Connect with us

Internacional

Doença respiratória deixa hospitais alemães no limite

Vírus sincicial respiratório (VSR) que circula na Alemanha afeta principalmente crianças e causa superlotação de hospitais. “Não há capacidade, e temos que garantir que nenhuma criança morra neste período”, diz pediatra

Um bebê – que precisou ser reanimado – foi internado em um hospital infantil superlotado e, por isso, um menino de três anos terá que esperar pelo terceiro dia consecutivo por sua operação cardíaca urgente. Outra criança percorreu 150 quilômetros para ser transferida durante a noite, de um hospital em Hannover para outro em Magdeburg, porque todos os leitos estavam ocupados – e 21 hospitais próximos não tinham vagas. E há ainda centenas de crianças que ficam na recepção à noite toda e, depois, são mandadas para casa. Ou recebem cuidados em enfermarias normais, embora devessem estar há muito tempo em um leito de UTI.

“Crianças estão morrendo, porque não conseguimos mais cuidar delas”, alerta Michael Sasse, médico de terapia intensiva pediátrica da Escola de Medicina de Hannover, em referência à situação de calamidade vivida pelos hospitais infantis alemães.

A pediatra do Hospital Charité, em Berlim, Mehrak Yoosefi, também usa palavras duras para descrever a realidade. “Todos os hospitais infantis estão funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana [para dar conta da demanda]. Não há capacidade, e não podemos mais assegurar atendimento. Temos que garantir que nenhuma criança morra neste período.”

VSR é especialmente perigoso para crianças pequenas

Na Alemanha, este mês de dezembro é a época em que ocorre o auge dos vírus que causam resfriados. De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), agência governamental responsável pelo controle e prevenção de doenças infecciosas, quase uma em cada dez pessoas no país sofre atualmente de uma doença respiratória – ou seja, quase nove milhões de pessoas.

Os vírus são particularmente comuns entre crianças de cinco a 14 anos. E o vírus sincicial respiratório (VSR) é particularmente perigoso para crianças e, especialmente, bebês: ele afeta as vias respiratórias e pode causar casos graves que até mesmo requerem respiração artificial.

O fato de que o vírus está atualmente atingindo a Alemanha com toda força tem a ver com a pandemia de coronavírus. Devido à exigência do uso de máscara facial e aos lockdowns, crianças pequenas contraíram o VSR com menos frequência – e agora, com o relaxamento das regras sobre o uso de máscaras faciais na Alemanha, elas estão se contagiando com a doença. E isso causa graves consequências para o sistema de saúde alemão, que já está sobrecarregado.

Yoosefi afirma que parte das crianças não pode ser internada devido à falta de leitos. “Algumas delas não podem receber ventilação mecânica, porque não há equipamentos suficientes para monitorar a saturação de oxigênio. São crianças que podem ter paradas respiratórias”, afirma. “Crianças estão recebendo alta e sendo transferidas mais cedo de unidades de terapia intensiva para enfermarias normais.”

Mehrak Yoosefi, pediatra do Hospital Charité, em Berlim
A pediatra Mehrak Yoosefi alertou as autoridades competentes

Quase não restam leitos hospitalares livres

Uma pesquisa da Associação Alemã Interdisciplinar de Medicina Intensiva e de Emergência (Divi) aponta que metade dos hospitais em todo o país já teve que rejeitar a internação de crianças em unidades de cuidados intensivos pediátricos.

E de 110 hospitais infantis, 43 não tinham recentemente um único leito livre na enfermaria. Além disso, embora existam leitos suficientes em UTIs pediátricas, quase 40% deles não podem ser usados por falta de pessoal. “Estamos totalmente sobrecarregados”, diz Yoosefi, pediatra do Hospital Charité. “Falta pessoal em todas as enfermarias para lidar com o grande volume de trabalho.”

Apesar da situação dramática, hospitais infantis alemães anteciparam o que iria acontecer no inverno. Em janeiro, Mehrak Yoosefi e a Iniciativa Hospitais Infantis – um grupo de pediatras da capital alemã – alertaram políticos.

Porém, não houve nenhuma reação das autoridades. A segunda carta para a secretária estadual de Saúde de Berlim, Ulrike Gote, e para o ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, foi enviada em setembro. “Nós previmos essa onda. E agora, claro, o desânimo é muito grande, porque acabou sendo muito pior do que era esperado.”

