Connect with us

Internacional

Cidade dos 15 minutos: utopia ou projeto viável?

Pensando na saúde e no clima, urbanistas sugerem que moradores deveriam poder realizar suas atividades diárias em 15 minutos, a pé ou de bicicleta. De Paris a Xangai já há abordagens semelhantes

As cidades crescem com rapidez por todo o mundo, e com elas, os problemas associados ao mau planejamento, como desigualdade e exclusão social, rede de transporte congestionada, poluição e os danos à saúde e ao meio ambiente.

De acordo com as Nações Unidas, até 2050 dois terços dos aproximadamente 10 bilhões de humanos na Terra viverão em regiões urbanas. Há 15 anos a proporção de moradores nas cidades e no campo ainda era a mesma.

Uma ideia de como esse futuro poderia se tornar mais sustentável, habitável e saudável é a “cidade dos 15 minutos”.

Compras, áreas verdes e trabalho acessíveis em 15 minutos

A ideia básica desse modelo é que os moradores possam caminhar ou pedalar para os locais de compras, lazer e trabalho em cerca de 15 minutos, trazendo mais qualidade de vida.

Hoje em dia, muitos nas grandes cidades só podem sonhar com isso: engarrafamentos constantes no caminho para o trabalho e conexões muitas vezes ruins no transporte público custam muito tempo e nervos em todo o mundo.

Quer se trate do caminho para o trabalho, lojas, escolas, consultórios médicos, áreas de esporte, parques, restaurantes ou instituições culturais, trata-se de “acesso para todos, a qualquer hora”, escreve Carlos Moreno, da Universidade Sorbonne de Paris, que primeiro formulou o ideia em 2016.

É um conceito que coloca os habitantes e suas necessidades em primeiro plano no planejamento urbano, uma espécie de “design centrado no ser humano”.

Medellín, na Colômbia, foi premiada por seus corredores verdes

Para projetar cidades mais habitáveis ​​e sustentáveis, os urbanistas precisam repensar: espaços verdes, áreas esportivas, cinemas ou lojas devem ser construídos onde se vive, e não o contrário, diz Benjamin Büttner, especialista em mobilidade da Universidade Técnica de Munique.

Segundo ele, nem tudo precisa ser demolido e reconstruído, mas o espaço público existente deve simplesmente ser redesenhado.

Por outro lado, a cidade dos 15 minutos também está associada a um conceito de mobilidade bem definido: acima de tudo, menos automóveis e mais espaço para ciclistas e pedestres, percursos seguros para crianças, portadores de deficiência ou idosos, bem como espaços de encontro, convívio e intercâmbio.

“Carros são um problema, pelo menos nos centros urbanos. Eles simplesmente ocupam muito espaço. Acima de tudo, podem atrapalhar a mobilidade ativa”, aponta Büttner.

De Paris a Xangai: cada vez mais cidades se remodelam

Atualmente, 16 cidades em todo o mundo já estão implementando a ideia ou conceitos semelhantes, ou planejam fazê-lo. As abordagens variam, algumas querem implementar conceitos de 20 minutos; outras, de dez minutos. Algumas se concentram primeiro em bairros individuais; em outros lugares está sendo replanejada toda a cidade.

A capital francesa, Paris, é uma das pioneiras. Depois de Carlos Moreno ter popularizado a ideia em 2016, a prefeita Anne Hidalgo incluiu o conceito de cidade dos 15 minutos em sua campanha de reeleição e começou a implementá-lo.

No coração do projeto para Paris estão as escolas como “capitais”, ou seja, os centros dos respectivos distritos. Para isso, alguns pátios escolares estão sendo convertidos em parques, aptos a serem também utilizados para outras atividades após as aulas e nos fins  de semana.

Além disso, metade das 140 mil vagas de estacionamento da capital será redesenhada e convertida em espaços verdes, playgrounds, áreas para interação entre vizinhos ou vagas para bicicletas. Até 2026, todas as ruas da capital francesa deverão ser atraentes para ciclistas.

Em 2016, Xangai anunciou que introduziria “círculos de vida comunitária de 15 minutos”. No futuro, todos deveriam poder realizar suas atividades diárias em 15 minutos a pé. Outras 50 cidades chinesas também querem adotar o conceito.

Não se trata aqui de romântica neblina, mas de poluição: Paris quer contrabalançar com ciclovias e novo planejamento urbano

Também no Reino Unido uma iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos moradores urbanos. O governo britânico anunciou que, como parte de um programa nacional de renaturalização, todos vão poder chegar a um espaço verde ou mar aberto a partir de seu local de residência em não mais de 15 minutos.

As “superilles” de Barcelona

Barcelona, ​​no norte da Espanha, vem experimentando há algum tempo as assim chamadas “superilles” (super ilhas), em que blocos de moradias são combinados num superquarteirão. Apenas moradores ou veículos de entrega têm acesso de carro, e 10 km/hora é a velocidade máxima permitida.

Muitas ruas são bloqueadas para carros e usadas para outros fins. Onde antes havia estacionamentos, agora há árvores, crianças brincam e idosos sentam-se à sombra num banco de parque, e legumes e flores crescem em canteiros elevados.

