Judiciário
TJPB realiza ‘roda de conversa’ em Santa Rita sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata
Servidores e colaboradores do Fórum da Comarca Santa Rita participaram de uma roda de conversa sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata. A iniciativa do Tribunal de Justiça da Paraíba, promovida pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), aconteceu na manhã desta segunda-feira (11). A médica Vivian Rayssa Machado foi a responsável pelas palestras e coordenação dos debates. Esse tipo de câncer é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. Para conter esse avanço da doença, é realizada em todo o mundo a ‘Campanha Novembro Azul’, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Ao agradecer à equipe da Gevid-TJPB, a juíza e diretora do Fórum de Santa Rita, Anna Carla Falcão, disse que “segundo os especialistas a prevenção e o cuidado contra o câncer de próstata são essenciais para a saúde masculina, especialmente porque esse tipo de câncer é um dos mais comuns entre os homens. Detectado precocemente, as chances de cura aumentam significativamente”, disse a magistrada, titular da 3ª Vara Mista de Santa Rita. “Nosso objetivo é salvar vidas e dar uma orientação na qualidade de vida de todos os homens que trabalham nesta unidade”, acrescentou.
A gerente Gevid, Valéria Beltrão, disse que além da prevenção ao câncer de próstata, também foram abordados, durante a conversa, vários cuidados e atenção à saúde do homem, com adoção de atitudes saudáveis. “Tratamos sobre a importância do sono, da prática de atividades físicas, da alimentação saudável, da ingestão de água, do cuidado e acompanhamento da saúde mental e dos exames periódicos anuais”, informou.
Por sua vez, a média Vivian Rayssa Machado informou que, o Novembro Azul não é só para o cuidado com o câncer de próstata, mas para que esses homens lembrem do cuidado da saúde como um todo, a parte de saúde mental, urológica, cardiovascular e endocrinológica. “Os homens também adoecem e são vulneráveis, assim como as mulheres. Então, nada mais justo do que criar essa conscientização, para que esses funcionários, servidores se conscientizem e busquem por realização dos exames periódicos, como o PSA para homens acima de 50 anos e para pacientes acima de 45 anos, com histórico familiar de câncer de próstata”, destacou.