CIDADE
Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente realiza capacitação para candidatos ao Conselho Tutelar de Santa Rita
A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), está realizando uma capacitação para os candidatos a conselheiros tutelares de Santa Rita. A capacitação acontece nesta terça-feira e se estende até a quarta-feira (30) no Núcleo de Arte e […]
A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), está realizando uma capacitação para os candidatos a conselheiros tutelares de Santa Rita. A capacitação acontece nesta terça-feira e se estende até a quarta-feira (30) no Núcleo de Arte e Cultura (NAC), situado no Bairro Popular.
Dentre os principais objetivos da capacitação está a formação dos candidatos que buscam a oportunidade de somar força na proteção da criança e adolescente, adquirindo conhecimentos para executar com propriedade as funções do cargo.
Para Nadia Lene, vice-presidente do CMDCA, fortalecer o conhecimento dos candidatos garante uma melhor execução das suas atribuições. “Cuidar das crianças e adolescentes de Santa Rita é uma missão importante e de grande responsabilidade. Conhecer as suas atribuições é um dos principais pilares para uma gestão de sucesso”, declarou.
Dentre as atribuições expostas na capacitação estão ouvir queixas e reclamações sobre situações que ameacem ou violem os direitos de crianças e adolescentes, acompanhar o atendimento às crianças e adolescentes na sua área de atuação e identificar possíveis ameaças.
O presidente do CMDCA, Dorivan Ramos, mencionou a importância de levar informações sobre as políticas públicas municipais para os candidatos. “São 25 candidatos em busca de 10 vagas dentro de Santa Rita, vagas que significam uma grande responsabilidade perante a sociedade. Estamos capacitando os candidatos para que tenham uma gestão respeitosa e de dedicação dentro do nosso município”, explicou.
No dia 1º de outubro, a população brasileira vai às urnas escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez com urnas eletrônicas em todo o território nacional.