Connect with us

ECONOMIA

Indústria nacional cresce 1,1% em setembro, segundo resultado positivo seguido

A produção industrial brasileira avançou 1,1% na passagem de agosto para setembro. O ganho de ritmo acontece após a variação positiva de 0,2% verificada no mês anterior. Em relação a setembro de 2023, a indústria teve crescimento de 3,4% na sua produção. No ano, acumula alta de 3,1% e, em 12 meses, expansão de 2,6%. Com esses resultados, a indústria se encontra 3,1% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas está 14,1% aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM – Brasil), divulgada hoje (1) pelo IBGE.

“O desempenho positivo da indústria em setembro mostra uma intensificação da variação positiva verificada em agosto. A combinação de resultados dos dois últimos meses significou um ganho acumulado de 1,4%, eliminando o recuo de 1,3% observado em julho. Há um ganho de ritmo da produção em 2024, e isso fica claro quando comparamos o patamar da indústria em setembro deste ano com dezembro de 2023, com o setor industrial 2,9% acima, evidenciando a permanência de uma trajetória ascendente”, explica André Macedo, gerente da PIM Brasil. Segundo ele, o maior dinamismo da indústria em 2024, quando comparada a 2023, está relacionado a fatores como a incorporação de mais pessoas ao mercado de trabalho, redução da taxa de desocupação, aumento da massa salarial, melhora nas condições de crédito, diminuição da inadimplência e menor taxa de juros.   

De agosto para setembro, três das quatro grandes categorias econômicas e 12 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram alta na produção. As principais influências positivas vieram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%), produtos alimentícios (2,3%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,5%), produtos do fumo (36,5%), metalurgia (2,4%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,3%).

Responsável pelo maior impacto positivo no resultado deste mês, o setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%) voltou a crescer após recuar em julho e agosto, período no qual acumulou perda de 3,5%. O segmento de produtos alimentícios (2,3%) foi outro que interrompeu uma sequência de dois resultados negativos, quando teve perda somada de 4,2%. “Essas duas atividades vinham de dois meses consecutivos de queda, de modo que tinham uma base de comparação baixa. Em termos de produtos, óleo diesel e gasolina foram os destaques na primeira, enquanto na segunda os derivados da soja, o açúcar e carnes de aves e suínos se sobressaíram”, acrescenta André.   

No sentido oposto, entre as 12 atividades que apresentaram queda na produção, indústrias extrativas (-1,3%) e produtos químicos (-2,7%) exerceram os principais impactos negativos. A primeira voltou a recuar após avançar 1,0% no mês anterior, enquanto a segunda interrompeu três meses seguidos de crescimento na produção, período em que acumulou expansão de 10,5%. Também houve diminuições expressivas nos ramos de outros equipamentos de transporte (-7,8%) e de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-3,7%).

Em relação às grandes categorias econômicas, ainda na comparação com agosto, o setor de bens de capital (4,2%) apresentou a taxa positiva mais alta em setembro de 2024, eliminando parte da perda de 4,6% registrada no mês anterior. Os segmentos de bens intermediários (1,2%) e de bens de consumo semi e não duráveis (0,6%) também mostraram crescimento na produção em setembro. Os dois obtiveram o segundo resultado positivo consecutivo e, no período, acumularam avanços de 1,6% e 1,1%, respectivamente.

No sentido inverso, o setor de bens de consumo duráveis, ao recuar 2,7%, marcou a única taxa negativa em setembro de 2024, repetindo o nível de perda verificado em agosto. Com os dois resultados negativos seguidos, totaliza um recuo de 5,4%. Nos meses de junho e julho de 2024, porém, essa categoria econômica acumulou expansão de 13,2%.

Atividade industrial sobe 3,4% na comparação interanual

Frente a setembro de 2023, a indústria cresceu 3,4%, com resultados positivos em todas as quatro categorias econômicas, 20 dos 25 ramos, 54 dos 80 grupos e 62,2% dos 789 produtos pesquisados. As principais influências positivas vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (19,5%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,3%). Isso ocorreu, principalmente, pela maior produção dos itens autopeças, ônibus, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, automóveis, veículos para o transporte de mercadorias e carrocerias para ônibus e caminhões, na primeira; e álcool etílico e óleo diesel, na segunda.

Os setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (17,9%), de metalurgia (6,7%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14,8%), de produtos de metal (8,7%), de produtos de borracha e de material plástico (6,5%), de móveis (16,2%), de máquinas e equipamentos (5,1%), de produtos de minerais não metálicos (6,9%), de produtos químicos (2,0%), de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (6,3%) e de produtos de madeira (9,5%) também contribuíram positivamente.

Pelo lado das quedas, a atividade de indústrias extrativas (-2,9%) exerceu a maior influência negativa, pressionada, sobretudo, pela menor extração de óleos brutos de petróleo. Outros impactos negativos importantes vieram de produtos alimentícios (-0,8%) e impressão e reprodução de gravações (-12,0%).

“O patamar de produção da indústria em 2024 é claramente superior ao do ano passado. No entanto, é preciso lembrar que 2023 terminou com uma variação positiva de 0,1%, ou seja, o crescimento deste ano ocorre sobre uma base ainda baixa”, observa André.

