Connect with us

Nacional

Lira prepara “tratoraço” para aprovar regulamentação da reforma tributária

Arthur Lira vê aprovação e regulamentação da reforma tributária como um legado de sua presidência na Câmara

De volta ao Brasil depois de uma semana em Portugal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas, deve pisar no acelerador para agilizar a regulamentação da reforma tributária, e prepara um “tratoraço” para possibilitar a discussão e votação da regulamentação antes do recesso parlamentar, que começa no próximo dia 18. “Tratoraço” ou “Tratolira” é o apelido dado por políticos e assessores parlamentares a esforços, por vezes arbitrários, do presidente da Câmara para conferir celeridade a pautas de seu interesse.

Os dois grupos de trabalho instalados pelo presidente Lira em maio para analisar os principais pontos da regulamentação deverão apresentar relatórios ainda esta semana, depois de ouvir autoridades e segmentos da economia, indústria e setores que serão afetados pelos novos impostos criados. O plenário deve analisar os projetos depois que os líderes chegarem a um acordo sobre o texto, segundo informou o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), que integra o grupo de trabalho criado para discutir o projeto que trata dos novos tributos criados pela reforma.

O deputado afirmou que até a próxima quarta-feira (03) o texto final do grupo deverá ser apresentado ao presidente Arthur Lira, e em seguida discutido com o Colégio de Líderes, mas a decisão final sobre o calendário de votação será tomada pelo presidente da Câmara.

“Até agora está tudo acertado”, disse Joaquim Passarinho sobre o texto que está sendo finalizado. Ainda segundo o parlamentar, os dois grupos que discutem os diversos pontos da regulamentação da reforma tributária deverão se encontrar nesta terça-feira (2) para analisar a regulamentação, e os textos poderão ser votados até o dia 12 de julho. Um dos grupos debate o texto em si da regulamentação e outro trata do repasse de impostos para os estados e municípios.

Para cumprir o calendário apertado, deputados fizeram reuniões para tratar dos principais pontos da regulamentação no último domingo (30). Nesta segunda-feira (1), eles estiveram com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tentar construir um acordo que possibilite a votação dentro das próximas duas semanas, como prometeu o presidente da Câmara a aliados.

Já o presidente Arthur Lira afirmou em Portugal: “não penso que haverá, a princípio, nenhum tipo de problema que possa postergar essa votação”. Lira participou em Portugal de um evento jurídico patrocinado pelo Instituto de Direito Público (IDP) do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, apelidado de “Gilmarpalooza” por reunir grande quantidade de políticos, empresários e membros do Judiciário.

As propostas de regulamentação, que complementam o texto base da reforma tributária aprovado ainda em 2023, estavam em “banho maria”, aguardando análise dos parlamentares que, desde o início do ano legislativo, têm discutido outras pautas, como a “taxação das blusinhas” – aprovada no início do mês, e que prevê a cobrança do Imposto de Importação nas compras em sites internacionais de até US$ 50, a partir de 1º de agosto.

A pressa agora ocorre, na avaliação de muitos parlamentares, devido ao calendário eleitoral, com as eleições municipais no segundo semestre, e as negociações para a sucessão de Lira que devem acontecer logo em seguida.

Perguntas e respostas sobre a reforma tributária; ouça o podcast

Regulamentação da reforma tributária expõe briga por protagonismo entre governo e Congresso, Lira diz que dois grupos de deputados devem analisar regulamentação da reforma tributária.

Tramitação apressada é decisão política e pode prejudicar setores, segundo instituto especializado em tributação.

A regulamentação da reforma tributária resultará na criação de novos impostos aprovados no ano passado para substituir taxações anteriores. Eles são a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o chamado Imposto do Pecado (assim batizado por prever alíquotas diferentes para produtos como cigarros e bebidas, por exemplo).

Mas o texto enviado pelo governo para que a reforma tributária seja realmente colocada em prática tem polêmicas. Uma delas consiste em regimes diferenciados para diversas categorias, ou seja, quais setores do mercado vão pagar menos e quais vão ter que pagar mais para compensar os descontos. Outra polêmica foi instalada a partir da discussão de quais itens da cesta básica terão isenção de impostos.

Com tantas peculiaridades, o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, acredita que a pressa para se votar um projeto tão extenso em apenas duas semanas pode prejudicar uma análise detalhada de todos os aspectos da regulamentação e prejudicar setores que serão afetados. Olenike afirmou que esses setores “terão pouco tempo para reivindicar possíveis mudanças no texto”.

“A pressa do Sr. Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, em colocar para votação a regulamentação da reforma tributária, antes do recesso parlamentar, mostra que se trata de uma decisão política. Essa medida pode prejudicar os interessados em sanar possíveis injustiças tributárias constantes da matéria principal”, completa o presidente do IBPT.

Além da política: para analista, pressa na regulamentação pode aumentar carga tributária
Na avaliação do cientista político Adriano Cerqueira, docente da faculdade Ibmec, mais do que a pressa para votar a regulamentação da reforma, Lira quer transformar a matéria em um legado de sua gestão à frente da Câmara dos Deputados. Mas ele pode acabar provocando um aumento de carga tributária ao acelerar a discussão sobre tributos previstos no texto enviado ao Congresso pelo governo.

“A gente corre um grande risco de ter um aumento substancial da tributação no país, porque o contribuinte, em tese, estaria representado pelos seus representantes eleitos na Câmara dos Deputados, mas, ao mesmo tempo, a gente sabe da pressão que prefeitos, governadores de estados e o próprio governo federal fazem sobre os parlamentares'”, destaca o professor.

