Connect with us

Internacional

Ações do Grupo Wagner fortalecem influência russa na África

O grupo russo, que tem laços com o Kremlin e participa da guerra na Ucrânia, atua também como um brutal fornecedor de serviços de segurança e em outras atividades empresariais no continente. Como funciona esse sistema?

No início, sua presença é apenas apenas um rumor, e depois vira um segredo de polichinelo: milhares de mercenários do Grupo Wagner, da Rússia, estão ativos em vários países africanos. Na República Centro-Africana, por exemplo, 1.890 “instrutores russos” estão apoiando as tropas do governo na guerra civil, segundo o embaixador russo. Na Líbia, diz-se que até 1.200 mercenários do Wagner estão lutando do lado do líder rebelde Chalifa Haftar. No Mali, a junta militar pró-russa e anti-Ocidente também trouxe, segundo observadores, centenas de combatentes do Wagner, que são acusados de graves violações dos direitos humanos no país.

Mas a presença do Grupo Wagner na África vai muito mais além, dizem especialistas. “O Wagner evoluiu, ao longo do tempo, dos serviços militares privados para uma rede de relações e negócios com empresas em vários países africanos”, disse recentemente o analista Julian Rademeyer à DW, durante a Conferência de Segurança de Munique. “Eles operam nesta zona cinzenta entre atividades mais ou menos ilegais, e cobrem bem toda a área”, disse.

Instrumento para influência russa na África

Rademeyer trabalha na rede Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional (Giatoc, na sigla em inglês) e publicou com seus colegas recentemente um relatório sobre o Grupo Wagner na África. “Nele, analisamos que o Grupo Wagner é hoje o ator russo mais influente na África, e que suas atividades e as de suas empresas de fachada exercem uma influência maligna sobre o continente.”

Vista aérea de aeroporto
Pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais afirma que o Grupo Wagner mantém uma base no aeroporto da capital do Mali, Bamako

A Rússia está buscando maior influência na África. E o Grupo Wagner provavelmente é um instrumento para isso tanto quanto visitas oficiais do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, acordos de cooperação militar e, às vezes, fornecimento gratuito de alimentos e fertilizantes. Isso ajuda a explicar por que Moscou conseguiu registrar 15 abstenções da África na última resolução da ONU sobre a guerra de agressão na Ucrânia, e Eritreia e Mali ficaram ainda mais claramente do lado da Rússia votando contra a resolução.

O grupo, supostamente nomeado em homenagem ao compositor alemão Richard Wagner, foi fundado em 2014 pelo empresário Yevgeny Prigozhin, que é leal a Putin – e desde então tornou-se um ator privado indispensável para os interesses russos. Prigozhin declarou recentemente pela primeira vez que também estava por trás da fábrica de trolls Internet Research Agency, que alimenta as redes sociais, especialmente no Ocidente, com desinformação favorável aos interesses da Rússia. Campanhas para influenciar as populações africanas também podem ser encontradas na pesquisa da Giatoc sobre o Grupo Wagner.

O Kremlin usa o Wagner como um “instrumento de diplomacia na África”, disse um representante do coletivo de pesquisa All Eyes on Wagner em uma entrevista à DW. O grupo monitora as atividades do Wagner no mundo inteiro. A identidade do representante é conhecida dos editores mas, para sua proteção, ele usa o pseudônimo Gabriel.

Ele diz que os mercenários no terreno estão vinculados a empresas subsidiárias. “Na Rússia, as empresas militares privadas são proibidas, mas de certa forma é permitido a empresas militares privadas russas operar fora da Rússia”, diz Gabriel. “E há a aprovação do Kremlin sempre que a marca Wagner desenvolve suas atividades na África.”

Negócios com madeira, ouro, açúcar e álcool

De acordo com pesquisas internacionais, a marca Wagner também é ativa em áreas que vão além do setor de segurança. Em julho, o All Eyes on Wagner, junto com 11 meios de comunicação parceiros europeus, revelou como o Grupo Wagner estava tendo grandes ganhos com a preciosa madeira tropical da República Centro-Africana. Segundo o relatório, o governo de Bangui havia concedido a uma subsidiária uma concessão irrestrita de extração em uma área de 187 mil hectares.

O caso da mina de ouro Ndassima, na República Centro-Africana, é semelhante: aqui, de acordo com pesquisas, a concessão de uma empresa de mineração canadense foi revogada em favor de uma empresa de Madagascar, que também aparece no relatório Giatoc como uma subsidiária do Grupo Wagner.

Uma reportagem da revista The Africa Report aponta como a rede Wagner supostamente importou equipamentos pesados de mineração através do porto marítimo camaronês de Douala. Enquanto isso, até três comboios de caminhões vão semanalmente de Bangui a Douala para transportar as matérias-primas, protegidos por homens da Wagner com armas pesadas.

Homens fazendo mineração de ouro de forma precária em região enlameada
A mina de ouro Ndassima, aqui em uma foto de arquivo de 2014, é hoje operada por uma empresa que seria ligada ao Grupo Wagner

Para governos africanos sem dinheiro em caixa, pode ser bastante atraente pagar pelos serviços do Wagner com autorizações de mineração ou acesso ao mercado, afirma Gabriel: “Eles não têm que gastar dinheiro, mas podem simplesmente dizer: ‘Aqui, por 25, 50 ou 100 anos, você pode explorar esta mina sem nenhum problema'”.

