Connect with us

Internacional

Por que os agricultores têm tanta influência política na França

Apesar de a agricultura ter um peso de cerca de 1,6% no PIB, Paris fez várias concessões a produções rurais em meio a protestos. O Setor conseguiu paralisar também o acordo comercial com o Mercosul

O Salão da Agricultura, feira internacional do setor na França que teve início neste final de semana em Paris , é geralmente enfrentado por políticos como uma oportunidade de mostrar ao seu eleitorado o que pé no chão eles são – literalmente.

Mas não se sabe se, desta vez, as concessões recentes do governo aos produtores rurais serão suficientes para aplacar a ira do setor, cuja influência parece inversamente proporcional ao seu peso no PIB francês, de cerca de 1,6%.

A julgar pela recepção hostil ao presidente Emmanuel Macron no primeiro dia do evento – vaias e associados de grupos que protestaram há semanas contra perdas financeiras e o que apontam como burocracia excessiva –, os fazendeiros parecem esperar mais apoio do governo.

A ocorrência do governo a ações como essa revelação o poder dos produtores rurais, afirma Faustine Bas-Defossez, diretora para natureza, saúde e meio ambiente do European Environmental Bureau, uma rede que reúne 180 ONGs em 40 países. “As autoridades apertaram o cerco contra outros movimentos, como o contrário a uma reforma da previdência, no ano passado, usando cassetetes e gás lacrimogêneo. Mas mantiveram distância quando 12 mil fazendeiros bloquearam estradas por todo o país durante semanas”, afirma.

A polícia só interveio em raras graças – por exemplo, quando bolsas de manifestantes invadiram um mercado internacional em Rungis, ao sul de Paris, para bloqueá-lo.

Proximidade com a política

“O poder político dos fazendeiros está bem estabelecido em todos os níveis – através das numerosas câmaras agrícolas, mas também porque muitos políticos locais são fazendeiros”, explica Bas-Defossez.

A relação entre o setor e a classe política é tão estreita que há quem, como Pierre-Marie Aubert, fale em “administração compartilhada”. “O governo decide nossa política agrária junto com a maior associação do ramo, a FNSEA, que representa cerca de um quarto dos fazendeiros”, afirma Aubert, que é diretor de políticas rurais e de alimentação no Instituto para Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais de Paris . “É assim há 50 anos, também em outros países, como a Alemanha.”

Segundo ele, o fato do setor ter uma estrutura organizacional clara e representar uma categoria relativamente pequena – de acordo com o governo, há cerca de meio milhão de produtores rurais na França – torna o seu trabalho de lobby mais simples se comparado a outros grupos de manifestantes, que muitas vezes são mobilizados por um número muito maior de entidades.

Ânimos exaltados na recepção a Macron: mesmo após concessões, governo francês continua sob pressão dos fazendeiros

Além disso, continua Aubert, os fazendeiros têm poder porque são os donos da terra, ao passo que um governo se legitima politicamente quando é capaz de alimentar sua população. “E pudemos ver como isso é importante durante as revoltas de 2007”, diz ele, referindo-se a uma crise de fome que gerou protestos violentos em países da África e Ásia entre 2007 e 2008.

A pandemia de covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia no início de 2022 demonstraram a importância de ter um setor agropecuário forte e menos dependente de fornecedores estrangeiros. É por isso, segundo Aubert, que o governo atendeu rapidamente a diversas demandas dos fazendeiros, fazendo promessas um pouco adicionais antes do Salão de Agricultura: menos burocracia, mais subsídios a produtores de vinho, melhor implementação de leis que garantam uma remuneração justa a mercadorias negociadas no atacado, corte de impostos para o diesel agrícola e suspensão de medidas que reduziam o uso de agrotóxicos.

Setor conseguiu paralisar o acordo Mercosul-UE

Macron liderou ainda a pauta dos fazendeiros à União Europeia, atenuando uma regra do bloco que preserva dos produtores a preservação de 4% de suas terras em prol da biodiversidade, e torpedeando o acordo de livre comércio com o Mercosul , ao qual os agricultores franceses se opõe-se sob o argumento de que geraria uma competição injusta.

Para o economista David Cayla, da Universidade de Angers e membro do coletivo de esquerda The Dismayed Economists (Os Economistas Desiludidos, em tradução livre), o acordo Mercosul-UE é, de fato, uma má ideia. “As regras e padrões ambientais são consideravelmente mais baixos na América do Sul”, diz Cayla. “Além disso, as fazendas são maiores e produzem mais com relativamente pouco trabalho, o que dá aos produtores de lá uma vantagem competitiva.”

O economista defende uma política agrícola mais protecionista, semelhante à que a França pratica no setor cultural sob o argumento de que os produtos culturais não devem ser tratados como commodities. Essa mesma ideia também foi recentemente campada pelo próprio governo. “Um sistema desses poderia proteger nosso setor agrícola e estabelecer bases para redes locais de alimentos”, explica Cayla.

