Connect with us

Nacional

Polarização transborda para eleições municipais e pode decidir voto de metade dos brasileiros

Autor do livro “Biografia do abismo” discute as consequências da calcificação política na Bienal do Livro, em São Paulo

A eleição presidencial mais concorrida da história da democracia brasileira consolidou o processo de polarização no país em torno dos líderes políticos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Naquele ano, diferente das eleições com votações diretas desde 1989, o resultado das urnas transbordou para a sociedade com repercussões em relacionamentos e nas escolhas diárias da população.

Dois anos depois, o fenômeno da polarização nacional pode ser decisivo nas eleições municipais pela primeira vez, com peso equivalente às propostas locais apresentadas nas campanhas a prefeito. Em entrevista à Gazeta do Povo, o cientista político e sócio-fundador da Quaest, Felipe Nunes, afirma que os candidatos apoiados ou identificados com Bolsonaro e Lula podem disputar cerca de 50% dos votos nas maiores cidades do Brasil, conforme as pesquisas eleitorais do instituto.

“Há uma demanda de aproximadamente metade do eleitorado de todas as grandes capitais brasileiras por candidatos aliados a Lula ou a Bolsonaro. Ou seja, nós estamos falando de eleições municipais, que em tese, são sobre buracos de ruas, escolas e postos de saúde, mas que metade [dos eleitores] diz que tem preferência por um lulista ou por um bolsonarista”, comenta Nunes, que é autor do livro “Biografia do abismo” (Editora Harper Collins), que trata do ápice da calcificação política no país, escrito em parceria com o jornalista Thomas Traumann.

O cientista político ressalta que a tendência sofre variação conforme o eleitorado de cada capital, identificado mais ou menos com Lula e com Bolsonaro. “Por exemplo, em Cuiabá (MS), você tem uma demanda grande por um prefeito aliado ao Bolsonaro, enquanto em Recife (PE) a preferência é maior por um prefeito aliado ao Lula”, acrescenta.

De acordo com a Quaest, entre 21 capitais pesquisadas, o ex-presidente tem maior influência em nove cidades, enquanto o presidente petista lidera na preferência como cabo eleitoral em três capitais. Nas demais, houve empate técnico.

Lançado no final de 2023, o livro “Biografia do abismo” apresenta como a polarização política entre PT e PSDB se transformou no acirramento social entre os grupos identificados com Bolsonaro e com Lula a partir de 2018, transbordando a opção do eleitor da urna para as decisões cotidianas, como com quem se relacionar na família e no trabalho, quais serviços e produtos consumir, como criar os filhos e a escolha pelos locais a frequentar, entre eles, restaurantes, escolas e igrejas.

“É claro que o buraco da rua aparece mais na eleição municipal do que na nacional. Não é todo mundo que está votando conforme essa identidade, mas é um processo, uma tendência que parece que veio para ficar. Cada vez mais, as pessoas se comportam de acordo com essas identidades”, analisa o cientista político, que apresentou o livro na Bienal de São Paulo, realizada entre 6 e 15 de setembro.

O comportamento do eleitor no voto não é o partido. É a identidade que o candidato carrega. O que importa é o que ele representa e quais os valores que ele defende. É isso que está em jogo

Felipe Nunes, sócio-fundador da Quaest
A realidade impõe a necessidade de adaptação das campanhas eleitorais, apesar de muitos candidatos ainda negarem a influência da polarização exacerbada nas eleições municipais deste ano. “Muita gente ainda está sem saber como fazer essa conexão. A questão não é você ser apoiado pelo Lula ou pelo Bolsonaro, a questão é se você é mesmo alguém que o eleitor identifica como candidato que carrega aqueles valores.”

Felipe Nunes cita o exemplo do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), que passou a disputar o voto da direita com o candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). Enquanto o prefeito tem o partido de Bolsonaro na chapa, Marçal usa o discurso antissistema nas redes sociais e contra o establishment da política tradicional para representar o eleitorado apoiador de Bolsonaro.

“Os eleitores de direita procuraram um candidato que fosse, de verdade, de direita. Mesmo que o Bolsonaro tenha indicado um outro nome, a candidatura do Marçal se impôs, pois ela é uma candidatura que, realmente, se identificou com eleitor de direita. Essa calcificação é relevante, está presente e o caso de São Paulo é o mais eloquente neste sentido”, compara.

Marçal repagina versão “Bolsonaro 2018” e cresce na direita com discurso antissistema e combativo
Pesquisa: índice de polarização afetiva é o maior das eleições em 20 anos
Antes política e limitada ao pleito presidencial disputado por tucanos e petistas, a temperatura da polarização afetiva subiu nas ruas e nas eleições pelo país. “Essa é uma nova tendência na política brasileira, exatamente pelo processo que a gente descobriu no livro. Agora, o eleitor tem posição, tem identidade e virou um torcedor, assim como os de times de futebol. Tem camisa, tem cor e é apaixonado. A política deixou de ser apenas uma questão racional para virar um tema de afetos”, alerta Nunes.

De acordo com o livro, os pesquisadores Mario Fuks e Pedro Henrique Marques estudaram a polarização afetiva no país com os dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb) e identificaram a mudança de comportamento nas eleições de 2018, quando o indicador apontou para o acirramento acima da média dos pleitos presidenciais da era PT x PSDB, monitorados a partir de 2002.

O índice é calculado com base na escala 0 a 10 após o eleitor responder o quanto gosta ou não dos dois principais candidatos à Presidência da República, sendo 0 “não gosta de jeito nenhum” e 10 “gosta muito”. Ou seja, se um eleitor de direita responde com um 8 para Bolsonaro e 1 para Lula, a pontuação é de 7 pontos. Depois disso, a média geral da amostragem aponta para o indicador de polarização.

Na última eleição presidencial entre petistas e tucanos, em 2014, o índice foi 4,42 no pleito que teve como resultado à reeleição de Dilma por 3,2% de diferença sobre Aécio Neves. Com Bolsonaro assumindo o posto de antagonista ao petismo, o indicador subiu para 5,61 em 2018, quando o candidato de direita bateu Fernando Haddad com uma diferença maior que 10% dos votos válidos.

Em 2022, o duelo entre presidentes com os dois maiores líderes políticos da história recente do país teve um índice de polarização afetiva de 6,92 na eleição mais apertada nas urnas desde 1989: Lula venceu com ligeira vantagem de 1,8% dos votos.

Em junho de 2022, a pesquisa Genial/Quaest usou um método de institutos internacionais para medir o grau de polarização ao perguntar aos eleitores como se sentiriam se tivessem um filho ou uma filha casada com um adepto do grupo político contrário, sendo que as respostas “infeliz” ou “muito infeliz” indicam a tendência de distanciamento de pessoas que votam em oposição ao candidato escolhido pelo entrevistado.

Entre lulistas, o percentual foi de 26% e o número chegou a 28% nas respostas dos eleitores de Bolsonaro. “O Brasil está tão polarizado afetivamente quanto os Estados Unidos, onde 38%, segundo a pesquisa Ipsos, se sentiriam infelizes com o casamento de seus filhos com alguém do grupo rival”, comentam os autores de “Biografia do abismo”.

Financiamento mostra maior interesse do PT nas eleições de São Paulo enquanto PL foca no Rio
Conservadores cristãos são maioria entre eleitores de Bolsonaro
O livro divide o espectro de eleitores de Bolsonaro em quatro identidades, sendo que 29% do eleitorado é formado pelos “conservadores cristãos”. O maior grupo entre os apoiadores do ex-presidente vive nas áreas urbanas e defende as instituições tradicionais, como família, segurança pública e direitos de propriedade.

Nunes e Traumann lembram que Bolsonaro foi o primeiro presidente desde a redemocratização a defender abertamente esses valores, em alinhamento à maioria dos evangélicos e parte dos católicos. “Os conservadores cristãos enxergam no PT o avanço das pautas progressistas e uma quebra de autoridade de pais, professores e policiais”, apontam os autores.

Formado pela classe média, proprietários de pequenas e médias empresas, localizadas principalmente no Sul e no Sudeste, o grupo dos “empreendedores” corresponde a 4% dos eleitores do ex-presidente. Segundo o livro, os operadores do mercado também integram esse perfil, que considera o Estado corrupto e ineficiente e defende a redução de impostos.

“Os empreendedores defendem valores liberais e se tornaram radicalmente antipetistas a partir do governo Dilma. Para eles, o PT é sinônimo de atraso, corrupção e recessão.” Além disso, pesquisas realizadas pela Quaest estimam que 14% dos eleitores de Bolsonaro fazem parte da identidade chamada de “agro” pelos autores do livro. De acordo com eles, os eleitores vivem em regiões dominadas pela cultura sertaneja e beneficiadas economicamente pelo “boom” das exportações de commodities.

A associação do PT ao Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é considerada uma ameaça. “Bolsonaro se aproximou do grupo com sua defesa intransigente da posse e do uso de armas, seus ataques às invasões de terra e sua política de governo contra legislações ambiental e indígena”, comentam Nunes e Traumann. O menor grupo dentro do espectro político é dos radicais, com 2% de representação.

Entre os eleitores de Lula, o grupo “D/E” corresponde a 30% do eleitorado, formado por dependentes de serviços estatais e beneficiados por programas sociais, que vivem principalmente no Nordeste. Outros dois segmentos são chamados de “petistas” e “progressistas”. O primeiro equivale a 8% do eleitorado de Lula com “sentimento de revanche histórica” pelo impeachment de Dilma.

Com 10% dos lulistas em 2022, os progressistas defendem pautas da esquerda em oposição à agenda de Bolsonaro. O último grupo é dos “liberais”, com apenas 3%, mas considerado fundamental para vitória de Lula nas urnas pela articulação com outros partidos e nomes como Geraldo Alckmin (PSB) e Simone Tebet (MDB).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte13 horas ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional13 horas ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura13 horas ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional14 horas ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE14 horas ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública14 horas ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública14 horas ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional14 horas ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário14 horas ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura14 horas ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE14 horas ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional14 horas ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário14 horas ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO14 horas ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca14 horas ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca14 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca14 horas ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca14 horas ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

Saúde14 horas ago

O que é a febre oropouche e o que se sabe sobre a doença

Judiciário15 horas ago

OAB-PB divulga resultado da eleição para desembargador do TJPB; veja nomes

CIDADE19 horas ago

Nilvan Ferreira recebe apoio estratégico de Irmão Jauires e intensifica campanha rumo à prefeitura de Santa Rita

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Pagode e Samba Entre Amigos: Prepare-se para a Melhor Noite de Música e Diversão no Celebration

Nacional2 dias ago

Programa “Lawfare nunca mais” destaca a trajetória de Daniel Pereira e os desafios enfrentados por governos democráticos no Brasil

Politíca2 dias ago

Estou pronto para ser o prefeito que Santa Rita precisa: Uma cidade que clama por liderança verdadeira

ESTADO2 dias ago

Governo da Paraíba encerra Painel Paraibano de Mudanças Climáticas nesta quinta e sexta, em João Pessoa

ECONOMIA2 dias ago

Calendário INSS setembro 2024: Confira as datas de pagamento

Esporte2 dias ago

Merab Dvalishvili explica beijos nas costas de Sean O’Malley durante disputa de cinturão no UFC 306

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional7 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO7 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional7 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional7 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br