Cerqueira diz ainda que, como 2024 é um ano eleitoral, o risco de que o atendimento a interesses de prefeitos, governadores e do próprio presidente seja prioritário. Isso traz ainda mais preocupação sobre o impacto dessa regulamentação tributária junto ao contribuinte.

O cientista político também destaca que, em virtude da complexidade do tema, muitos deputados nem saberão o que estão votando e não têm consciência do impacto das medidas para a economia brasileira.

Já o analista Juan Carlos Gonçalves, do Ranking dos Políticos, lembra da importância da aprovação da reforma tributária na totalidade para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que pretende deixar como legado a conclusão da matéria, que tramitava sem sucesso há décadas no Congresso Nacional.

“Ele [Arthur Lira] está empenhando seu capital político para aprovar, até o dia 17 de julho, o PLP n.º 68/24, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS)”, afirma Juan Carlos.

“A votação iminente requer uma mobilização intensa das lideranças políticas para que se alcance um consenso em torno do texto final. Lira está confiante de que, com esforço e dedicação, será possível superar os desafios e aprovar as mudanças necessárias para a implementação da nova estrutura tributária”, completa o diretor do Ranking dos Políticos.

O calendário para a discussão e inclusão na pauta de votações da regulamentação da reforma deverá ser definido na próxima quarta-feira (3), na reunião semanal do colégio de líderes com o presidente da Câmara dos Deputados.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional11 minutos ago

Bolsonaro vai ser preso? Brasil já teve seis ex-presidentes detidos; vejam a lista

ESTADO58 minutos ago

João Azevêdo entrega e inspeciona obras de educação, esporte, estrada e saúde que somam mais de R$ 43 milhões

ESTADO60 minutos ago

Governo da Paraíba distribui 100 mil alevinos e beneficia pescadores da região de Condado, no Sertão

Segurança Pública1 hora ago

Seap-PB e Espep firmam cooperação técnica e acadêmica para certificação de cursos ofertados a reeducandos

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Divulgado o resultado preliminar da etapa de habilitação do Prêmio Hip Hop Paraíba

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Secties lança programa “Astronautas da Nau Catarineta” na Parahyba FM

Politíca1 hora ago

Emenda de Jutay garante distribuição de 100 mil avelinos e beneficia pescadores da região de Condado

Politíca1 hora ago

Camila e Efraim conseguem cozinha comunitária que vai garantir segurança alimentar para crianças de Guarabira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Brasil ultrapassa EUA pela 1ª vez e se torna maior produtor e exportador mundial de algodão

Segurança Pública15 horas ago

Paraíba permite instalação de empresas em presídios com foco na empregabilidade de reeducandos

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Concurso da Cagepa: publicado novo edital com retificações

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Saiba como funciona o drone brasileiro capaz de lançar mísseis; equipamento será usado pelo Exército

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Dê adeus às chamadas de spam com essa configuração que todo celular Android tem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

YouTube lança IA para tirar música com direito autoral do vídeo sem apagar tudo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Projeto do maior reator de fusão nuclear do mundo avança

Nacional16 horas ago

Há 75 anos, padre redigiu 1º projeto de lei do Brasil sobre o aborto

Educação & Cultura16 horas ago

Comissão vai debater colapso das carreiras do FNDE e do Inep

Educação & Cultura16 horas ago

CE analisa regime especial a estudantes com questões de saúde ou com filhos

Segurança Pública16 horas ago

Com Silvio Almeida, CDH celebra os 25 anos da lei de proteção a testemunhas

ECONOMIA16 horas ago

Veja as datas de pagamento do Bolsa família de julho! Não perca

Esporte17 horas ago

‘Chama’ de Poatan conquista gringos e brasileiro se torna fenômeno viral em férias após UFC 303; veja

CIDADE17 horas ago

Prefeito inaugura Monumento à Bíblia e ressalta importância para a fé cristã

CIDADE17 horas ago

Obras de infraestrutura e urbanização na Zona Sul de João Pessoa atraem investidores do ramo imobiliário e da construção civil

Nacional17 horas ago

Gonet terá que contrariar posição da PGR se quiser denunciar Bolsonaro no STF

Judiciário17 horas ago

Senador por apenas 21 dias, Dino ganhou plano de saúde vitalício

Nacional17 horas ago

Vídeo: Em evento, Lula confunde garrafa de água com microfone

ECONOMIA17 horas ago

Número de famílias endividadas aumenta em junho e alcança 47,6%

Nacional17 horas ago

PEC contra drogas só no fim do ano… e olhe lá

ECONOMIA17 horas ago

Sem ataques de Lula contra o Banco Central, dólar recua 1,72%

Nacional17 horas ago

“Não se preocupem comigo, escolhi esse caminho e sou feliz”, diz Bolsonaro após indiciamento da PF

Internacional12 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO12 meses ago

JIBÓIA

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

Internacional3 meses ago

China

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ECONOMIA21 horas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional21 horas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura21 horas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional21 horas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde5 dias ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA5 dias ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde1 semana ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA1 semana ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional1 semana ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura2 semanas ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional2 semanas ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca2 semanas ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura2 semanas ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde2 semanas ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TURISMO RURAL EM ROTA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TOMÁS DE AQUINO: O SANTO QUE TROUXE RAZÃO PARA A FÉ

Segurança Pública2 semanas ago

REGULAMENTAR O USO DE DROGAS PODE SER NECESSÁRIO

Saúde2 semanas ago

PL DO ABORTO: O QUE PODE MUDAR NA LEI QUE IGUALA ABORTO A HOMICÍDIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br