Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Receitas estimulam aproveitamento integral de abóbora e inhame

A ideia dos pesquisadores e nutricionistas foi criar preparos culinários diferenciados
Intuito da pesquisa foi reduzir desperdício ao aproveitar totalmente os alimentos e ainda proporcionar novas fontes de renda.

As receitas incluem o uso da polpa, sementes, talos e até das cascas de abóbora e inhame.

Com limão, maçã e gengibre, os pesquisadores desenvolveram, inclusive, um suco de inhame.

Receitas serão passadas as merendeiras para a incorporação dos novos produtos na rede de alimentação escolar.

Cientistas querem resgatar cultivares tradicionais e avaliar o seu desempenho no campo.

Agricultores familiares do estado de Alagoas já podem diversificar o cardápio com receitas de abóbora, inhame-branco e inhame-roxo. Elas foram desenvolvidas por uma equipe do Laboratório de Gastronomia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Marechal Deodoro, em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios (AL) e o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Esses alimentos tradicionais da dieta nordestina estão presentes no dia a dia das famílias, principalmente sob a forma de ensopados, caldos e cremes. A ideia dos pesquisadores e nutricionistas foi criar preparos culinários diferenciados, estimulando o aproveitamento integral das hortaliças e ainda oferecendo mais uma oportunidade de geração de renda.

Desde empadinhas, bolinhos, pães, bolos, panquecas, biscoitos e chips de inhame (Dioscorea sp.) e abóbora (Cucurbita moschata D.), as receitas incluem o uso da polpa, sementes, talos e até das cascas. Tudo para reduzir o desperdício e melhorar o aproveitamento das partes dos frutos que não são amplamente utilizados, apesar de serem ingredientes úteis e nutritivos. Com limão, maçã e gengibre, dá para fazer, inclusive, suco de inhame.

Inhame, ou cará, é fonte de fibras e vitaminas

O tubérculo, conhecido em algumas regiões do Brasil como cará, é um alimento nutritivo, rico em energia, fibras e uma fonte de vitaminas (A, C, E e complexo B) e de minerais, como potássio, ferro e cálcio. É um produto de fácil conservação, que pode durar até mais de 15 dias se for mantido em local fresco, seco, escuro e arejado. Também pode ser congelado cru, fatiado ou cozido na forma de purê.

No caso da abóbora, além de ser fonte de fibras e sais minerais, como manganês e potássio, rica em vitaminas C e A, ela é pouco calórica, de fácil digestão e também tem betacaroteno. Os frutos inteiros podem ser armazenados por até seis meses em temperatura ambiente, local sombreado, ventilado e seco. Cortados, devem ser envolvidos em sacos plásticos e conservados em geladeira por até uma semana. Os pedaços da polpa, cortados em cubos ou fatias, também podem ser congelados

“Observamos que há outras variedades cultivadas na região. Esses frutos podem apresentar variações na sua composição não só nutricional, mas sensorial quando preparados para consumo. Assim, buscamos explorar essas características e conhecer melhor as propriedades benéficas à saúde, pois tanto o ambiente como o manejo, a coleta e o manuseio também interferem na qualidade dos produtos”, conta a pesquisadora da Embrapa Priscila Zaczuk Bassinello.

A ideia é criar um fórum entre as famílias de agricultores, compartilhando as experiências, como a forma de preferência de consumo, avaliando o que pode ser diversificado ou potencializado nesse mercado. Outra frente é disseminar essas receitas para as merendeiras que atuam nas escolas públicas, para que incorporem os novos preparos na alimentação escolar, diversificando o cardápio e conectando agricultores.

“Foi um desafio gratificante fazer os testes, elaborar essas receitas e ministrar as oficinas”, diz a professora Ingrid Tavares de Lima, do Ifal. “A proposta foi diversificar ao máximo o consumo integral desses ingredientes, gerando uma nutrição mais completa e despertando o interesse dos agricultores e suas famílias por novas formas de preparo”, explica. As receitas são doces e salgadas e incluem também o uso das sementes e das cascas no preparo de farinha, chips e sucos, entre outros.

