Connect with us

Internacional

Trump vs. Biden e o Brasil

Se eleito, Biden terá que fazer grande esforço para reconquistar parte do papel preponderante dos EUA no mundo

O panorama pré-eleitoral nos Estados Unidos mostra uma polarização cada vez mais acentuada entre o atual ocupante da Casa Branca, Donald Trump, e seu adversário Joe Biden, centrada em questões internas, principalmente antagonismos raciais e desigualdades econômicas e sociais na sociedade norte-americana. As questões relativas à condução da política exterior, no entanto terão também relevância na definição do resultado das eleições de novembro.

Durante seu mandato, Trump executou um programa de política externa baseado no reforço da segurança nacional por meio da expansão do poderio bélico, inclusive nas áreas nuclear e de novas tecnologias; luta contra o terrorismo; fortalecimento das fronteiras e dos controles de imigração; e adoção do princípio de “os Estados Unidos em primeiro lugar” (America first).

No campo comercial, retirou-se da “Parceria Trans-Pacífico” e do acordo de livre comércio com a Coreia do Sul e negociou novo acordo com o México e Canadá (USMCA) em substituição ao NAFTA, (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), concluído no governo de Bill Clinton.

Impediu a nomeação de integrantes dos orgãos de resolução de disputas e de apelação da Organização Mundial do Comércio. Acusou a China de práticas desleais de comércio e instituiu gravames sobre as importações daquele país e restrições às atividades internacionais de firmas chinesas, desencadeando verdadeira guerra comercial.

Além disso, retirou a representação norte-americana no Conselho de Direitos Humanos da ONU e mais tarde suspendeu a participação de seu país na Organização Mundial de Saúde. Mais recentemente, impôs sanções contra altos funcionários do Tribunal Penal Internacional. Denunciou o Acordo do Clima alcançado em Paris em 2016 e levou parcialmente adiante a promessa de campanha de construir um muro ao longo da fronteira com o México, adotando medidas altamente restritivas no campo da política imigratória. No Oriente Médio, prosseguiu com sucesso a guerra contra o Estado Islâmico e procurou reduzir o número de combatentes norte-americanos naquela região e no Afeganistão.

Trump pleiteou e obteve vastos recursos orçamentários para novos armamentos. Reforçou a aliança com Israel e retirou-se do Plano Conjunto de Ação Abrangente (JCPOA) que visava conter o desenvolvimento nuclear do Irã. Procurou, sem sucesso, engajar a Coreia do Norte em um acordo para “desnuclearização” da península coreana e tratou com o presidente russo Vladimir Putin de temas como a guerra civil na Síria, controle de armamentos na Europa e a situação na Ucrânia.

Retirou-se do tratado bilateral com a Rússia que impedia o estacionamento na Europa de mísseis nucleares de alcance médio (INF), propondo em seu lugar um arranjo trilateral com a Rússia e a China para limitar os arsenais nucleares dos três países. Pequim não acolheu a proposta Recentemente, a Rússia e os EUA iniciaram conversações para prorrogar o tratado NEW START, de 2010, que estabeleceu limites para as forças nucleares de ambos e que deverá expirar em fevereiro de 2021.

A maioria das iniciativas de política exterior do governo Trump, porém, resultou de fato no enfraquecimento da liderança global exercida pelos Estados Unidos desde o final da Segunda Guerra Mundial, além de produzir fricções e desentendimentos com seus aliados na Europa e no Oriente.

As instituições multilaterais perderam boa parte de sua capacidade de ação devido ao desinteresse norte-americano e cortes em suas contribuições financeiras. As decisões da Assembleia Geral das Nações Unidas cada vez mais se afastaram dos objetivos e prioridades dos Estados Unidos.

No Conselho de Segurança acentuaram-se as divergências entre Washington, de um lado, e Pequim e Moscou, de outro, enquanto os dois membros permanentes europeus ocidentais – Reino Unido e França – nem sempre apoiaram decisivamente os propósitos norte-americanos.