Mais sobre a pesquisa

PIM Brasil produz indicadores de curto prazo desde a década de 1970, relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. A partir de março de 2023, teve início a divulgação da nova série de índices mensais da produção industrial, após reformulação para atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes; elaborar uma nova estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes; atualização do ano base de referência da pesquisa; e a incorporação de novas unidades da federação na divulgação dos resultados regionais da pesquisa. Essas alterações metodológicas são necessárias e buscam incorporar as mudanças econômicas da sociedade.  

 A próxima divulgação, relativa a outubro de 2024, será em 04 de dezembro. Os resultados da pesquisa também podem ser consultados no banco de dados Sidra.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca3 horas ago

Vereadora questiona estoque de vacinas em João Pessoa

CIDADE3 horas ago

CMJP autoriza serviço de bronzeamento artificial em João Pessoa

CIDADE3 horas ago

Vereador aborda homenagem e prevenção ao câncer na tribuna da CMJP

Nacional16 horas ago

Gleisi critica Bolsonaro e recebe resposta: “A amante está nervosa”

Nacional16 horas ago

Justiça mantém condenação de hacker por calúnia contra Jair Bolsonaro

Nacional16 horas ago

Do Val quer que Tribunal Penal Internacional julgue Moraes

Nacional16 horas ago

Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele

Nacional16 horas ago

Menos de 10% dos municípios convocaram conferências do meio ambiente

Esporte16 horas ago

Em luta de tentativas de finalização, Luana Pinheiro perde para canadense por decisão unânime

Esporte16 horas ago

F1: Jornal confirma permanência de Perez na Red Bull em 2025

Esporte16 horas ago

Mixto e Botafogo-PB se classificam para a decisão do Paraibano feminino

Esporte17 horas ago

Dorival comanda 1º treino da seleção e inicia preparação para duelo com a Venezuela em Belém

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Veja os direitos de quem trabalha nos feriados dos dias 15 e 20

Educação & Cultura17 horas ago

UFPB realiza transmissão de cargo e gestão da Reitora Terezinha Domiciano começa nesta terça (12)

Politíca17 horas ago

Mostrando compromisso com gestores, Murilo Galdino atualiza prefeitos sobre emendas e pautas municipalistas

ECONOMIA17 horas ago

Lula pediu inclusão de ministério em corte de gastos, diz Haddad

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Instagram altera atualização do feed para melhorar experiência do usuário

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Mudaram o satélite mais antigo do Reino Unido de lugar e ninguém sabe quem foi

Segurança Pública17 horas ago

PRF apreende duas motos e prende foragido em operações

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Sine-PB oferta mais de 690 vagas de emprego

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Último dia para inscrição no concurso da UFCG para técnico-administrativos

Educação & Cultura17 horas ago

Governador em exercício entrega obras no Centro de Treinamento de Professores em Sousa e destaca investimentos em Educação e Esporte 

Educação & Cultura17 horas ago

Governador em exercício visita e entrega escolas na região do Agreste paraibano nesta terça

ESTADO18 horas ago

Detran-PB adere ao sistema de Venda Digital de Veículos da Senatran

ECONOMIA18 horas ago

CAIXA inicia pagamento do bolsa família de novembro nesta quinta-feira (14/11)

ESTADO18 horas ago

Fique em dia: Mais de 18 mil clientes já negociaram débitos na campanha da Cagepa

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Ações do Governo do Estado impulsionam Alagoa Grande na liderança da produção de fava na Paraíba

Judiciário18 horas ago

 Arquivamento pela OAB-SP sobre a questão do 8 de janeiro de 2023

Saúde18 horas ago

Prefeitura de João Pessoa segue promovendo mobilização para prevenção das síndromes gripais

ESTADO18 horas ago

Sudema promove nova blitz educativa em Campina Grande sobre cuidados com animais nas ruas

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Saúde22 horas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura22 horas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO22 horas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional22 horas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional4 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca5 dias ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional6 dias ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional6 dias ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura6 dias ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional6 dias ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: BRIGADEIRO DE INHAME + SUCO DE CAPIM CIDRÓ + OMELETE DE ORA-PRO-NOBIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COP29: COMO O ‘LIXO DIGITAL’ POLUI O MEIO AMBIENTE

Saúde2 semanas ago

BEBER ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES DIFICULTA A DIGESTÃO?

Educação & Cultura2 semanas ago

A VISÃO DE CHARLES DARWIN SOBRE OS ESCRAVIZADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

GUERRA DOS CHIPS: CHINA ACABA DE DIFICULTAR A VIDA DE SEUS CONCORRENTES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

E-COMMERCE BRASILEIRO SUPEROU R$ 205 BILHÕES EM 2023

ECONOMIA2 semanas ago

BAHIA TERÁ PRIMEIRA FÁBRICA DE VIDRO SOLAR DA AMÉRICA LATINA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DICAS DE CUIDADOS COM A PLANTAÇÃO DE ROSAS

Educação & Cultura2 semanas ago

‘ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA NÃO É SABER DAS COISAS, É VER O FUTURO’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR AUSTRALIANO: O MELHOR AMIGO PARA QUEM AMA AVENTURA E ATIVIDADES

ECONOMIA2 semanas ago

BANCOS MUNDIAIS PREVEEM QUEDA NOS PREÇOS DO PETRÓLEO NOS PRÓXIMOS ANOS

Internacional2 semanas ago

CINCO PAÍSES VÃO PAGAR PARA MANTER FLORESTAS

Saúde2 semanas ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 semanas ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br