Resgate de variedades tradicionais

A abóbora é um produto consumido no País todo. No Nordeste, o consumo é diferenciado, pois compõe o cardápio do café da manhã ao jantar. Há várias variedades comerciais sendo plantadas oriundas da seleção das sementes tradicionais, ou crioulas, que abastecem o mercado de outros estados da região. Duas espécies se destacam: a moranga ou jerimum caboclo (Cucurbita maxima) e a abóbora ou jerimum de leite (Cucurbita moschata D.).

“As sementes que estão nas mãos dos agricultores familiares e que são conservadas ao longo do tempo são um germoplasma riquíssimo em termos de variabilidade genética, muito importante na tradição de consumo diário das pessoas”, explica Semíramis Ramos, pesquisadora da Embrapa e coordenadora dos trabalhos. Ela informa que o projeto aborda ações como entender a forma como os agricultores conservam estas sementes, identificar as fragilidades do sistema de produção e conservação e propor formas que também possam melhorar a conservação dessas variedades.

Uma equipe de pesquisadores de três Unidades da Embrapa (Agroindústria TropicalAlimentos e Territórios e Semiárido) fez um diagnóstico abrangente da cultura. O intuito foi mapear fragilidades do cultivo, avaliar o que poderia ser melhorado em técnicas de manejo, identificando pragas e doenças, e melhorando a qualidade do material genético para conservação, consumo e venda pelas comunidades.

Com relação ao inhame, pesquisadores da Embrapa já haviam coletado diferentes variedades nos principais municípios produtores de Alagoas e Sergipe, que foram analisados e apresentaram alta qualidade nutricional. Com conhecimento científico aliado às técnicas de manejo adequadas, é possível ampliar a produção, contribuindo para melhorar, inclusive, a oferta e a variedade dos produtos alimentícios.

“Nosso trabalho busca, ainda, resgatar as cultivares tradicionais de inhame barba de arame e gereba, entre outras variedades presentes na região”, conta o pesquisador da Embrapa João Gomes. “Estamos avaliando essas variedades, que são raras, para verificar se elas podem ser menos suscetíveis a doenças como a casca-preta e pinta-preta, que têm causado muitos prejuízos à cultura”, complementa.

O pesquisador alerta também sobre a necessidade de fazer a rotação de culturas nas áreas de plantio, como uma forma de melhorar os nutrientes do solo e diminuir a presença de nematoides. Os agricultores da região costumam intercalar o plantio de inhame a cada três anos com feijão-fava, mandioca, batata-doce ou milho.

As pesquisas, iniciadas na Embrapa Tabuleiros Costeiros, detectaram que muitas variedades cultivadas tradicionalmente estavam desaparecendo devido à entrada de germoplasma de outros estados. Porém, esse material introduzido não possui as qualidades das variedades tradicionais, segundo os agricultores. Por isso, os pesquisadores defendem o resgate desses materiais, para multiplicá-los e levá-los de volta aos agricultores.

Os trabalhos também buscam a valorização das variedades tradicionais, o fortalecimento do uso de germoplasma de adaptação local e a manutenção da variabilidade genética, além da soberania e segurança alimentar das famílias da região nordestina. Outro objetivo é incentivar o uso integral dos tubérculos a partir das variadas receitas desenvolvidas pelo Ifal, campus Marechal Deodoro

Oportunidade para o estado

Alagoas tem uma grande oportunidade de ampliar a sua produção de inhame para abastecer o mercado interno, que vem apresentando demanda crescente pelo produto. Em Maceió, são comercializadas cerca de 850 toneladas de inhame por mês somente na Ceasa. Entretanto, mais de 90% dos produtos comercializados no município são produzidos em outros estados.

