CIDADE
Seplan propõe fortalecer parcerias com universidades e discute com o Dnit intervenção na BR-230
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), propôs, durante o 3º Encontro Anual do Fórum Unicidades, fortalecer parcerias com universidades na agenda urbana dos municípios e participou, nesta quinta-feira (9), de audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício de Oliveira Galvão, para discutir intervenção na BR-230. A série de encontros aconteceu em Brasília (DF).
Na manhã desta quinta-feira, o secretário de Planejamento de João Pessoa, José William, participou da posse do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira Fernandes, e de audiência com o diretor-geral do Dnit, Fabrício de Oliveira Galvão. Ele tratou sobre as obras de intervenções na BR-230 e suas interligações e o impacto com o sistema viário de João Pessoa e de sua região metropolitana.
“Defendemos e estamos aprofundando com o Dnit o entendimento de que uma BR que divide uma cidade ao meio não pode mais ter apenas função ‘tradicional’ de rodovia, mas sim de uma importante via de integração para o sistema viário do município e sua região metropolitana”, observou o secretário, que estava acompanhado do deputado federal Mersinho Lucena e do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley.
Fórum Unicidades – O secretário de Planejamento de João Pessoa, José William, também participou, na terça (7) e quarta-feira (8), do 3º Encontro Anual do Fórum Unicidades, também em Brasília. Na ocasião, ele propôs fortalecer parcerias entre o poder público e as universidades e institutos de educação mediante ‘um foco mais pragmático’ que diminua a distância entre o conhecimento produzido na Academia e a realidade cotidiana das cidades.
A sugestão foi dada durante painel sobre ‘Parcerias com universidades para enfrentamento de desafios das agendas urbana e ambiental’, nas três esferas administrativas – União, Estados e Municípios. O tema suscitou o debate em torno da necessidade das parcerias alcançarem, em menos tempo possível, benefícios para a sociedade, para a população de forma geral.
Na ocasião, ele enalteceu o papel da Academia para o desenvolvimento nacional, principalmente na área de pesquisas, mas destacou a importância dos estudos e conhecimentos teóricos dialogarem mais e melhor com as expectativas, necessidades e desafios das cidades, especialmente num tempo de rápidas transformações como agora.
Além desse, foram debatidos temas relativos aos desafios e oportunidades para a política urbana no Brasil nos próximos anos, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, e a governança metropolitana com os possíveis caminhos para novos avanços.
Além dos integrantes do fórum, o evento contou com a participação de representantes do WRI Brasil, da UNB e do Ministério das Cidades, por meio das secretarias de mobilidade urbana, de desenvolvimento metropolitano, e do novo programa Periferia Viva.
Ao final do evento, o secretário lembrou que muitas iniciativas da gestão do prefeito Cícero Lucena estão alinhadas com a atuação da Frente Nacional de Prefeitos, com os objetivos do Fórum Unicidades e com os compromissos do WRI Brasil.
Ele citou, entre outras, o lançamento em junho passado do Plano de Ação Climática de João Pessoa, e o trabalho para implantação de quatro novos parques ambientais e de lazer no município (Parque da Cidade, das 3 Ruas, do Cuiá e do Roger).
Além de ações por meio do Programa João Pessoa Sustentável, entre as quais a construção já foi iniciada de três edifícios residenciais com 747 apartamentos para famílias do Complexo Beira Rio. E, ainda, os projetos de implantação de quatro corredores viários e cinco terminais de integração, em parceria com o Governo do Estado e organismos internacionais – Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
Saiba mais – O Fórum Unicidades reúne secretários e dirigentes de planejamento e desenvolvimento urbano de todas as regiões do Brasil e é uma iniciativa destinada ao debate da política urbana do país. E busca, entre outros objetivos, promover o desenvolvimento sustentável das cidades.
Já o WRI (World Resources Institute) é uma instituição global de pesquisa presente em mais de 50 países, atuando no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades.