Connect with us

Internacional

O motivo por que milhares de israelenses estão protestando

Polêmica reforma do Judiciário proposta pelo governo tem levado milhares às ruas contra o projeto. Críticos denunciam ameaça à democracia. Governo argumenta que Suprema Corte exerce demasiada influência política

Israel foi palco neste sábado (18/03), pelo décimo-primeiro fim de semana seguido, de protestos contra a polêmica reforma judicial proposta pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Além de Tel Aviv, os atos reuniram mais de 260 mil pessoas em mais de 100 cidades, incluindo Haifa e Jerusalém, informou a mídia local.

Os manifestantes dizem que a democracia israelense está em jogo e acusam a coalizão de governo formada por conservadores, fundamentalistas religiosos e ultranacionalistas de colocar em risco a autonomia do Poder Judiciário.

Os críticos temem que a reforma mine a democracia e a independência da Justiça, sendo uma ameaça à separação democrática dos três poderes. O governo argumenta que a Suprema Corte atualmente exerce muita influência política.

O Parlamento de Israel (Knesset) já aprovou a proposta em uma primeira votação, na semana passada, por 61 votos a favor e 52 contra – são necessárias mais duas votações para que o projeto vire lei.

O que diz a reforma

A controversa reforma, se aprovada, restringirá severamente os poderes da Suprema Corte.

O texto prevê, entre outras coisas, que o Parlamento possa anular as decisões da Suprema Corte por maioria simples – ou seja, 61 parlamentares – e, assim, abolir quase completamente seu poder de revisar legalmente as leis.

Hoje, se a Suprema Corte rejeita uma lei porque ela fere as Leis Básicas, o equivalente a uma Constituição em Israel, a lei cai, e o Knesset nada pode fazer. Com a mudança proposta pelo governo, o Knesset poderá, com maioria de 50% mais um, simplesmente ignorar a posição da Suprema Corte e seguir adiante com a nova legislação.

Em protesto em Tel Aviv, pessoas se vestem como personagens do livro “O Conto da Aia”, que se passa em uma teocracia do século 20 que assumiu o poder em um golpe de Estado

Além disso, se aprovada, os políticos terão mais influência na nomeação dos juízes. Isso daria à atual coalizão no poder – que inclui ultranacionalistas e ultraortodoxos – uma maioria automática na comissão responsável pelas indicações, incluindo a Suprema Corte.

A medida também dificultará que o principal tribunal do país anule leis que considere contrárias às Leis Básicas. Se o Knesset poderá vir a descartar decisões da Suprema Corte com maioria simples, a Suprema Corte, por sua vez, só poderá barrar uma decisão do Knesset com o voto de 80% dos juízes, ou seja, 12 dos 15 juízes.

O Parlamento também aprovou em votação preliminar um projeto de lei que impede que um líder ocupando o cargo de primeiro-ministro seja declarado incapaz de exercer o poder, a menos que seja por incapacidade física ou mental.

A coalizão de governo apresentou o projeto em janeiro e quer aprovar os elementos-chave da controversa reforma de forma acelerada, até o final de março. 

O que dizem os críticos

Os contrários à reforma veem a separação de poderes como um pilar da democracia que está em perigo e alertam para uma perigosa crise de Estado.

Críticos afirmam que, se aprovada, a reforma deixará Netanyahu no comando dos três poderes – já que, de acordo com o sistema político de Israel, o primeiro-ministro (Executivo) deve ter o apoio da maioria do Parlamento (Legislativo) para governar. Atualmente, Netanyahu conta com uma base de 64 parlamentares de um total de 120.

Para os críticos, a reforma também dará ao governo poder descontrolado, anulará a independência judicial de Israel e deixará as minorias desprotegidas.

“Não temos uma Constituição no Estado de Israel, e também não temos uma Declaração de Direitos Humanos, não temos duas casas no Parlamento, nem sequer temos limites de mandato para primeiros-ministros”, explica à DW Efrat Rayten, membro do Parlamento pelo Partido Trabalhista. “As leis trazidas [ao Knesset] cancelam a capacidade da Suprema Corte de supervisionar o Knesset e as ações do governo”.

Há 11 semanas, protestos ocorrem em Israel

Além das manifestações nos fins de semana, protestos menores ocorrem quase diariamente em diferentes cidades e têm sido fundidos com frequentes “dias de perturbação”, quando manifestantes bloqueiam os principais cruzamentos e estradas durante a hora do rush.

Em uma tentativa de diminuir a profunda polarização do país e evitar o que chamou de uma “guerra civil”, o presidente israelense, Isaac Herzog, apresentou uma proposta de reforma alternativa e menos radical. Líderes da oposição apoiaram o plano, e até mesmo algumas vozes da direita lhe deram crédito. No entanto, ele foi prontamente rechaçado por Netanyahu. 

Na quinta-feira, o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, expressou preocupação com o projeto em uma coletiva de imprensa com Netanyahu em Berlim.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, também pediu que o governo israelense tente chegar a um consenso.

O que defendem os apoiadores da reforma

Por outro lado, o partido Likud, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, acusa a Suprema Corte de ser dominada por juízes de esquerda que, por razões políticas, se intrometem em áreas fora de sua jurisdição. E motivos pessoais também podem desempenhar um papel: o próprio Netanyahu está sendo julgado por acusações de corrupção.