“Em todas as áreas lucrativas, os russos dominam”

Na República Centro-Africana, o Grupo Wagner parece estar diversificando ainda mais seus negócios. Por exemplo, está tentando forçar a empresa de açúcar francesa Sucaf a sair do mercado, disse Joseph Bendounga, chefe do partido de oposição MDREC. Em entrevista à DW, ele deu outro exemplo: “Eles estão em vias de enquadrar a cervejaria francesa Castel como apoiadora e financiadora de forças terroristas. Em todas as áreas que trazem dinheiro, inclusive alfândega e impostos, os russos são os senhores.”

A First Industrial Company, que produz cerveja e bebidas alcoólicas em Bangui – e, segundo o relatório Giatoc, aparentemente está registrada em nome de um empresário russo cujo nome continua crescendo na rede Wagner – poderia se beneficiar disso.

Pessoas com faixas apoiando a Rússia
Na República Centro-Africana, a relação parece estar dando frutos: manifestação pró-russa ocorrida em 2022

A Rússia não nega os vínculos com a First Industrial Company. Um porta-voz da embaixada russa em Bangui disse à DW: “Está indo bem, porque as bebidas feitas de acordo com receitas russas são muito populares na República Centro-Africana.” Ele disse que o objetivo era popularizar a cultura russa entre a população centro-africana e fazer negócios. Um investidor privado pode fazer o que quiser, disse o porta-voz: “Afinal de contas, essa é a lei do livre mercado.”

Guerra na Ucrânia – e novos planos na África?

As atividades econômicas da rede Wagner na África parecem seguir crescendo, apesar de mercenários do grupo estarem agora lutando do lado russo na guerra contra a Ucrânia. “Em alguns casos, muitos mercenários foram retirados para lutar na Ucrânia, mas outros permanecem no terreno”, disse Rademeyer, analista da Giatoc, à DW. “As atividades continuam, às vezes em um nível inferior. Mas não há sinais de que a guerra na Ucrânia esteja levando à retirada dos mercenários do Wagner da África”.

Pelo contrário, pouco antes do aniversário de um ano do início da guerra, em 24 de fevereiro, o Wall Street Journal noticiou, citando fontes da inteligência americana, que o Grupo Wagner estava planejando um golpe no Chade junto com os rebeldes locais.

Rademeyer teme que o “Wagner continuará com sua metástase e crescimento na África enquanto não houver intervenção contra essas influências. A Europa e seus parceiros devem trabalhar muito melhor com a África para isso.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO37 minutos ago

Concessionária de energia abre 20 vagas de emprego na Paraíba

Segurança Pública40 minutos ago

Potencial debandada de militares de carreira: comandantes preocupados com aumento da idade mínima

Nacional60 minutos ago

Desaprovação do governo Lula aumenta e aprovação cai, diz pesquisa

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Inscrições no concurso do Insa começam; seleção tem vagas para contratação imediata em Campina Grande

Judiciário1 hora ago

Decisão da Justiça brasileira que manda retirar conteúdo da internet pode ter efeitos internacionais

CIDADE1 hora ago

Prefeitura paga três folhas em menos de um mês e gestão de Major Sidnei completa 4 anos com salário do servidor em dia

Segurança Pública2 horas ago

Projeto do deputado Cabo Gilberto que exclui PMs e BMs de desconto previdenciário é aprovado em mais uma comissão na Câmara

Educação & Cultura2 horas ago

O poder como revelador da verdadeira natureza humana

Politíca4 horas ago

“A gente devia tá comemorando água na torneira e não água em carro-pipa” desabafa deputado na AL/PB

Nacional4 horas ago

Projeto contra desertos de notícias vai financiar sites jornalísticos. Sua mídia pode se beneficiar? Entenda!

Educação & Cultura4 horas ago

Desde 2023, Paraíba tem 30 obras de educação concluídas em 26 municípios

ENTRETENIMENTO4 horas ago

‘Dessa arte eu sei um pouco’: filme sobre capoeira tem sessão e debate no Bangüê

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

FCJA exibe documentário ‘Raízes da Cura’, hoje (28)

ESTADO4 horas ago

Fábio Nogueira é eleito novo presidente do TCE e terá como vice André Carlo Torres no biênio 2025/2026

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Projeto Cine Cultural tem feirinha e show da banda Ilú Orin em Campina Grande

Segurança Pública4 horas ago

Governo da Paraíba adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e reforça compromisso com proteção das mulheres

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Programa Espaço Cultural tem entrevista com a atriz Suzy Lopes

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Interatos leva oficina Parahyba Corpo-Festivo a Santo André, nesta sexta-feira (29)

Judiciário4 horas ago

FATOS E NARRATIVAS – Professor Ives Gandra Martins

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Música levou criador do método Suzuki à Igreja Católica

Educação & Cultura4 horas ago

O que significa a palavra “eucaristia”?

Esporte5 horas ago

Paraíba ganha mais duas medalhas de ouro nos Jogos da Juventude 2024 

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Comissão de Agricultura do Senado aprova repúdio a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo

Politíca5 horas ago

Hugo Motta se reúne com bancada da Segurança Pública para debater prioridades legislativas

Politíca5 horas ago

Presidente da Câmara Arthur Lira parte em defesa de deputado paraibano indiciado pela PF por discurso na tribuna

Nacional5 horas ago

CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto mesmo em casos previstos em lei

ECONOMIA5 horas ago

Haddad confirma isenção do IR para até R$ 5 mil e corte de R$ 70 bilhões

ECONOMIA5 horas ago

Dólar bate recorde com expectativa de pacote fiscal e isenção de IR

CIDADE5 horas ago

Cabedelo divulga resultado final do chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Ponta de Campina e Intermares

Politíca13 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br