Connect with us

Judiciário

Brasil é condenado na Corte IDH por desaparecimentos forçados na ‘Chacina de Acari’

Para Tribunal, Estado é responsável por falhas graves na investigação dos fatos e dos homicídios de familiares das vítimas

Mães do Acari

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) condenou o Brasil pelo desaparecimento forçado de 11 jovens moradores da Favela de Acari, no Rio de Janeiro, ocorrido em 1990. O caso ficou marcado como a “Chacina de Acari”. Passados quase 35 anos, e apesar dos trabalhos de busca e as exigências de justiça de parentes das vítimas, em especial do movimento “Mães de Acari”, os fatos permanecem impunes, e os corpos dos jovens jamais foram encontrados.

Em sentença divulgada nesta quarta-feira (4/11) do caso Leite de Souza e outros Vs Brasil, o Tribunal Interamericano considerou o Brasil responsável pelos desaparecimentos dos jovens e por falhas graves na investigação dos fatos e dos homicídios da mãe de um dos jovens e sua sobrinha, que buscavam pistas sobre o paradeiro dos adolescentes.

A Corte determinou que o Estado brasileiro violou uma série de direitos, entre eles os de reconhecimento à personalidade jurídica, à vida, à integridade pessoal e à liberdade pessoal.

Em 14 de julho de 1990, seis policiais militares uniformizados, supostamente integrantes de um dos grupos de extermínio que operava na Favela de Acari, chamado “Cavalos Corredores”, invadiram a casa de Edméa da Silva Euzébio, ameaçaram os jovens Edson de Souza Costa, Moisés dos Santos Cruz e Viviane Rocha da Silva e exigiram dinheiro.

Doze dias depois, em 26 de julho do mesmo ano, um grupo de seis homens encapuzados, que seriam integrantes do mesmo grupo de extermínio composto por policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar de Rocha Miranda, invadiram a casa da senhora Laudicena de Oliveira Nascimento, avó de um dos jovens depois desaparecidos.

Os agentes se apresentaram como policiais e levaram Wallace Souza do Nascimento, Hedio Nascimento, Luiz Henrique da Silva Euzebio, Viviane Rocha da Silva, Cristiane Leite de Souza, Moisés dos Santos Cruz, Edson de Souza Costa, Luiz Carlos Vasconcellos de Deus, Hoodson Silva de Oliveira, Rosana de Souza Santos e Antonio Carlos da Silva, todos moradores de Acari.

Em janeiro de 1993, a líder do grupo “Mães de Acari”, Edmea da Silva Euzebio, mãe de Luiz Henrique da Silva Euzebio, e sua sobrinha Sheila da Conceição, foram assassinadas numa emboscada na estação de metrô da Praça Onze, na cidade do Rio. Edmea tinha acabado de declarar à Justiça sobre a participação de policiais no desaparecimento dos onze jovens.

Segundo um relatório policial de setembro de 1995, de acordo com a gravação de entrevista com uma testemunha que era policial militar e motorista do PM conhecido como chefe dos “Cavalos Corredores”, a “Chacina de Acari” foi um dos piores massacres cometidos pela polícia no estado do Rio. A mesma testemunha disse que os jovens desaparecidos teriam sido levados para um sítio desse chefe, onde as três moças foram violadas. Todos os jovens teriam sido mortos no mesmo lugar, e os corpos teriam sido jogados em um rio.

“O principal argumento do Estado para contrariar a existência de desaparecimento forçado neste caso é que as investigações realizadas não identificaram a participação de agentes do Estado no ‘sequestro’ ou ‘morte’ dos jovens de Acari”, disse a Corte na sentença. “Contudo, essas investigações apresentaram uma série de falhas e não seguiram, com a devida diligência, as linhas de investigação relacionadas à possível atuação da polícia nos desaparecimentos.”

Para basear sua decisão, a Corte considerou que os jovens foram desaparecidos à força com base: (1) no contexto da atuação violenta das milícias na época dos fatos; (2) na atuação específica do grupo de extermínio “Cavalos Corredores” na Favela de Acari; (3) na extorsão que teria sido cometida pelo mesmo grupo dias antes dos desaparecimentos, contra algumas das vítimas, seguida de ameaças de morte; (4) nas ameaças anteriores a outra pessoa desaparecida, supostamente feitas pela Polícia Civil; (5) no depoimento da avó de um dos desaparecidos, segundo a qual os integrantes do grupo de pessoas armadas e encapuzadas que sequestraram os jovens se identificaram como policiais; (6) no depoimento de um policial militar, também motorista do suposto líder dos “Cavalos Corredores”, que declarou que diversos policiais estiveram envolvidos no massacre e que os jovens foram levados à fazenda de seu patrão, o líder dos “Cavalos Corredores” e teriam jogado seus corpos no rio, e (5) na falta de esclarecimento dos fatos por parte do Estado.