Por muitos anos, os direitistas religiosos atacaram a Suprema Corte por ser muito “esquerdista” e muito poderosa.

Simcha Rothman, membro do Knesset pelo Partido Sionista Religioso de extrema-direita, é considerado um dos arquitetos da reforma do governo. “Basicamente, temos um tribunal que é desequilibrado e descontrolado, ao contrário das outras entidades do governo, que são controladas e equilibradas”, afirma. “Portanto, precisamos introduzir freios e contrapesos no sistema [judicial] israelense”, defende.

Quem está envolvido nos protestos

De juízes a trabalhadores da área de tecnologia, passando por ativistas, estudantes, empresários e até o chefe do banco central, os protestos mobilizaram diversos segmentos da sociedade.

No entanto, o fato de oficiais da reserva terem se juntado às manifestações é uma prova do quão profundamente a reforma judicial está dividindo o país. 

Protestos reúnem diversos segmentos da sociedade

Em um movimento sem precedentes, pilotos de caça reservistas do esquadrão de elite do país ameaçaram abster-se de se apresentar ao treinamento de reserva em protesto contra a reforma. Em Israel, recusar o serviço militar é considerado um tabu.

Para muitos israelenses, o exército simboliza uma fortaleza de segurança que deve ficar fora da política.

“É um grupo muito especial aqui esta noite; somos reservistas que serviram em guerras passadas, desde a Guerra dos Seis Dias [1967], até o Yom Kipur, e o Líbano”, disse à DW Rami Matan, oficial aposentado do Exército, ao participar de um protesto em Jerusalém no começo do mês.

“Defendemos, lutamos e estávamos dispostos a morrer por este país. Agora estamos aqui para salvá-lo [Israel] – não como no passado, de um inimigo estrangeiro, mas hoje o defendemos de se tornar uma ditadura”, destacou.

Atos violentos

À medida que os protestos se estendem por semanas – chegando a reunir 500 mil pessoas em um único dia – têm se tornado mais violentos, sobretudo pela atuação de defensores do governo.

Neste sábado, a polícia, que relatou uma série de detidos, tentou conter as agressões de um grupo de homens mascarados, ativistas de grupos extremistas de direita.

Um deles disparou fogos de artifício contra manifestantes na cidade de Kiryat Ono, no centro de Israel. Outro agrediu fisicamente um manifestante enquanto ele dirigia seu carro, causando ferimentos leves, de acordo com as autoridades.

Além disso, partidários do Likud jogaram ovos em manifestantes na cidade de Or Akiva, e um homem invadiu um protesto com sua motocicleta em Tel Aviv.

O líder da oposição, Jahir Lapid, condenou a violência depois de participar dos protestos e pediu a Netanyahu que “condene fortemente” os eventos violentos.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca39 minutos ago

“A gente devia tá comemorando água na torneira e não água em carro-pipa” desabafa deputado na AL/PB

Nacional1 hora ago

Projeto contra desertos de notícias vai financiar sites jornalísticos. Sua mídia pode se beneficiar? Entenda!

Educação & Cultura1 hora ago

Desde 2023, Paraíba tem 30 obras de educação concluídas em 26 municípios

ENTRETENIMENTO1 hora ago

‘Dessa arte eu sei um pouco’: filme sobre capoeira tem sessão e debate no Bangüê

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

FCJA exibe documentário ‘Raízes da Cura’, hoje (28)

ESTADO1 hora ago

Fábio Nogueira é eleito novo presidente do TCE e terá como vice André Carlo Torres no biênio 2025/2026

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Projeto Cine Cultural tem feirinha e show da banda Ilú Orin em Campina Grande

Segurança Pública1 hora ago

Governo da Paraíba adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e reforça compromisso com proteção das mulheres

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Programa Espaço Cultural tem entrevista com a atriz Suzy Lopes

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Interatos leva oficina Parahyba Corpo-Festivo a Santo André, nesta sexta-feira (29)

Judiciário1 hora ago

FATOS E NARRATIVAS – Professor Ives Gandra Martins

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Música levou criador do método Suzuki à Igreja Católica

Educação & Cultura1 hora ago

O que significa a palavra “eucaristia”?

Esporte2 horas ago

Paraíba ganha mais duas medalhas de ouro nos Jogos da Juventude 2024 

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão de Agricultura do Senado aprova repúdio a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo

Politíca2 horas ago

Hugo Motta se reúne com bancada da Segurança Pública para debater prioridades legislativas

Politíca2 horas ago

Presidente da Câmara Arthur Lira parte em defesa de deputado paraibano indiciado pela PF por discurso na tribuna

Nacional2 horas ago

CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto mesmo em casos previstos em lei

ECONOMIA2 horas ago

Haddad confirma isenção do IR para até R$ 5 mil e corte de R$ 70 bilhões

ECONOMIA2 horas ago

Dólar bate recorde com expectativa de pacote fiscal e isenção de IR

CIDADE2 horas ago

Cabedelo divulga resultado final do chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Ponta de Campina e Intermares

Politíca10 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca10 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca10 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca10 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional11 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional11 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional11 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional11 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional11 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br