Connect with us

CONCURSO E EMPREGO

Centro Pop da Capital encaminha pessoas em situação de rua para cursos e empregos e muda vidas

Ser invisível. Quando criança, muitas vezes, sonhamos em ter esse ‘poder’. No entanto, se adultos nos tornamos invisíveis, isso quer dizer que estamos totalmente excluídos da sociedade e, muitas vezes, desacreditados até por nós mesmos. As pessoas em situação de rua estão na lista desses seres sociais despercebidos pela maioria. Conjuntura que começa a ser modificada quando eles colocam os pés no Centro Pop, administrado pela Prefeitura de João Pessoa.

O Centro Pop é um dos braços da Coordenação da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Espaço acolhedor, é também endereço certo para quem precisa de direcionamento na vida para alcançar o mínimo de dignidade, seja através do mundo concreto de um prato de comida ou o encaminhamento para um emprego; ou no mundo subjetivo, de um abraço e um olhar sem julgamentos. 

“O Centro Pop atende toda pessoa e família em situação de rua. A demanda é espontânea. Eles chegam através de indicação, às vezes também vem encaminhado pela Defensoria Pública, do Escritório Social, do Consultório na Rua, de alguns serviços como o Ruartes, que é o serviço de abordagem também. Mas a maior parte é a demanda espontânea. Toda e qualquer pessoa em situação de rua e vulnerabilidade social é atendida aqui”, explicou a coordenadora do Centro Pop, Maria do Amparo dos Santos.

Ao cruzar o caminho do Centro Pop, as pessoas em situação de rua fazem um cadastro e voltam a existir. Já não são totalmente invisíveis, pois passam a ser enxergadas por Amparo e mais uma gama de profissionais que os recebe. São assistente social, pedagoga, advogado, educadores sociais, cozinheira, auxiliar de serviço, vigilante e uma pessoa no setor administrativo.

Todos os dias são servidos no local cerca de 170 refeições. São pelos menos 70 pessoas que passam por lá diariamente. Há também dormitórios e banheiros para que os atendidos repousem e possam fazer o asseio diário. É que muitos deles já foram encaminhados para empregos e estão aguardando um pouco mais de estabilidade para conseguir alugar um cantinho para viver e, finalmente, ter endereço fixo. Antes disso, porém, há burocracias necessárias a serem solucionadas. Mas, disso, o pessoal do Centro Pop também cuida.

“Quase que 80% a 90% chegam aqui sem nenhum documento. A gente começa o processo de retirada de documentos. Depois, encaminhamos para cursos ofertados por parceiros. O Tribunal Regional do Trabalho é um desses parceiros, onde lá tem o projeto Ruas que Falam”, informou Amparo.

Atualmente, os beneficiados estão fazendo cursos de língua portuguesa, informática e teatro. Também estão prestes a iniciar um curso de confeitaria. Todos chaves que podem abrir muitas portas para um recomeço.

E, para além desses encaminhamentos, o sentir-se gente é o que importa muito para eles, como descreveu um dos educadores sociais do Centro Pop, Dário Batista de Macedo, considerado a porta de entrada do local. “Tem que ter sensibilidade, tratar o próximo como gostaria de ser tratado e fazer o trabalho com amor. Se não existir amor, não tem como progredir. O que eu sinto neles é a carência do aperto de mão, a escuta, um abraço, conhecer a história deles. Têm muitos traumas, perda de familiares, decepção amorosa, crise financeira e drogas. Alguns revelam ser homoafetivos, são expulsos de casa e vão parar na rua, e a rua é uma escola muito dura. Com esses cursos, esses encaminhamentos, eles voltam a sonhar”, acrescentou.

Viver nas ruas – A dependência química, o uso de drogas pesadas. Eis o grande vilão na vida dos nossos dois personagens dessa história, os quais vamos chamar de Ana e João (nomes fictícios). E eles reconhecem. É um vilão criado por eles mesmos que os levou a se tornarem pessoas em situação de rua. Ambos tentam vencer o inimigo com o qual convivem há anos e o apoio encontrado no Centro Pop tem feito toda a diferença nessa caminhada.

