ESTADO
Opera Paraíba realiza 280 cirurgias oftalmológicas no Hospital Distrital de Taperoá em cinco dias
O Programa Opera Paraíba inicia o segundo semestre do ano realizando 280 cirurgias oftalmológicas no Hospital Distrital de Taperoá. O Programa, lançado pelo Governo do Estado em 2019, tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas no estado.
Os procedimentos tiveram início nessa segunda-feira (3) e seguem até a sexta-feira (7). Estão programadas 230 cirurgias de catarata e 50 de pterígio, sendo realizadas, em média, 50 intervenções diárias.
Este ano a unidade já realizou 261 procedimentos de oftalmologia durante cinco dias de mutirão, quando o Opera Paraíba deu início às cirurgias de retirada de pterígio.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Levi Firmino, como as cirurgias costumam ser rápidas, é possível atender um maior número de usuários por dia. “Geralmente os procedimentos costumam ser muito rápidos. Então, hoje uma cirurgia de catarata, de pterígio, o paciente tem alta na hora. Isso nos deu a liberdade de um alto fluxo, a circulação maior do paciente, podendo aumentar o número de cirurgias realizadas”, explica.
As ações no Hospital Distrital de Taperoá atendem a pacientes de 18 municípios da região. Em 2023, o Opera Paraíba já esteve presente nas 26 unidades hospitalares integrantes do Programa em todo o estado.