300 milhões de euros para hospitais infantis nos próximos dois anos

Os políticos reagiram tarde demais para este inverno. O Parlamento alemão, o Bundestag, aprovou um pacote de leis que repassará mais dinheiro para os cofres dos hospitais infantis.

Em 2023 e 2024, um adicional de 300 milhões de euros deverá ser repassado aos hospitais a cada ano, além de um extra de 120 milhões de euros para enfermarias de obstetrícia. Mas Yoosefi não concorda com uma proposta que o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, propõe para lidar com a crise atual: retirar funcionários de outras enfermarias e levá-los para os hospitais infantis.

“No papel, é certamente possível transferir funcionários de um lugar para outro. Mas de onde essas pessoas virão? As outras enfermarias não têm pessoal em excesso que possa ser simplesmente redistribuído”, conta Yoosefi. “Além disso, a pediatria é uma especialidade à parte: médicos que lidam com adultos não se sentem seguros o suficiente para trabalhar com crianças.”

Jörg Dötsch, diretor da clínica pediátrica do Hospital Universitário de Colônia
“Falta-nos pessoal qualificado, e é por isso que não podemos operar todos os leitos”, diz Jörg Dötsch, diretor da clínica pediátrica do Hospital Universitário de Colônia

Desvantagens do ensino da enfermagem generalista

O Ministério Federal da Família anunciou que a formação de enfermagem se tornaria mais moderna e atraente a partir de 1º de janeiro de 2020. Mas, quase três anos depois, os hospitais infantis perceberam que a formação geral de enfermagem, com a qual os profissionais podem trabalhar com todas as faixas etárias e áreas, também tem desvantagens.

O professor Jörg Dötsch, diretor da clínica pediátrica do Hospital Universitário de Colônia e presidente da Sociedade Alemã de Medicina Infantil e do Adolescente, explica que, há alguns anos, as autoridades decidiram adaptar a formação de enfermagem às práticas europeias.

“Esperava-se que algumas dessas pessoas pudessem se especializar em enfermagem pediátrica”, afirma. “O problema é que a proporção daqueles que se especializam é muito pequena. Talvez ainda mais crítico é que essas especializações não são oferecidas em todos os estados.”

Além disso, como no caso da enfermagem de adultos, muitos enfermeiros em hospitais infantis deixaram seus empregos durante e depois da pandemia de coronavírus. No passado era normal um enfermeiro trabalhar por 30 ou 40 anos. Hoje, esses profissionais abandonam a profissão depois de oito ou nove anos, observa Dötsch. Quer dizer, essas pessoas faltam agora para garantir o atendimento ideal para crianças e jovens. “Falta-nos pessoal qualificado, e é por isso que não podemos operar todos os leitos.”

Compensação fixa para cuidados de saúde, especialmente para hospitais infantis

E há ainda a chamada Fallpauschale, uma compensação fixa paga pelo governo que causa dor de cabeça – principalmente aos hospitais infantis. Desde 2004, os serviços hospitalares são pagos de acordo com o diagnóstico feito – e não com os gastos de pessoal e tempo efetivos.

Enquanto um exame de sangue num adulto leva apenas alguns minutos, coletar sangue de crianças pequenas e explicar questões aos pais pode levar meia hora. “Você precisa de muita energia e tempo, porque crianças, adolescentes e seus pais necessitam de um nível de cuidado completamente diferente”, diz Dötsch.

Entretanto, o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, anunciou que, no futuro, as necessidades médicas – em vez das restrições econômicas – deverão ser o pilar do tratamento dispensado a pacientes em hospitais. E, ainda, que a compensação fixa para cuidados de saúde será, em breve, uma coisa do passado. Mehrak Yoosefi, a pediatra de Berlim, mal pode esperar por isso. “A pediatria não deve ser regida pela taxa fixa. Tem de haver outra forma de compensação”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca1 hora ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca2 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca2 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca2 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional3 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional3 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional3 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional3 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional3 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional3 horas ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública3 horas ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública3 horas ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura3 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura3 horas ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional3 horas ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional3 horas ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte4 horas ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte4 horas ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA7 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário7 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário7 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário8 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br