AGRICULTURA & PECUÁRIA
Conheça a fazenda que vai sediar a Abertura Nacional do Plantio da Soja 23/24
Propriedade fica em Jaciara, sul de Mato Grosso e pertence ao Grupo Giacomelli. Além de soja, cultivam, também, algodão e gergelim
É em Jaciara, município do sul de Mato Grosso com menos de 30 mil habitantes, que fica localizada a Fazenda Aymoré, sede da Abertura Nacional do Plantio da Soja – Safra 23/24, na próxima sexta-feira (29), a partir das 8h30 (horário de Brasília).
A propriedade pertence ao Grupo Giacomelli Agrícola, uma das primeiras famílias a sair do Rio Grande do Sul e subir o mapa para desbravar o Cerrado.
“Chegamos de mudança em Mato Grosso em outubro de 1979 em uma situação bem precária, crítica, mas para nós era tudo alegria porque vislumbrávamos uma vida nova”, lembra Ereno Giacomelli.
Ele conta que com muito esforço a situação foi melhorando e, em 1984, começaram a adquirir novas máquinas, vendo, inicialmente, o aumento na produtividade de arroz. Naquele mesmo ano, com a chegada de novas variedades, começaram a plantar soja.
Produção de soja em 23/24
Nesta próxima safra, o grupo pretende semear a oleaginosa em 1.700 hectares, 20% a mais do que na temporada anterior. A Fazenda Aymoré teve produtividade de 64 sacas de soja em 22/23. Na mesma área, a família planta 940 hectares de milho, 740 de gergelim e 300 de algodão.
A estratégia, agora, é reduzir os custos e focar na rentabilidade. “Vamos tentar trabalhar da forma mais cautelosa possível para atingir uma produção adequada com a nossa área e que tenha um custo interessante para tentar fechar a conta”, diz Jorge Giacomelli, filho de Ereno.
“Tivemos de dar continuidade a uma história que começou no Rio Grande do Sul e veio para cá à base de muito sacrifício e muito desafio. Nós tivemos de começar a trabalhar um período com os meus pais e, agora, de uns anos para cá, estamos em uma transição de meus dois irmãos e eu assumindo o negócio e dando sequência. Quem sabe um dia a minha filha e meus sobrinhos também deem continuidade a esse trabalho”.