Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Biotecnologia para o enfrentamento de doenças é tema de palestra para jovens pesquisadores

A bióloga Lenita Ramires, pesquisadora da Embrapa (Campo Grande-MS), associa a biossegurança ao risco zoonótico, ressaltando que 65% das doenças emergentes em humanos, hoje, têm origem zoonótica

O avanço tecnológico trouxe muitos benefícios para as áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, como a tecnologia do DNA recombinante e a edição gênica por CRISPR e, nesse cenário, que se faz necessário entender o papel da biossegurança. Inserida no contexto de saúde única, conectando saúde humana, animal, vegetal e ambiental, a biossegurança é aliada no enfrentamento de doenças. 

A bióloga Lenita Ramires, pesquisadora da Embrapa (Campo Grande-MS), associa assim a biossegurança ao risco zoonótico, ressaltando que 65% das doenças emergentes em humanos, hoje, têm origem zoonótica. Isso exige organização e planejamento, a partir da análise e prevenção de riscos, pois ao se reconhecer um perigo é possível classificá-lo como risco em uma simples manipulação. 

“Fazer o que for possível, nesses casos, é melhor do que nenhuma tentativa”, posiciona. Com o devido treinamento e qualificação da equipe, esse possível é amplificado, segundo ela. Além de capacitação, infraestrutura adequada, disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI), manutenção de ambiente e materiais, logística e transporte, resistência cultural e adesão, normas e regulamentação e controle em campo são pontos críticos para a biossegurança que devem ser acompanhados. 

Quando tais fatores são atendidos há sucesso, como o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA) que tem a vacinação sistemática, o monitoramento e a vigilância, a educação e a capacitação, e o controle de fronteiras e fiscalização como estratégias de biossegurança para a erradicação em zonas livres de vacinação, fortalecendo a exportação brasileira, por consequência. 

Adicionalmente, há inovações e soluções chegando. Ramires cita a automatização, as cabines de biossegurança de última geração assim como os EPIs, a biodescontaminação e outras variedades de desinfetantes, a inteligência artificial (IA) para análise preditiva de riscos, os laboratórios móveis de contenção biológica, os softwares de rastreamento de amostras e inventário, e a realidade virtual aumentada. 

“A biossegurança é uma abordagem estratégica e integrada para analisar e gerenciar os riscos relevantes para a vida e a saúde humana, animal e vegetal e os riscos associados para o meio ambiente”, define a especialista em biologia molecular, que aponta a Lei nº 11.105, de 2005, a Lei de Biossegurança, um marco inicial para a Ciência brasileira nesse âmbito. A Lei estabelece as normas de segurança e fiscalização para as atividades que envolvam organismos geneticamente modificados (OGMs).

Jornada Científica 
“Os desafios e as soluções em biossegurança na medicina veterinária: inovação e enfrentamento de doenças” foi tema da palestra proferida por Lenita Ramires, durante a V Mostra Regional de Ciências Agrárias, promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Famez/UFMS), na última semana. A primeira que a Embrapa Gado de Corte participou com a sua Jornada Científica e levou 43 resumos. 

Entre eles, o trabalho de iniciação científica de Guilherme Loff, Yasmin Said, Mariane Vilela, Luíce Gomes e Andréa Raposo, intitulado “Análises iniciais da transferibilidade do marcador molecular SCAR p779/p780 entre espécies do gênero Urochloa”, foi destaque na apresentação oral. 

Na categoria pôsteres, o “Uso de bactérias promotoras de crescimento em megathyrsus maximus”, de Bruna Vieira, Mateus Santos, Liana Jank, Mariângela Hungria e Alexandre Dias foi destaque na área ‘Agronomia e Engenharia Florestal’. Já na ‘Multidisciplinar’, foi a pesquisa sobre “Avaliação da modulação do perfil de resposta imune humoral para desenvolvimento de uma vacina contra cisticercose bovina”, de Júlia dos Santos Silva, Lenita Ramires, Paula Suniga, Jessica Moriya, Juliana Rieger, Guilherme Sousa, Eronides Marques e Flábio Ribeiro. 

Comissão Organizada da V Mostra Regional de Ciências Agrárias

A mudança no formato do evento está também na concepção e modelagem do mesmo. Pedro Paulo Pires, coordenador da Jornada 2024, comenta que a iniciativa desmistifica o conceito que se tem a respeito da Embrapa e como atuar em parceria com ela. Além disso, a interação entre estudantes, pesquisadores e professores traz ganho mútuo, acrescenta Andréa Raposo, vice-coordenadora. Os pesquisadores da Embrapa ratificam que levar os trabalhos da entidade para fora de seus portões abre infinitas possibilidades. 

Na observação de Gelson Difante, coordenador da pós-graduação em Ciência Animal da UFMS e integrante da coordenação da Mostra, já há articulações entre os especialistas das instituições, ocorrida durante os dias da Mostra, para futuros projetos, inclusive com intercâmbio de bolsistas. Atitude igualmente comentada por Pires e Raposo. Difante atua com os pesquisadores Denise Montagner, Alexandre Araújo e Rodrigo Gomes da Embrapa; enquanto Pires colabora, intensamente, com o mestrado profissional em Pecuária de Precisão da universidade. 
 
