ECONOMIA
Confiança empresarial e dos consumidores deve cair em novembro, segundo FGV
Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas indica queda no ICE e no ICC no penúltimo mês do ano
A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou, nesta sexta-feira (16), publicação extraordinária da prévia das sondagens de confiança de empresários e consumidores. Segundo a apuração, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuou 0,9 ponto, para 96,2 pontos; já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 2,2 pontos, para 80,4 pontos. Os resultados têm como base dados coletados entre 1 a 13 de novembro.
Segundo informações do portal R7, em nota oficial, Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), avalia que “os resultados prévios das sondagens de novembro sinalizam uma paralisação no processo de recuperação da confiança empresarial iniciada em maio. Apesar de a indústria ainda continuar com resultados favoráveis em relação ao momento presente, mesmo neste setor, as expectativas em relação aos próximos meses começam a ser revistas para baixo”.
“O movimento parece estar relacionado ao aumento da incerteza motivado pelo risco de uma 2ª onda de Covid-19 no país, como a que parece se esboçar na Europa. Os consumidores continuam cautelosos em relação ao futuro, influenciados, no âmbito micro, pelos riscos à situação financeira familiar da manutenção das atuais condições desfavoráveis do mercado de trabalho e, no âmbito macro, às questões fiscais e sanitárias do país”, finaliza.