CONCURSO E EMPREGO
Concurso Correios: o que cai em Conhecimentos Gerais de Carteiro
Prevista para dezembro, a prova do concurso Correios terá a disciplina Conhecimentos Gerais somente para o cargo de Carteiro, de nível médio. Mas o que estudar?
O conteúdo programático de Conhecimentos Gerais no edital dos Correios aborda cinco temas principais de Geografia:
Noções básicas de cartografia: orientação (pontos cardeais); localização (coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude); e representação (leitura, escala, legendas e convenções)
Aspectos físicos do Brasil e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas).
Organização do espaço agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; organização do espaço urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas.
Dinâmica da população brasileira: fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional.
Formação territorial e divisão político-administrativa (organização federativa).
Cada questão de Conhecimentos Gerais vale 0,5 pontos, totalizando cinco pontos na prova. Para ser habilitado, o candidato precisa obter pelo menos 2 pontos nesta disciplina.
Além de Conhecimentos Gerais, a prova de Carteiro também terá questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Código de Conduta Ética e Integridade.
Como estudar para Conhecimentos Gerais do concurso Correios?
A professora Virginia Riguete recomenda que os candidatos estudem todos os tópicos previstos no edital, pois esta é a primeira vez que o concurso Correios aborda temas de Geografia em Conhecimentos Gerais.
“Nós não iremos trabalhar os temas sociais, políticos e econômicos, e sim um tema inteiramente geográfico. Ou seja, você precisa estudar de forma intensa todos os temas do concurso, sem deixar qualquer vertente de lado”, orienta.
O IBFC, banca organizadora do concurso, costuma inserir pegadinhas e contextualizar as questões, o que exige tanto memorização quanto interpretação.
Como os temas são densos, a professora aconselha organizar o tempo de estudo em blocos diários, com revisões e resolução de questões para reforçar o que foi aprendido.