Büttner denomina essa abordagem “urbanismo tático”. Os conceitos são experimentados por dois a seis meses, “para então ver se a situação melhorou ou até piorou”. “E então ainda se pode voltar atrás. Mas, se melhorou, pode virar medida permanente.”

Atualmente, ​​​​60% do espaço público e 85% das ruas de Barcelona são usados ​​para o tráfego. Mais da metade da população está exposta a ruído e poluição do ar bem acima dos limites estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), resultando em altas taxas de mortalidade. Os novos bairros destinam-se a reduzir o tráfego motorizado em 21%. No futuro, em vez de 56%, apenas 6% estarão expostos a poluição atmosférica além dos valores-limite.

Em Barcelona, a iniciativa dos pais “Bicibus” leva as crianças à escola de bicicleta em ruas sem carros

Falta de tráfego prejudica os negócios?

Abdicar do carro no dia a dia significa economizar dinheiro. As cidades que investem em ciclovias, calçadões, transportes públicos e espaços verdes são também mais interessantes para o turismo e atraem visitantes.

Estudos mostram que andar mais de bicicleta e caminhar reduz os gasto públicos, porque comunidades e municípios gastam menos na manutenção de estradas e no setor de saúde pública.

A Associação Europeia de Ciclistas estima os efeitos positivos do ciclismo em mais de 90 bilhões de euros, só na União Europeia (UE). O tráfego motorizado, por outro lado, exige mais de 800 bilhões de euros em gastos com saúde, meio ambiente e infraestrutura por ano.

Muitos comerciantes estavam céticos inicialmente, por temerem uma queda das vendas se os clientes não pudessem mais fazer compras motorizados. Na verdade, eles também podem se beneficiar da cidade dos 15 minutos. Um exemplo é Portland, nos Estados Unidos, onde o tráfego de carros diminuiu 20%. Ao mesmo tempo, o comércio local lucrou US$ 1,3 bilhão a mais, porque pedestres e ciclistas compram com mais frequência.

Conceitos de 15 minutos variam

Para que o maior número possível se beneficie com a mudança e não haja ameaça de novas desigualdades e aristocratização, especialistas enfatizam a importância de uma mistura social nos bairros e a inclusão do maior número possível de partes da cidade.

Isso também requer um repensar dos regulamentos de uso e categorias clássicas de planejamento, como centro urbano, área residencial, subúrbio, áreas comerciais e periféricas, fatores que contribuíram para a desigualdade e exclusão social nas cidades de todo o mundo.

Segundo Büttner, o que é preciso acima de tudo é vontade política e coragem por parte dos tomadores de decisões e das administrações − e um diálogo próximo do povo com todos os envolvidos.

Não existe uma solução única para todas as cidades. Cada lugar, a estrutura social, econômica e ecológica de cada cidade é diferente, enfatiza Büttner. E, dependendo do contexto, deve-se decidir quais medidas são mais adequadas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca23 minutos ago

“A gente devia tá comemorando água na torneira e não água em carro-pipa” desabafa deputado na AL/PB

Nacional45 minutos ago

Projeto contra desertos de notícias vai financiar sites jornalísticos. Sua mídia pode se beneficiar? Entenda!

Educação & Cultura49 minutos ago

Desde 2023, Paraíba tem 30 obras de educação concluídas em 26 municípios

ENTRETENIMENTO52 minutos ago

‘Dessa arte eu sei um pouco’: filme sobre capoeira tem sessão e debate no Bangüê

AGRICULTURA & PECUÁRIA53 minutos ago

FCJA exibe documentário ‘Raízes da Cura’, hoje (28)

ESTADO55 minutos ago

Fábio Nogueira é eleito novo presidente do TCE e terá como vice André Carlo Torres no biênio 2025/2026

ENTRETENIMENTO58 minutos ago

Projeto Cine Cultural tem feirinha e show da banda Ilú Orin em Campina Grande

Segurança Pública60 minutos ago

Governo da Paraíba adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e reforça compromisso com proteção das mulheres

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Programa Espaço Cultural tem entrevista com a atriz Suzy Lopes

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Interatos leva oficina Parahyba Corpo-Festivo a Santo André, nesta sexta-feira (29)

Judiciário1 hora ago

FATOS E NARRATIVAS – Professor Ives Gandra Martins

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Música levou criador do método Suzuki à Igreja Católica

Educação & Cultura1 hora ago

O que significa a palavra “eucaristia”?

Esporte1 hora ago

Paraíba ganha mais duas medalhas de ouro nos Jogos da Juventude 2024 

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Comissão de Agricultura do Senado aprova repúdio a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo

Politíca1 hora ago

Hugo Motta se reúne com bancada da Segurança Pública para debater prioridades legislativas

Politíca2 horas ago

Presidente da Câmara Arthur Lira parte em defesa de deputado paraibano indiciado pela PF por discurso na tribuna

Nacional2 horas ago

CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto mesmo em casos previstos em lei

ECONOMIA2 horas ago

Haddad confirma isenção do IR para até R$ 5 mil e corte de R$ 70 bilhões

ECONOMIA2 horas ago

Dólar bate recorde com expectativa de pacote fiscal e isenção de IR

CIDADE2 horas ago

Cabedelo divulga resultado final do chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Ponta de Campina e Intermares

Politíca9 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca9 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca10 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca10 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional11 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional11 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional11 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional11 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional11 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br