Estima-se uma taxa de crescimento entre 5% a 8% anualmente, principalmente no Nordeste, porém esta taxa está ligada a melhorias nas condições de produção da cultura, além dos aspectos agronômicos que favorecem a garantia de qualidade no pós-colheita, viabilizando ganhos em função da redução de perdas, que podem chegar a 25% entre a saída do produto da lavoura e a chegada ao consumidor final.

Oficinas gastronômicas

Para aperfeiçoar o cultivo de variedades locais de abóbora e inhame, além de ampliar o consumo e diversificar a fonte de renda dos agricultores familiares, pesquisadores da Embrapa Alimentos e Territórios e do Ifal promoveram várias oficinas técnicas e gastronômicas em Alagoas. As capacitações incluíram palestras com especialistas nas mais diversas temáticas, como manejo do cultivo, pragas e doenças, técnicas para conservação das sementes, além das boas práticas no preparo dos alimentos.

Os participantes das oficinas integram o projeto de pesquisa “Estratégias para aperfeiçoar o cultivo de variedades locais de abóbora e inhame visando incremento de renda, saúde e fortalecimento da tradição de consumo dos agricultores familiares de Alagoas”, coordenado pela Embrapa. As ações de pesquisa incluem o diagnóstico das condições de cultivo, a forma de conservação das sementes, práticas de manejo e ampliação das formas de consumo.

Também foi realizada avaliação agronômica das variedades crioulas dessas duas hortaliças, por meio de estratégia participativa, em áreas de agricultores alagoanos.  Participam da iniciativa a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), além de colaboradores e representantes de cooperativas do estado, principalmente da Cooperativa Agropecuária de Alagoas Ltda. (Coopaal) e da Associação Comunitária do Sítio Lagoa da Coroa (Ascolaco).

O projeto está alinhado e contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à erradicação da pobreza e da fome (ODS 1 e 2), da saúde (ODS 3), da redução de desigualdades (ODS 10), do consumo e produção responsáveis (ODS 12) e do desenvolvimento sustentável (ODS 15).

Nas oficinas gastronômicas realizadas em Flexeiras, Igaci e Marechal Deodoro, foram abordados conceitos de boas práticas no processamento de alimentos e elaboradas algumas preparações culinárias utilizando, de forma integral, a abóbora e o inhame, numa abordagem criativa, prática e econômica. As atividades destinaram-se a produtores do Agreste e da Zona da Mata de Alagoas previamente selecionados.

“Esse trabalho é muito importante para agregar mais valor às atividades que a gente já vem fazendo lá na nossa comunidade, desde o experimento, plantando abóbora, que antes a gente só desperdiçava, e também o beneficiamento”, disse Eunice Nascimento Silva, da Associação de Lagoa da Coroa, durante a capacitação realizada em abril, em Igaci.

“Com esse projeto, nós conhecemos muitas variedades e o que podemos fazer com a abóbora: bolos, doces, bolinhos, pães. Mas para chegar até aqui teve um grande percurso, porque nós tivemos que conversar sobre as nossas sementes, fazer a análise do solo, conhecer a área do plantio, o espaçamento, coisas que a gente não conhecia. A orientação da Embrapa veio agregar mais conhecimento ao nosso trabalho”, acrescentou Izaac da Silva, o Pelé, do Sítio do Mendes.

Gleicy Mary Gomes da Silva, da Aagra, destacou que, além da produção de diversas receitas utilizando a abóbora como base, os participantes podem multiplicar esse conhecimento que estão adquirindo durante todas as etapas do projeto. A Aagra foi responsável por identificar as comunidades prioritárias para receber as ações do projeto, principalmente para a instalação dos campos experimentais, em Igaci. A comunidade de agricultores, a equipe técnica e a Aagra formaram um comitê gestor para, de forma conjunta, apoiar a tomada das decisões ao longo do desenvolvimento dos experimentos.

