Politíca
Segundo turno em João Pessoa – Cícero Lucena x Marcelo Queiroga – Propostas e perfis dos candidatos
Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL) disputam segundo turno das eleições 2024 em João Pessoa. Veja as principais propostas para a prefeitura
Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL) disputam o segundo turno das eleições municipais 2024 para a Prefeitura de João Pessoa–PB no dia 27 de outubro. O atual prefeito Cícero Lucena terminou o primeiro turno com 49,16% dos votos, enquanto o ex-ministro da saúde Marcelo Queiroga obteve 21,7%.
A expectativa era de reeleição de Lucena em primeiro turno e que Luciano Cartaxo ficasse em segundo lugar, mas Marcelo Queiroga (PL) ganhou fôlego nas intenções de voto na final da campanha. O ex-ministro da Saúde subiu 13 pontos percentuais nas últimas semanas, foi de 3%, em setembro, para 16% das intenções de voto, segundo pesquisa Quaest divulgada no último sábado (5/10).
Caso conquiste a reeleição, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, quer ampliar a frota de transportes coletivos, modernizar a infraestrutura urbana, ampliar a rede de escolas de educação integral e construir o Hospital de Doenças Raras que integrará o Complexo de Doenças Raras.
Leia as propostas de governo de Cícero Lucena, candidato à reeleição à Prefeitura de João Pessoa.
Já o candidato à Prefeitura de João Pessoa Marcelo Queiroga, caso seja eleito, pretende manter e aperfeiçoar programas de formação continuada e de premiação para os profissionais da educação, expandir a rede coletora de esgoto, criar a rede municipal de saúde infantil e aumentar a quantidade de policlínicas no município.
Leia as propostas de governo do candidato Marcelo Queiroga, candidato a prefeito de João Pessoa.
Quem são os candidatos a prefeito que disputam o segundo turno em João Pessoa das eleições 2024
Cícero Lucena (PP)
Cícero Lucena (PP), 56 anos, é o atual prefeito de João Pessoa–PB. Foi eleito com 53% dos votos válidos em 2020 e desponta como favorito à reeleição nas eleições municipais de 2024. Filiado ao Progressistas e natural de São José dos Pinhais–PB, o empresário da construção civil iniciou a carreira política em 1990, quando foi escolhido vice na chapa para o governo de Ronaldo Cunha Lima. Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para se candidatar ao Senado, Lucena, aos 37 anos, assumiu o governo e se tornou o governador mais jovem da Paraíba. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa e reeleito em 2000. Em 2006, foi eleito senador. E em 2012 foi novamente candidato à prefeitura, mas perdeu a disputa no segundo turno. Neste ano, Cícero Lucena está novamente no segundo turno no pleito para a Prefeitura de João Pessoa. É candidato a prefeito de João Pessoa, em chapa com o atual vice-prefeito Léo Bezerra (PSB), ambos em busca da reeleição.
Marcelo Queiroga (PL)
Ex-ministro da Saúde durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o médico cardiologista Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, 58 anos, assumiu a missão de gerenciar a vacinação da população contra a Covid-19. Queiroga foi o quarto ministro a assumir a pasta durante a gestão de Bolsonaro. Marcelo Queiroga está no segundo turno da disputa pelo cargo prefeito de João Pessoa, ao lado de Sergio Queiroz (Novo) na chapa, como candidato a vice.