Connect with us

Internacional

Refugiados de Gaza vivem sem direitos básicos no Egito

Mona é uma dos mais de 100 mil palestinos que fugiram da guerra para o Egito. Ela vive com seus três filhos pequenos sem renda, sem trabalho e preocupada com a terra natal e o futuro da família

Mona adorava o som do mar. Em Gaza, o mar era uma constante e a fazia esquecer os desafios cotidianos. “Sempre que estava com raiva ou triste, eu ia até lá e sentia que podia compartilhar minhas preocupações com ele. Gostaria de poder ver isso novamente”, diz a Palestina de 31 anos, que trabalhava em Gaza como apresentadora de rádio.

Mas a guerra naquele território mudou tudo. O mar perdeu sua inocência. Antes, era para ele que Mona, de 31 anos, costumava sussurrar suas preocupações, mas agora ele se tornou uma testemunha silenciosa de carência, morte e desespero.

No Cairo, o mar é apenas uma lembrança. A cidade é movimentada, cheia de luzes que nunca se apagam, mas ali Mona (que teve o nome alterado por questão de segurança) se sente estranhamente invisível. O mar está longe, acobertado por concreto e agitação, por um ar opressivo e um cotidiano que muitas vezes lhe tira o fôlego.

Há seis meses, ela mora na capital egípcia com seus três filhos. Estava grávida do caçula quando fugiu da guerra em Gaza com a filha de 6 anos, e o filho, de 4 anos. “Tive que deixar meu marido para trás porque não havia dinheiro suficiente para que ele deixasse o país.” A fuga foi financiada com 5 mil dólares que a família reunir com doadores no exterior.

Fuga cara e novos medos

Muitas vezes, ela e sua família tiveram que fugir das bombas e drones do Exército israelense, mais recentemente para viver em uma tenda à beira-mar. “Eu vi tanta morte e sofrimento”, desabafa.

No Cairo, novas preocupações estavam esperando por ela. Pouco depois da chegada, Mona foi despejada de seu primeiro apartamento. A proprietária temia possíveis represálias do Estado egípcio por estar alugando para refugiados palestinos. Para ela, esse foi outro golpe que a lembrou da incerteza da vida de refugiada. Os pensamentos sobre o que ela vivenciou em Gaza a assombram todas as noites.

Refúgio à beira do mar: palestinos em praia da Faixa de Gaza

Enquanto vários milhares de doentes e feridos foram autorizados a viajar para o Cairo para receber tratamento em hospitais egípcios, muitos palestinos também saíram de Gaza com a ajuda de embaixadas estrangeiras ou por meio de uma empresa egípcia.

A empresa cobrou uma alta “taxa de intermediação” para ajudar os palestinos a fugir da Faixa de Gaza. Foi dessa forma que Mona e seus filhos conseguiram deixar o território. Segundo relatos, a empresa estaria ligada aos serviços de segurança do Estado egípcio, mas estes negam qualquer relação.

Egito não quer manter palestinos no país

Não está claro quantos palestinos conseguiram de fato sair de Gaza e permanecer no Egito. No início de maio, o embaixador palestino no Egito, Diab al-Louh, estimou o número em cerca de 100 mil, mas organizações humanitárias locais acreditam que o número seja maior.

A passagem de fronteira de Rafah entre a Faixa de Gaza e o Egito foi fechada em 7 de maio, depois que os militares israelenses assumiram o controle da área. Por isso, Mona está bastante preocupada com seu marido.

Uma vez no Egito, a maior parte dos refugiados não recebe ajuda, com exceção dos que chegam para tratamento médico. A maioria tem vistos de turista que já expiraram há muito tempo, o que os coloca na situação de imigrantes ilegais, sem acesso à educação pública, atendimento médico e outros serviços.

Os palestinos não se enquadram no mandato da agência de refugiados da ONU, a Acnur, e, portanto, não recebem apoio formal. A agência das Nações Unidas de assistência aos refugiados palestinos, a UNRWA, é de fato responsável por eles, mas nunca teve um mandato para o Egito. Os refugiados dependem, portanto, de grupos voluntários que distribuem alimentos, roupas e calçados, procuram empregos temporários e coletam doações.

De acordo com uma análise do think tank Crisis Group, a guerra em Gaza representa desafios consideráveis para o Egito. O regime egípcio teme que a indignação pública com as ações de Israel na Faixa de Gaza possa desencadear protestos contra o governo do presidente Abdel Fattah al-Sisi, especialmente diante a situação econômica do país. Em março de 2024, dezenas de manifestantes foram presos no Egito após protestos contra a inflação e a pobreza.

O Egito não quer que os palestinos de Gaza se estabeleçam no país. De acordo com o Crisis Group, há preocupações de que Israel não permita o retorno dos refugiados palestinos.

Mona reprime o pensamento de que algum dia poderá retornar a Gaza. “As primeiras semanas aqui no Cairo foram muito difíceis, mas depois conheci Lucy.”

Alemã Lucy faz coleta doações de roupas para palestinos de Gaza

Ajuda de voluntários

Nascida na Alemanha, Lucy (que também prefere não revelar seu nome verdadeiro) vive no Egito há quase duas décadas. O Cairo é seu lar, e ela tem bons contatos na cidade. Ela se lembra exatamente de como Mona chamou sua atenção quando a cunhada da palestina a levou para uma excursão que fizeram juntas. “Notei como ela estava magra e pálida, obviamente grávida. Ela mal falava, mas me convidou para jantar mais tarde. Foi um encontro tranquilo, mas percebi que ela precisava de apoio.”