“Eu passei um dia e vi o Centro Pop. Perguntei a algumas pessoas o que era e vim parar aqui. Para mim, está sendo um lugar de referência ótimo.

O Centro Pop me ofereceu essa oportunidade de entrar num curso de confeiteira. E tenho outro projeto agora, que é o teatro. Minha vida está sendo ótima aqui, talvez aqui eu esteja fazendo uma grande mudança. Eu destruí minha vida devido às drogas há muitos anos. Mas, eu quero recomeçar, quero me libertar do vício. Não está sendo fácil arrumar emprego, porque tenho pouca escolaridade, mas se alguém me der uma oportunidade, eu prometo me engajar e fazer o melhor de mim, e mostrar para as pessoas, para minha família, a diferença na minha vida”, desabafou Ana.

João também chegou às ruas por conta da dependência química. Acolhido no Centro Pop, ele sonha em ter casa e família, viver o refazimento com uma nova história e novos exemplos. “Sonho em andar nas ruas sem as pessoas olharem de cara feia para mim, de me olharem e verem um cidadão de bem. Se eu pudesse voltar no tempo, nunca experimentaria drogas. Mas, agora eu quero começar de novo e fazer uma história diferente”, concluiu.

Embora o consumo de drogas tenha sido o estopim para levar Ana e João a viver nas ruas, muitos são os fatores que culminam nessa realidade. “O que mais pega é a história dos conflitos familiares, da perda do vínculo, a perda do pai, da mãe, ficou órfão, e aí eles entendem que os irmãos mais velhos não têm obrigação de cuidar. E o uso abusivo também da droga é uma coisa que as famílias não aguentam mais e aí terminam abandonando. O fim dos matrimônios é uma coisa que a gente tem aqui contado, são muitos casos da desagregação familiar, da perda do vínculo, são as coisas mais fortes”, contou Amparo dos Santos, coordenadora do Centro Pop.

Pedras no caminho – Começar do zero. É essa a expectativa de muitos dos que vivem em situação de rua. Uma tarefa não tão simples assim. Principalmente se as oportunidades não acontecerem. Na estrada dessas pessoas, grandes obstáculos são encontrados, o preconceito é o maior de todos. 

“Tem muita gente frequentando o Centro Pop e está querendo mudar, mas o grande problema é o preconceito para com a pessoa em situação de rua, tem um estigma, as pessoas rotulam logo. É de rua, não presta. eles pensam. A gente precisa acreditar mais nas pessoas. Ficamos muito tristes quando eles chegam à porta do emprego e o patrão descobre que é uma pessoa que vive em situação de rua. Aí o emprego não existe mais. Esquece tudo que aquele camarada é capaz ou aquela mulher é capaz de fazer em detrimento ao preconceito”, lamentou a coordenadora do Centro Pop.

Amparo dos Santos finaliza garantindo que uma oportunidade pode mudar tudo. Um exemplo que ela conta é de um ex-frequentador do Centro Pop que hoje é motorista de caminhão e agradece a chance que teve na vida de se refazer. “Ele olhou pra mim e disse: obrigada por não desistir de mim. Eu fui preso roubando carros e hoje sou motorista, porque tive oportunidade”, contou.

“Quando a gente encaminha para os cursos, a gente está vendo uma possibilidade. A pessoa quer alguma coisa, foi estudar. A gente tem uma sala de aula aqui, tem pessoas já alfabetizadas tirando documento e assinando. Essa pessoa quer alguma coisa. Então, eu diria para os empregadores que coloquem o caso em si. Acreditem neles, deem a oportunidade deles estagiarem, que aí vão ver o resultado”, ressaltou.

