Internacional
Rússia intensifica ataques à Ucrânia
Forças russas lançaram um ataque com mísseis na área de Kiev pela primeira vez em semanas nesta quinta-feira (28) e também atingiram a região norte de Chernihiv, no que a Ucrânia disse ser uma vingança por enfrentar o Kremlin.
Enquanto isso, autoridades ucranianas anunciaram uma contra-ofensiva para retomar a região ocupada de Kherson, no sul do país, território tomado pelas forças do presidente russo, Vladimir Putin, no início da guerra.
A Rússia atacou a região de Kiev com seis mísseis lançados do Mar Negro, atingindo uma unidade militar na vila de Liutizh, nos arredores da capital, de acordo com Oleksii Hromov, um alto funcionário do Estado-Maior da Ucrânia.
Ele disse que o ataque arruinou um prédio e danificou outros dois, e que as forças ucranianas derrubaram um dos mísseis na cidade de Bucha.
Quinze pessoas ficaram feridas nos ataques russos, cinco delas civis, disse o governador regional de Kiev, Oleksiy Kuleba.
Kuleba vinculou os ataques ao Dia do Estado, uma comemoração que o presidente Volodymyr Zelenskyy instituiu no ano passado e a Ucrânia marcou na quinta-feira.
“A Rússia, com a ajuda de mísseis, está se vingando da ampla resistência popular, que os ucranianos conseguiram organizar precisamente por causa de sua condição de Estado”, disse Kuleba à televisão ucraniana. “A Ucrânia já quebrou os planos da Rússia e continuará se defendendo.”
O governador regional de Chernihiv, Vyacheslav Chaus, informou que os russos também dispararam mísseis do território da Bielorrússia na vila de Honcharivska. A região de Chernihiv não era alvo há semanas.
As tropas russas se retiraram das regiões de Kyiv e Chernihiv meses atrás, depois de não terem conseguido capturar nenhuma delas. As greves renovadas ocorrem um dia depois que o líder dos separatistas pró-Kremlin no leste, Denis Pushilin, instou as forças russas a “libertar as cidades russas fundadas pelo povo russo – Kiev, Chernihiv, Poltava, Odesa, Dnipropetrovsk, Kharkiv, Zaporizhzhia, Lutsk. .”
Em outras partes do país, cinco pessoas morreram e 25 ficaram feridas em um ataque com foguete russo na cidade de Kropvynytskyi, cerca de 250 quilômetros a sudeste de Kyiv, de acordo com o vice-governador da região de Kirovohrad, na Ucrânia, Andriy Raikovich. Ele disse que o ataque atingiu hangares em uma academia de aviação, danificando aviões civis.