ECONOMIA
Natal garantido: consulte o calendário INSS de dezembro e não perca as datas de pagamento da aposentadoria!
Cronograma referente ao último mês de 2023 já pode ser consultado pelo público
Atenção, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! Já está disponível para consulta o calendário oficial referente aos repasses de dezembro. Conforme a autarquia, os pagamentos começarão efetivamente no dia 25 de dezembro.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Previdência Social, 37 milhões de brasileiros deverão ser contemplados neste final de ano. Assim, é essencial estar atento para não perder as datas de recebimento, a fim de planejar melhor as despesas extras tão comuns nessa época.
Como fazer a consulta?
Como já é de praxe, os dias dos repasses variam conforme o valor do benefício. Assim, os depósitos de cifras de até um salário mínimo são realizados em dias distintos dos pagamentos dos beneficiários que possuem renda superior ao piso nacional atualizado.
Para descobrir a sua data de recebimento, basta conferir a numeração final presente no cartão do benefício, lembrando-se sempre de desconsiderar o último algarismo verificador após o traço. Por exemplo, se o seu número for 123456789-0, o dígito final será o 9. Vejamos o cronograma para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro
- Final 2: 22 de dezembro
- Final 3: 26 de dezembro
- Final 4: 27 de dezembro
- Final 5: 28 de dezembro
- Final 6: 2 de janeiro
- Final 7: 3 de janeiro
- Final 8: 4 de janeiro
- Final 9: 5 de janeiro
- Final 0: 8 de janeiro
A seguir, vamos conferir quando serão contemplados aqueles que recebem mais de um salário mínimo. Além disso, é possível verificar o extrato do INSS. O procedimento pode ser realizado por meio do aplicativo do instituto ou pelo site. No entanto, para acessar essa opção, é necessário que o usuário possua uma conta Gov.br.
- Finais 1 e 6: 2 de janeiro
- Finais 2 e 7: 3 de janeiro
- Finais 3 e 8: 4 de janeiro
- Finais 4 e 9: 5 de janeiro
- Finais 5 e 0: 8 de janeiro