Já o professor emérito de política agrícola europeia no Trinity College de Dublin, Alan Matthews, pensa diferente. O acordo com o Mercosul “só permitiria tarifas de importação reduzidas para uma quantidade limitada de produtos agrícolas”. “É importante, na atual situação geopolítica tensa, por exemplo com relação à Rússia, ter acordos comerciais com outras partes do mundo.”

É preciso uma perspectiva mais sustentável 

Para Aubert, o apoio do governo aos agricultores é mais um sinal de como os políticos são temerosos da influência deste setor, principalmente em ano de eleições parlamentares europeias, marcadas para junho. 

“O partido rural holandês Boer-Burger Beweging pode ajudar a extrema direita do país a chegar ao poder. A  extrema direita da Alemanha tem se aproveitado dos recentes protestos dos agricultores e não é à toa que a política francesa de extrema direita Marion Marechal Le Pen , sobrinha da ex-candidata à presidência Marine Le Pen, foi ver os agricultores protestando em Bruxelas”, destacou Aubert. 

O ambientalista Bas-Defossez diz que isso é uma ameaça à democracia europeia. “Os agricultores franceses estão tentando aproveitar a onda do sentimento anti-UE, embora sejam os maiores beneficiários da política agrícola do bloco europeu”.

“Eles estão fazendo o Acordo Verde da UE, que deveria garantir uma transição para uma sociedade mais sustentável, um bode expiatório, embora o acordo ainda não tenha tido nenhum impacto concreto sobre o setor agrícola”, acrescentou Bas-Defossez. 

Harriet Bradley, do Instituto de Política Ambiental Europeia, com sede em Bruxelas, partilha as mesmas preocupações. “Entendemos os desafios sociais e econômicos que os agricultores estão enfrentando, mas é uma falta de visão ceder às suas demandas por menos regulamentações ambientais em vez de criar uma perspectiva sustentável de longo prazo que os tornem mais resilientes às condições climáticas extremas”, reflete Bradley . 

Responder a esse desafio, segundo Aubert, requer mudanças sistêmicas. “Precisamos criar um sistema que valha a pena, do ponto de vista econômico, produzindo de forma mais ecológica, caso contrário, não há incentivo para mudar”. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE18 minutos ago

Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral

Segurança Pública59 minutos ago

Operação combate desmatamento do bioma Mata Atlântica na Paraíba e mais 17 estados no país

CIDADE1 hora ago

Nova pesquisa aponta Domiciano Cabral na frente de Taciana Leitão

Judiciário2 horas ago

Paraíba terá em 2024 maior número de eleitores aptos a votar de toda sua história

CIDADE2 horas ago

Lucena tem 50 candidatos concorrendo a nove vagas de vereador

CIDADE2 horas ago

TCE investiga grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura São José de Caiana

Nacional3 dias ago

Gleisi tenta apaziguar tensões e nega apoio do PT a candidatura de Hugo Motta para presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O truque que uso para me ajudar a sair do ciclo de tristeza

Educação & Cultura3 dias ago

Estudantes universitários: o que você precisa para seu dormitório!

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Libertar-se do pecado requer não gostar dele

Educação & Cultura3 dias ago

A maior lição depois de 20 anos de educação especial nas escolas católicas

Segurança Pública3 dias ago

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

ECONOMIA3 dias ago

Fazenda eleva projeção para alta do PIB em 2024 de 2,5% para 3,2%

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta grupo Pé de Choro neste final de semana

Saúde3 dias ago

Como ser doador de órgãos em vida ou após a morte? Entenda

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Café Gelado

Educação & Cultura3 dias ago

Projeto proíbe trote estudantil humilhante em universidades

Educação & Cultura3 dias ago

Novo Plano Nacional de Educação tem quarta audiência na CE

Judiciário3 dias ago

Supremo começa a julgar se condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após decisão

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Inscrições do concurso para agente comunitário de saúde e de endemias terminam na próxima segunda-feira

Internacional3 dias ago

Mesmo após sua morte, Alberto Fujimori ainda polariza o Peru

Internacional3 dias ago

China encerra programa de adoção por estrangeiros

Internacional3 dias ago

Austrália retira medalhas de militares por crimes de guerra

Internacional3 dias ago

A Otan deve derrubar drones russos no oeste da Ucrânia?

Judiciário3 dias ago

Justiça Eleitoral derruba segunda pesquisa IPN em Bananeiras por suspeitas de fraude eleitoral

Esporte3 dias ago

Neymar no Brasileirão? Novo reforço do Corinthians revela papo com craque: ‘Volte para casa’

ECONOMIA3 dias ago

Dinheiro esquecido no Banco Central irá para o governo após 30 dias de publicação da nova lei

CIDADE3 dias ago

Karla Pimentel desponta como favorita à reeleição em Conde com 62% das intenções de voto revela pesquisa

Segurança Pública3 dias ago

Dinheiro vivo e avião apreendidos pela PF: empresário e dono de Faculdade de Medicina sob suspeita em operação eleitoral

Politíca3 dias ago

Traição, Racha no Centrão e Apoio de Lira a Hugo Motta: A Explosiva Disputa pela Presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional6 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional4 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional4 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional4 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde3 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura3 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura3 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br