As duas mulheres começaram a se apoiar mutuamente. “Lucy é adorável e boa”, diz Mona com gratidão. “Ela não apenas me acompanhou até o parto, mas também organizou a comida para nós. Ela ajuda meus filhos em tudo. Graças a ela, meus filhos podem ser crianças aqui no Cairo.”

Nos momentos mais difíceis, quando as lembranças de Gaza assombram Mona e a sensação de medo retorna, Lucy está lá.

Para Lucy, essa forma de ajuda não é um projeto de caridade, mas um princípio de solidariedade. “A mutual aid é uma abordagem diferente da ajuda”, explica. “Ela é orientada para a comunidade, anticapitalista e livre de grandes organizações ocidentais que geralmente só servem a si mesmas”.

Ela já trabalhou com refugiados na Alemanha, cuidou de famílias e preencheu formulários. Mas conhecer Mona tem um significado especial. Lucy diz que sente a força e o orgulho que as pessoas de Gaza carregam, apesar de tudo o que viveram. “Mona sempre diz que é palestina, uma filha de Gaza. E ela tem orgulho disso.”

Sem direitos, sem escola, sem trabalho

No entanto, a situação legal no Cairo é difícil para Mona e outros palestinos de Gaza. Sem status de residência, muitos caminhos permanecem fechados. Seus filhos não podem ir à escola e ela mesma não tem permissão para trabalhar. “Em Gaza, eu conhecia tudo e todos, todos estavam dispostos a ajudar”, diz Mona. “Os egípcios são ótimas pessoas, mas o governo não nos quer.”

Lucy sempre leva Mona e as crianças para passeios, para que elas possam esquecer suas preocupações por um tempo

“Gaza é meu coração”, diz Mona. Ela sente falta das ruas, dos cafés, do senso de comunidade. “Não sei se minha casa ainda está de pé. O medo de que haja guerra lá novamente e que meus filhos corram perigo não me deixa ir.” No momento, ela não vê um futuro para si em Gaza.

Para Mona, Gaza é como um amor proibido – um lugar que pertence a ela, mas que ela só pode suportar de longe. Ela sonha em voltar, “mas somente se algum dia se tornar um lugar seguro”.

No Egito, Mona encontrou um pequeno momento de paz quando viajou com Lucy para Ain Sokhna, no Mar Vermelho. “Consegui compartilhar minhas preocupações com o mar novamente”, diz ela. Lucy entende o anseio de Mona e se lembra do sofrimento de muitos refugiados. “As pessoas não tinham nada, nem mesmo roupas íntimas”, recorda. Para ela, ajudar é uma questão de coração. No entanto, ela não sabe se Mona ficará no Cairo para sempre. Pois Mona continua com esperança de poder voltar a ver o mar em Gaza.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde28 minutos ago

Mundo teve mais de 10,3 milhões de infecções por sarampo em 2023

Nacional31 minutos ago

Polícia prende hacker e investiga possível ligação com homem-bomba do STF

Nacional33 minutos ago

Lobos solitários ou membros de uma alcateia? Quem é o ‘Alfa’ de Adélio Bispo?

Nacional36 minutos ago

Dallagnol condena atitude de Moraes ante a explosão no STF

Nacional39 minutos ago

Bolsonaro repudia atentado de Brasília e pede pacificação

Esporte43 minutos ago

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Judiciário47 minutos ago

Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe

ECONOMIA53 minutos ago

Sob governo Lula, carne registra a maior alta mensal desde 2020

Educação & Cultura1 hora ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 hora ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 hora ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CIDADE1 hora ago

Vereadores de Campina Grande Cobram Avanços em Projetos de Lei Pendentes

ESTADO1 hora ago

Governador em exercício Adriano Galdino participa de posse da reitora da UFPB

ESTADO1 hora ago

Governador em exercício Adriano Galdino visita obras do Hospital da Mulher e reforma do Arlinda Marques

CIDADE1 hora ago

Leo Bezerra visita obras da Orla Sul e ressalta avanços para proporcionar lazer, acessibilidade e qualidade de vida

Educação & Cultura2 horas ago

Enem 2024: Gabaritos e cadernos de questões estão disponíveis no portal do Inep

Nacional2 horas ago

Explosões lembram mais caso Adélio do que 8 de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Capacidade de armazenagem agrícola cresce 5,4% e chega a 222,3 milhões de toneladas no 1º semestre de 2024

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Primeiro prognóstico para a safra de 2025 prevê crescimento de 5,8% frente a 2024

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Publicadas portarias que autorizam a contratação de 619 profissionais para o Ministério da Saúde

Educação & Cultura2 horas ago

Dr. Flávio Pereira Gomes é o novo Procurador-Chefe junto à UFPB

ESTADO2 horas ago

Mais de 670 mil famílias paraibanas recebem o Bolsa Família a partir desta quinta (14)

ESTADO2 horas ago

Cagepa sobe 142 colocações em ranking do Valor Econômico e é destaque em publicação sobre o setor de saneamento

Nacional2 horas ago

Homem que morreu na frente do STF também queria matar Bolsonaro

Internacional3 horas ago

Trump monta sua nova administração e ‘escala seu dream team’

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Fim da jornada 6×1? Entenda os diferentes tipos de escala de trabalho existentes no Brasil

Judiciário3 horas ago

STF decide que terceirização implica deveres trabalhistas para contratantes

CIDADE3 horas ago

Peça encenada em Princesa Isabel aborda atribuições e homenageia cartórios

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura1 hora ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 hora ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 hora ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

O que é CLT?

Saúde1 dia ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 dia ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 dia ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional3 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional6 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br