Serviço – O Centro POP funciona na Rua 13 de Maio, nº 508, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e em grupo, acompanhamentos e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais (hospitais, maternidades, cartórios, fórum, Caps AD e Transtorno Mental, Cais, UBSs, Auxílio Brasil, Upas, Cras, Creas, TRE, TRT, MPU, Ceo, Sine, Ministério da Fazenda, Casa de Acolhidas, Cartão do SUS) e para as demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia e emancipação do indivíduo.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte4 horas ago

Bruno Guimarães e Gerson furam fila e formam dupla inesperada na seleção

Esporte4 horas ago

De saída do Flamengo, Gabigol repete Cristiano Ronaldo e lança canal no YouTube

Saúde4 horas ago

Miss Universo tem pela 1ª vez candidata com vitiligo; entenda o que é a doença

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Sobremesa Rústica de Biscoito

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Centro Pop da Capital encaminha pessoas em situação de rua para cursos e empregos e muda vidas

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Orquestra Sinfônica abre XXII Festival Paraibano de Coros no Espaço Cultural

Internacional5 horas ago

A Vitória de Donald Trump e o Papel da Imprensa Brasileira: Uma Reflexão sobre a Tendência Mundial

ESTADO5 horas ago

Adriano Galdino em busca de soluções para o abastecimento de água em Campina Grande

Esporte5 horas ago

Paraíba conquista mais duas medalhas de bronze nos Jogos da Juventude 2024

Segurança Pública9 horas ago

Remav consolida políticas públicas da Prefeitura de combate à violência e acolhimento de mulheres

Nacional13 horas ago

OPINIÃO – Explosão em Brasília: o homem por trás do ato e as narrativas que dividem o Brasil

Segurança Pública15 horas ago

Delegados da PF criticam governo Lula por cortes no orçamento e alertam sobre desmonte da corporação

Judiciário15 horas ago

Meios para revisão da condenação em improbidade administrativa

CIDADE16 horas ago

População de João Pessoa e turistas se encantam com decoração natalina da cidade

CIDADE16 horas ago

Prefeito Cícero Lucena ressalta importância da participação dos municípios em reunião do G20

Nacional17 horas ago

Bestão se matou com fogos de artifício, diz Janja sobre homem-bomba

ECONOMIA18 horas ago

Brasil tem a 6ª maior inflação e o 4º maior juros nominais do G20

ECONOMIA19 horas ago

Entenda o que é o arcabouço fiscal e qual a sua importância

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Rabanada com Nutella (Especial de Natal)

Educação & Cultura19 horas ago

República, democracia e equilíbrio do poder: o que realmente celebramos no dia 15 de novembro?

Judiciário19 horas ago

Seis por um, cada um por si e lei para todos

Judiciário19 horas ago

Zanin e Dino votam contra retirada de símbolos religiosos de prédios públicos

Judiciário19 horas ago

ADI 2.135: o fim do regime jurídico único dos servidores e da estabilidade?

Judiciário20 horas ago

Há repercussão geral no pagamento do auxílio-doença em gravidez de risco, decide STF

Segurança Pública20 horas ago

Audiências de custódia: entre a liberdade provisória e o risco social?

Nacional21 horas ago

OPINIÃO – Fim da escala 6×1: realidade ou mais uma farsa contra o trabalho escravo no Brasil?

Segurança Pública23 horas ago

Procon-JP dá dicas para evitar golpes e frustrações durante a Black Friday

Saúde23 horas ago

Hospital Municipal Santa Isabel promove debate sobre complicações das ostomias intestinais

Judiciário23 horas ago

STF confirma decisão que proibiu publicidade de bets para crianças e adolescentes

Judiciário23 horas ago

STF começa a julgar poder da ANP para decidir sobre venda de blocos petrolíferos

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Educação & Cultura3 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde3 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

O que é CLT?

Saúde4 dias ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional4 dias ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura4 dias ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO4 dias ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura5 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA5 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde6 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura6 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional6 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional1 semana ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca1 semana ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional2 semanas ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura2 semanas ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional2 semanas ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional2 semanas ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br