ECONOMIA
Dólar fecha em leve alta, a R$ 5,70, à espera por pacote econômico
Expectativa é que a equipe econômica anuncie em breve um programa de revisão de gastos do governo
O dólar fechou em leve alta de 0,06%, a R$ 5,70, nesta segunda-feira (28/10), após oscilar durante todo o dia. No radar dos investidores estava o resultado do segundo turno das eleições municipais e a expectativa por um pacote de cortes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nas últimas semanas, o ministro afirmou que a equipe econômica vem trabalhando em um programa de revisão de gastos.
Nesta segunda-feira (28/10), a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que o governo precisa ter “coragem” para cortar gastos com políticas públicas ineficientes, visando garantir que o Orçamento da União disponha dos recursos necessários para a realização de investimentos.
“Os números estão aí para mostrar que tudo o que tinha que dar certo deu”, disse Tebet. “Só falta uma coisa: temos que ter a coragem de cortar aquilo que é ineficiente. Erros e fraudes já foram cortados em 2023, porque eles eram fruto da pandemia. Agora, é hora de acabar com as políticas públicas que ineficientes, para podermos não fazer superávit, mas fazer os investimentos necessários em infraestrutura”, afirmou a ministra.
Na mesma linha, também nesta segunda, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltou a afirmar que, se o Brasil quiser ter juros estruturalmente mais baixos, precisará apresentar medidas que sejam interpretadas como um choque fiscal positivo.
Mais cedo, o Relatório Focus, que reúne as estimativas do mercado financeiro para a economia, indicou uma nova elevação da projeção de inflação para este ano, no quarto avanço seguido. A previsão passou de 4,50% na semana passada para 4,55% nesta semana, ficando acima do teto da meta.
Lá fora, as atenções seguem voltadas para as eleições americanas. As últimas pesquisas de intenção de voto indicam que os dois candidatos, a democrata Kamala Harris e republicano Donald Trump, estão empatados dentro da margem de erro no voto popular. Isso significa que a eleição deve ser decidida voto a voto e, atualmente, aponta para um cenário indefinido.
Investidores também aguardam os novos dados de emprego e inflação, que devem dar novos sinais sobre quais devem ser os próximos passos do Federal Reserve (Fed) na condução dos juros do país. O Ibovespa fechou em alta de 1,02%, aos 131.213 pontos, perto da máxima de 131.421 pontos.