Galdino visita obras do Hospital da Mulher e reforma do Arlinda Marques

CIDADE2 horas ago

Leo Bezerra visita obras da Orla Sul e ressalta avanços para proporcionar lazer, acessibilidade e qualidade de vida

Educação & Cultura2 horas ago

Enem 2024: Gabaritos e cadernos de questões estão disponíveis no portal do Inep

Nacional3 horas ago

Explosões lembram mais caso Adélio do que 8 de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 5,4% e chega a 222,3 milhões de toneladas no 1º semestre de 2024

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Primeiro prognóstico para a safra de 2025 prevê crescimento de 5,8% frente a 2024

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Publicadas portarias que autorizam a contratação de 619 profissionais para o Ministério da Saúde

Educação & Cultura3 horas ago

Dr. Flávio Pereira Gomes é o novo Procurador-Chefe junto à UFPB

ESTADO3 horas ago

Mais de 670 mil famílias paraibanas recebem o Bolsa Família a partir desta quinta (14)

ESTADO3 horas ago

Cagepa sobe 142 colocações em ranking do Valor Econômico e é destaque em publicação sobre o setor de saneamento

Nacional3 horas ago

Homem que morreu na frente do STF também queria matar Bolsonaro

Internacional3 horas ago

Trump monta sua nova administração e ‘escala seu dream team’

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Fim da jornada 6×1? Entenda os diferentes tipos de escala de trabalho existentes no Brasil

Judiciário3 horas ago

STF decide que terceirização implica deveres trabalhistas para contratantes

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura2 horas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 horas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 horas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

O que é CLT?

Saúde1 dia ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 dia ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 dia ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional3 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional6 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br