No debate interno em alguns membros da OTAN ressurgem dúvidas sobre a questão do compartilhamento de forças nucleares. Por sua vez, a União Europeia vem procurando perseguir seus próprios objetivos de política externa e as vozes que advogam, na Europa e no Japão, a aquisição de armamento nuclear próprio se viram reforçadas.

Ao mesmo tempo, cresce a influência da China no Oriente e em áreas do mundo em desenvolvimento, ocupando espaços que se ampliaram pela retração norte-americana. A Coreia do Norte vem aumentando seu arsenal atômico e o alcance de seus mísseis, enquanto o Irã parece haver resistido com eficiência, pelo menos até o momento, às sanções e ao isolamento internacional, à espera de uma possível mudança na postura dos Estados Unidos no próximo governo.

Em um artigo recente na revista Foreign Affairs o adversário de Trump definiu as linhas mestras da política externa que pretende adotar no caso de vitória em novembro. Nesse artigo, o candidato do Partido Democrata atribui ao atual presidente o declínio da credibilidade e influência dos Estados Unidos desde o fim do governo Obama e o acusa de haver depreciado e prejudicado, e até mesmo abandonado, aliados e parceiros tradicionais. Para Biden, Trump teria cometido o pecado mais grave de haver-se desviado dos valores democráticos que asseguram a pujança da nação e a união do povo dos Estados Unidos.

O candidato democrata propõe eliminar barreiras protecionistas no comércio com outros países e em lugar de guerras tarifárias defende a celebração de acordos comerciais que contenham cláusulas de proteção a direitos trabalhistas e ao meio-ambiente. Sugere ainda organizar uma Reunião de Cúpula pela Democracia com o objetivo de “renovar o espírito e o objetivo compartilhado das nações do mundo livre” buscando compromissos políticos de combate à corrupção, defesa contra o autoritarismo e promoção dos direitos humanos.

No artigo, Biden define a mudança do clima como a “ameaça existencial” que o mundo enfrenta na atualidade e conclama os Estados Unidos a liderar o mundo a fim de conjurá-la. No que toca às questões de segurança internacional, reconhece a importância de cooperação nos temas em que os interesses norte-americanos e os de seus dois maiores rivais convergem: não proliferação de armas nucleares, preservação e reforço da estabilidade estratégica.

Não há menção, no artigo, ao objetivo de eliminação global do armamento nuclear e sim apenas a reiteração do compromisso de reduzir o papel dessas armas nas doutrinas militares. O candidato não parece preocupar-se com as consequências catastróficas de uma conflagração nuclear por acidente ou desígnio.

As breves menções à América Latina contidas no texto de Biden se resumem a poucos países da América Central no contexto das questões imigratórias e à Venezuela e Cuba no tocante a liberdades democráticas. Não há referências ao Brasil.

Nosso continente, geograficamente periférico é também geopoliticamente periférico e provavelmente continuará a ocupar posição marginal no desenho geral da política externa dos Estados Unidos, que tradicionalmente enxergam suas relações com a América Latina através da lente de suas preocupações com as grandes potências rivais.

Os investimentos chineses nesta parte do mundo e o estreitamento dos laços da ditadura venezuelana com a Rússia e o Irã têm preocupado os governos em Washington mais do que as desigualdades sociais e as fragilidades das instituições latino-americanas.

As indicações contidas artigo assinado pelo candidato democrata fornecem aos observadores internacionais elementos de análise que apontam para uma possível reversão da tendência relativamente recente dos Estados Unidos a um menor envolvimento nos assuntos mundiais e nas instituições multilaterais.

Ao mesmo tempo, denotam um reconhecimento tácito das limitações impostas pelas realidades do mundo multipolar contemporâneo. Os objetivos de política exterior, afirma Biden, não poderão ser alcançados sem a liderança norte-americana em colaboração com outros países democráticos.

Se eleito, Biden terá que fazer grande esforço para reconquistar ao menos parte do papel preponderante dos Estados Unidos no mundo a partir do reconhecimento de que certos interesses globais se sobrepõem a considerações de ordem paroquial. A cooperação entre nações soberanas nos moldes sugeridos dispensa alinhamentos automáticos e busca, ao contrário, identificar convergências e reduzir divergências em benefício de todos.