A parceria elevou o número de resumos apresentados. Em anos anteriores, a Mostra recebia ao redor de 50 trabalhos, conforme revela o diretor da Famez, Carlos Augusto Ramos. Em 2024, quase 200. Para Difante, Pires e Raposo, os alunos veem as duas organizações como uma janela de oportunidade, seja para estágio como para discussões enriquecedoras, capazes de incrementar estudos em andamento. 

“É uma experiência única esse desafio de apresentar trabalhos, ser avaliado por professores, que têm convívio mais próximo, mas também por pesquisadores da Embrapa. Isso enriquece e desafia, traz motivação. Acredito, inclusive, que aqueles que não se apresentaram se sentirão estimulados a participar nas próximas edições”, aposta o professor Difante. A animação dos jovens e a competência foram pontos notados na qualidade dos papers.

Avaliador dos trabalhos, Márcio Sanches considera toda essa troca fundamental para a Ciência. O fitopatologista da Embrapa vê nessa interação multidisciplinar uma saída diante de tantos desafios, que vão exigir investigações em rede para superá-los. “Não é só importante, é imprescindível se quisermos avançar”, afirma.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública4 horas ago

General choca ao disparar verdades sobre o pacote de Haddad contra os militares: não são suscetíveis à cooptação

Nacional4 horas ago

CNH terá categoria exclusiva para carros automáticos em 2025? Descubra

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

PEC da segurança cibernética passa pelo primeiro turno de discussão em Plenário

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Starlink no celular? Internet de Elon Musk funcionará sem antena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Investigação descarta que Vênus possa ter abrigado vida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Android traz recursos de IA e experiência segura única para celulares no Brasil

ECONOMIA5 horas ago

A utilização de empréstimos e os golpes que podem acontecer: entenda como se proteger

ECONOMIA5 horas ago

Banco Central emite comunicado para brasileiros que tem cartão de crédito

ECONOMIA5 horas ago

Dólar recua com alívio no exterior, após recorde a R$ 6,06 por descrença fiscal

Esporte5 horas ago

Irene Aldana exibe evolução após corte facial traumático em derrota para Norma Dumont; veja antes e depois

Esporte5 horas ago

F1: Ocon deixa Alpine e Doohan corre GP de Abu Dhabi

Esporte5 horas ago

De volta ao Belo, Mariotto se diz mais experiente por “pisar em finais”

Esporte5 horas ago

Alcaraz ficará com o treinador de Pablo Carreño Busta e viajará com ele já em fevereiro

CIDADE5 horas ago

Cícero Lucena recebe embaixador do Irã e projeta parcerias para promover avanços em João Pessoa

ESTADO5 horas ago

Governo divulga resultado final da etapa de análise documental do Edital Vladimir Carvalho de Fomento a Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba

CIDADE5 horas ago

Prefeitura ganha ‘Selo Sebrae de Referência em Atendimento 2024’ pela assistência aos empreendedores

ESTADO5 horas ago

Sefaz-PB implanta Carta de Serviços ao Usuário e novo layout da Sefaz Virtual

Educação & Cultura5 horas ago

Mussolini igual a Bolsonaro? O que ensina o curso de fascismo da escola do PT

Esporte6 horas ago

Corinthians domina, vence Bahia e encaminha vaga na Libertadores

Nacional6 horas ago

Reforma ministerial será grande, diz fonte próxima ao Planalto

Nacional6 horas ago

PT prepara vacina contra Pacheco para governo

Nacional6 horas ago

Insatisfação com Lula: MST invade terras

Nacional6 horas ago

Nikolas rebate Lewandowski sobre imunidade parlamentar

Nacional6 horas ago

Câmara inicia votação de urgência para pacote fiscal de Haddad; salário mínimo é foco de resistência

Nacional6 horas ago

Van Hattem critica diretor da PF e o desafia; confira

Esporte6 horas ago

Ginasta Rebeca Andrade é uma das 100 mulheres mais influentes de 2024

CIDADE6 horas ago

Prefeitura de João Pessoa dispõe de imunizantes em pontos fixos e móveis nesta quarta-feira

Politíca6 horas ago

DESENVOLVIMENTO: Murilo Galdino recebe reitora da UFPB e prefeitos paraibanos com pautas sobre ações e emendas

Segurança Pública6 horas ago

Em entrega de novas viaturas, Cícero Lucena celebra união entre Governo do Estado e Prefeitura para melhorar qualidade de vida em João Pessoa

Educação & Cultura7 horas ago

Professor da UFPB é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Judiciário7 dias ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde8 horas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde8 horas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA8 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO8 horas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura8 horas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde18 horas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública1 dia ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional1 dia ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde1 dia ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde1 dia ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura1 dia ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde2 semanas ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 semanas ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 semanas ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura3 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde3 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

O que é CLT?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br