“Os agricultores e agricultoras envolvidos, que estão participando desse processo, principalmente das oficinas, têm a oportunidade de aprender diversas receitas utilizando toda a abóbora, desde a polpa, a casca, as sementes, ou seja, o aproveitamento integral do alimento. E, além de produzir essas receitas em casa, eles podem comercializar porque a produção, o beneficiamento, agrega valor ao produto”, ressaltou Gleicy da Silva.

A estudante de Gastronomia do Ifal Rosineide Gomes de Farias, disse que ficou entusiasmada com as novas receitas que aprendeu na oficina de Marechal Deodoro, especialmente o pão e o doce de abóbora, o pão de queijo com inhame, além de conhecer o inhame roxo. “Além do inhame e da abóbora serem excelentes em valores nutricionais, eles dão um sabor muito especial nas comidas, ainda mais quando se agrega outros ingredientes”, salientou.

José Joaquim Alexandre, da comunidade São Sebastião, em Flexeiras, disse que a experiência com as novas receitas de inhame vai representar uma inovação para a cooperativa, para que esta possa expandir a sua produção e crescer cada vez mais. Já a cooperada Rosane Oliveira Santos, do assentamento Pedra Grande, no mesmo município, destacou a variedade das receitas, especialmente com inhame roxo, como pão, bolo, pão de queijo e biscoito. A ideia é colocar em prática o conhecimento aprendido para ganhar uma renda extra e ajudar a família.

Para Moisés Savian, secretário de Governança Fundiária Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA, o desenvolvimento de novas receitas é fundamental para a transição para um novo modelo de produção sustentável. “As mudanças climáticas impõem uma mudança urgente na cultura de consumo, e os alimentos são parte fundamental dessa transformação, já que atingem diretamente a população, especialmente aqueles em insegurança alimentar.”

Leia mais sobre os trabalhos com inhame e abóbora neste endereço.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA56 minutos ago

Vaca nelore alcança valor de R$ 24 milhões e se torna a mais valorizada do mundo

Nacional1 hora ago

‘Bolsonaro foi indiciado, e daí? A vida continua’, diz Caiado

Nacional1 hora ago

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

ECONOMIA1 hora ago

Projeções de gastos com Previdência têm alta de R$ 31 bi ao longo do ano

Esporte1 hora ago

Pai de Neymar espera ver filho em boa fase no Mundial e revela: ‘Nunca esteve tão livre’

Esporte1 hora ago

Verstappen conquista tetracampeonato da Fórmula 1 em Las Vegas

Internacional1 hora ago

Timor-Leste aposta em sistema de alerta liderado pelas comunidades para resistir a desastres climáticos

Internacional1 hora ago

Unicef promove ação para baixar taxa de bebês prematuros em Moçambique

CIDADE2 horas ago

Câmara Municipal de Campina Grande discute LOA 2025 em Audiência Pública

Saúde2 horas ago

Hospital Regional de Cajazeiras reforça ações de combate ao câncer de próstata, durante o Novembro Azul

Educação & Cultura2 horas ago

GibiZeca realiza programação para estudantes de João Pessoa, nesta segunda (25)

ESTADO2 horas ago

Lucas Ribeiro participa da inauguração do novo aeroclube da Paraíba em São Miguel de Taipu

ESTADO2 horas ago

Sertão científico é pauta da Secties na I Feira de Energias Renováveis, em Sousa

Educação & Cultura2 horas ago

Escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina defende no FliParaíba educação como pilar fundamental do futuro descolonizado

Politíca2 horas ago

Black Friday: Projetos de Jutay garantem transparência e direitos no comércio digital

Esporte2 horas ago

Lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas é sancionada

ECONOMIA2 horas ago

IFI: mesmo com menos emendas, governo precisa de R$ 40 bi para meta fiscal

ECONOMIA2 horas ago

Senadores aguardam o envio do pacote de corte de gastos públicos pelo governo

Politíca2 horas ago

Veneziano recorre a três ministros de Lula para tentar manter programa de carros-pipa na Paraíba

ESTADO2 horas ago

Suspensão da Operação Carro-Pipa ameaça abastecimento em 70 cidades da Paraíba

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br