As ameaças à permanência da civilização humana que se agravaram nas últimas décadas – riscos de conflagração nuclear entre potências super-armadas, aumento das desigualdades de renda e de oportunidades, deterioração do meio-ambiente e eclosão de pandemias – somente podem ser enfrentadas com êxito em um nível de atuação que transcende os Estados nacionais e exige cooperação em escala global.

Um novo governo norte-americano disposto a utilizar seu considerável poder para exercer liderança esclarecida poderá propor respostas realistas comuns àquelas ameaças, sem deixar-se contaminar por distorções ideológicas. Ao mesmo tempo, daria novo alento às instâncias multilaterais, especialmente as Nações Unidas.

O Brasil possui uma antiga tradição diplomática que no passado recente se traduzia na capacidade de interlocução com todos os membros da comunidade internacional, o que lhe permitiu atuar de maneira construtiva na definição e adoção de acordos regionais e globais sem perder de vista seus interesses específicos.

Em um mundo menos propenso a excessos autoritários e a visões nacionalistas estreitas, esse lastro positivo ainda poderá ajudar o país a exercer papel fundamental de relevo no necessário esforço de resgate de um multilateralismo renovado e produtivo, oferecendo nova oportunidade para nossa diplomacia, caso as perspectivas oferecidas abertas por uma visão cooperativa pós-pandemia venham a concretizar-se.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO2 horas ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO2 horas ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública2 horas ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Judiciário2 horas ago

PT e Fernando Haddad não terão que indenizar Paula Toller por música usada por apoiadores em 2018

Educação & Cultura2 horas ago

Secretaria de Educação divulga classificados para próxima etapa de seleção para a Escola do Teatro Bolshoi

Educação & Cultura2 horas ago

Alunos participam de formação sobre a Semana da Escuta dos Adolescentes

CIDADE2 horas ago

Procon-JP encontra preço médio da gasolina comum a R$ 5,778 e aditivada a R$ 5,924

CIDADE2 horas ago

Secretaria da Mulher de Cabedelo promove Gincana entre participantes do projeto Remexer

Saúde2 horas ago

 Glaucoma atinge 2,5 milhões de pessoas no país e pode causar a perda de visão irreversível

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Mostras competitivas do FestincineJP trazem títulos nacionais e estrangeiros

Saúde2 horas ago

Em menos de 10 dias, Prontovida realiza mais de 70 endoscopias e colonoscopias

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Feira de Cordel leva declamações e show para o Largo de Tambaú nesta sexta-feira e sábado

ECONOMIA3 horas ago

 Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

Segurança Pública3 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê transporte de explosivos com escolta armada

Segurança Pública3 horas ago

Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

Segurança Pública3 horas ago

Comissão aprova projeto que muda designação de vigilante para agente de segurança privada

Educação & Cultura3 horas ago

Comissão aprova projeto que beneficia escolas com computadores apreendidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Comissão de Constituição e Justiça aprova mudança de alocação da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Nacional3 horas ago

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita

Judiciário3 horas ago

Eleições 2024: Saiba como se candidatar para ser MESÁRIA e MESÁRIO

CIDADE3 horas ago

TCE aprova contas da Prefeitura de Catolé do Rocha e duas Secretarias de Estado

ESTADO3 horas ago

Centro de Atendimento ao Autista reúne mães em evento comemorativo em Campina Grande

ESTADO3 horas ago

Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde oferta consultas médicas e serviços para a população de Guarabira e região

Saúde3 horas ago

Clementino Fraga apresenta ações de combate e controle de infecções hospitalares em evento da Anvisa

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi e inspeciona obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura em Itapororoca, Rio Tinto e Mamanguape

Saúde3 horas ago

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe em todo estado neste sábado (18)

Educação & Cultura3 horas ago

Em Campina Grande: evento promove ‘Manhã da Literatura’ neste sábado (18)

ESTADO3 horas ago

Central Estadual de Transplantes registra 10ª doação de órgãos no Hospital de Trauma-JP

Segurança Pública3 horas ago

Festejos juninos: Segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 dia ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 dia ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 dia ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 dia ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA2 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde2 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura2 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde2 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br