Internacional
Cientistas ganham Nobel de Medicina pela descoberta do vírus da hepatite C
O Prêmio Nobel 2020 em Medicina anunciou nesta 2ª feira (5.out.2020) que os norte-americanos Harvey J. Alter e Charles M. Rice e o britânico Michael Houghton são os ganhadores da premiação pela descoberta do vírus da hepatite C –uma inflamação do fígado que pode se tornar crônica e causar câncer, levando à morte.
Os cientistas vão dividir o valor do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,3 milhões).
“O Prêmio Nobel deste ano é concedido a 3 cientistas que deram uma contribuição decisiva para a luta contra a hepatite transmitida pelo sangue, 1 importante problema de saúde global que causa cirrose e câncer de fígado em pessoas ao redor do mundo”, disse a instituição.
“A descoberta do vírus da hepatite C pelos ganhadores do Prêmio Nobel é uma conquista histórica na batalha contínua contra as doenças virais. Graças à isso, exames de sangue altamente sensíveis para o vírus estão agora disponíveis e essencialmente eliminaram a hepatite pós-transfusão em muitas partes do mundo, melhorando significativamente a saúde global.”
De acordo com o comitê do Nobel, os estudos do virologista americano Harvey J. Alter, 85 anos, sobre a hepatite associada a transfusões de sangue demonstraram que 1 vírus desconhecido era uma causa comum de hepatite crônica.
Michael Houghton, virologista britânico, conseguiu isolar o genoma do vírus e o batizou de hepatite C.
O virologista Charles M. Rice, 68 anos, foi o responsável pela peça final do quebra cabeça, ao demonstrar que o vírus descoberto podia, sozinho, ser o causador da doença.
“Pela 1ª vez na história, a doença agora pode ser curada, aumentando as esperanças de erradicar o vírus da hepatite C da população mundial”, afirmou o comitê do Nobel.
Eis o cronograma do anúncio dos demais prêmios:
- Física: 3ª feira (6.out);
- Química: 4ª feira (7.out);
- Literatura: 5ª feira (8.out);
- Paz: 6ª feira (9.out);
- Economia: 2º feira (12.out).