Educação & Cultura
Prefeitura inicia curso de capacitação para mulheres empreendedoras
Vendas, Plano de Negócio, Liderança e Comunicação foram os temas centrais abordados no curso de capacitação, que iniciou na manhã desta quinta-feira (27) e está sendo promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com o Banco Itaú e Rede Mulher Empreendedora. O evento, que reuniu 50 mulheres no auditório do Paço Municipal, localizado no Centro da Capital, foi aberto pelo prefeito Cícero Lucena.
“É sempre uma alegria encontrar parceiros que nos ajudem em nossos objetivos. Temos como dever cuidar da cidade e das pessoas e esperamos que a oportunidade permita a essas mulheres um novo momento de confiança e esperança em sua vida profissional. Temos o dever de promover a movimentação da economia e a geração de renda, o que temos feito com muitas ações, principalmente o programa Eu Posso, e unindo forças podemos fazer muito mais”, afirmou Cícero Lucena.
Uma das participantes do curso, Jéssica Larissa, do ramo de doceria, disse que estava bastante animada com o apoio recebido pelas instituições envolvidas. “Acredito que é uma ótima oportunidade para ampliar a visão sobre empreendedorismo para mulheres e entender mais sobre ferramentas de crescimento do próprio negócio”, declarou.
Outra empreendedora assistida pela Secretaria das Mulheres, Glaudja Lígia, da área de beleza, considerou de grande valia a capacitação recebida nesta quinta-feira. “Essa oportunidade já me fez entender a valorização do meu crescimento e afirmação de uma linda aliança com os clientes. Estou renascendo aqui nessa sala hoje”, desabafou.
Ana Daud, responsável pela área de relações governamentais para Estados e Municípios do Banco Itaú, afirmou que é muito gratificante trabalhar para o crescimento das mulheres empreendedoras, “já que são elas que recebem 27% a menos que os homens, segundo mostram as pesquisas”.
De acordo com ela, João Pessoa está entre as 10 cidades do País contempladas com o programa Capital Semente, que doa à 10% das participantes do evento o valor de R$ 1 mil para abrir ou ampliar seu negócio. Ela explica que esta é uma forma que a instituição financeira encontrou de ajudar e incentivar às mulheres empreendedoras no tocante ao seu objetivo comercial.
“É um dinheiro que ela não precisa se preocupar em devolver ao banco porque não é um empréstimo e sim uma doação. Por isso, o programa se chama Capital Semente. Já a capacitação vai garantir a ela orientação sobre como oferecer conteúdo focado nas vendas, daí a importância dessa parceria com a Rede Mulher Empreendedora e com o Município”, acrescentou.
Camila Pepe, responsável pelo programa Mulher Empreendedora do Banco Itaú, ressaltou a importância dessa parceria com as duas instituições para a expansão do programa que tem três pilares principais: inspiração para abrangerem novos espaços, criação de redes de apoio e conteúdo para o desenvolvimento do seu comércio. “Vale lembrar que quando apoiamos uma mulher esse serviço não fica restrito apenas a ela, mas a outras pessoas, porque a mulher tem um poder de multiplicação incrível”, disse.
Tayana Massari, do programa Venda Vencedora da Rede Mulher Empreendedora, destacou que a parceria com a Prefeitura de João Pessoa e com o banco é de grande importância para expandir o conhecimento das mulheres e ajudá-las a expandir as vendas. “Foram mais de 100 inscritas e, após um processo seletivo, 50 foram selecionadas para a capacitação, com prioridade para as mulheres MEI e de baixa renda”, frisou.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, disse que as inscrições foram feitas no próprio site do Itaú, que ficou responsável pela seleção. “Estou muito feliz com essa parceria porque é mais um meio que a Prefeitura de João Pessoa tem para assistir às mulheres empreendedoras, garantindo mais capacitação para que sejam inseridas no mercado de trabalho”, destacou.