“Para os efeitos e fins da sentença deste Tribunal, os elementos de convicção que emergem do acervo probatório são suficientes para concluir que os onze jovens de Acari foram desaparecidos à força por agentes do Estado”, escreveram os juízes na sentença.

Absolvição e prescrição

O processo penal iniciado pelos homicídios de Edmea da Silva Euzebio, líder do grupo “Mães de Acari” e mãe de Luiz Henrique da Silva Euzebio, e de sua sobrinha Sheila da Conceição terminou em abril de 2024 com a absolvição dos quatro policiais militares acusados.

Já o processo aberto em decorrência dos desaparecimentos forçados acabou arquivado em abril de 2011, diante da ausência de “suporte probatório mínimo”. A ação de reparação de danos materiais e morais movida por parentes contra o estado do Rio em julho de 2015 tampouco foi adiante, pela aplicação da prescrição.

Em 2022, a Assembleia Legislativa do estado do Rio publicou a Lei 9.753, que dispõe sobre a concessão de reparação financeira a título de danos material e moral aos familiares dos onze jovens desaparecidos.

O Brasil fez um reconhecimento parcial de responsabilidade no caso, o que, para a Corte, tem caráter limitado, dado que se refere a uma parte pontual dos fatos e das violações alegadas. Durante a audiência pública do caso, no ano passado, o Estado reconheceu sua responsabilidade internacional pela “existência de violações de direitos humanos vinculadas às mortes de Edmea da Silva Euzébio e Sheila da Conceição”.

Na ocasião, indicou ainda que “não cumpriu a sua obrigação de resolução do caso num prazo razoável após a apresentação da denúncia pelo Ministério Público em 2011, razão pela qual o processo judicial ainda está pendente até hoje e, com isso foram violados os artigos 8º e 25 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.”

Série de violações

Na análise do caso, a Corte concluiu que o Brasil é responsável pela violação dos direitos ao reconhecimento à personalidade jurídica, à vida, à integridade pessoal e à liberdade pessoal, contidos nos artigos 3, 4, 5 e 7 da Convenção Americana, em relação ao artigo 1.1 do mesmo instrumento e com a violação da obrigação de não praticar, permitir nem tolerar o desaparecimento forçado de pessoas, prevista no artigo I a) da Convenção Interamericana sobre Desaparecimento Forçado de Pessoas.

O Estado também foi declarado responsável pela violação dos direitos da criança, estabelecido no artigo 19 da Convenção Americana, uma vez que havia sete menores de idade no grupo desaparecido.

O Tribunal concluiu ainda que o Brasil não realizou uma investigação séria, objetiva e efetiva, dirigida à determinação da verdade. Além disso, afirmou que os familiares das vítimas, em particular as “Mães de Acari”, receberam tratamento discriminatório, em seus esforços de busca e demandas por justiça. Ficou também demonstrado, para o Tribunal, o impacto à integridade pessoal dos parentes das vítimas desaparecidas.

Reparações

Em razão dessa série de violações, a Corte ordenou diversas medidas de reparação, entre elas a continuidade da investigação do desaparecimento forçado dos 11 jovens de Acari. Determinou ainda que o Brasil efetue uma busca rigorosa do paradeiro das vítimas, realize um ato público de reconhecimento de responsabilidade internacional e crie em Acari, no Rio, um espaço de memória.

Na mesma sentença, o Tribunal estabeleceu que o Estado elabore um estudo que contemple um diagnóstico atual sobre a atuação de milícias e grupos de extermínio no Rio de Janeiro.

Participaram da emissão da sentença os juízes Nancy Hernández López (presidente, Costa Rica); Humberto Antonio Sierra Porto (Colômbia); Eduardo Ferrer Mac- Gregor Poisot (México); Ricardo C. Pérez Manrique (Uruguai); Verónica Gómez (Argentina) e Patricia Pérez Goldberg (Chile).

O juiz Rodrigo Mudrovitsch, vice-presidente da Corte, não participou da deliberação e assinatura da sentença, por ser de nacionalidade brasileira. O regulamento do Tribunal não permite a participação dos magistrados em casos que envolvem seus países de origem.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA8 horas ago

Correios em crise: salários atrasados, prejuízos bilionários e risco de insolvência

Judiciário9 horas ago

Demissão por justa causa – entenda as hipóteses do art. 482 da CLT

ECONOMIA9 horas ago

Imposto de Renda para MEI 2025: saiba como declarar

ECONOMIA9 horas ago

Vetos da reforma tributária ameaçam fundos de investimento

Judiciário9 horas ago

Supremo nega acesso ao Novo a inquéritos de relatoria de Moraes

ECONOMIA9 horas ago

Reforma ministerial e eleições 2026 devem dominar dinâmica entre Poderes

Segurança Pública9 horas ago

MPF cria Gaeco Nacional para integrar combate ao crime organizado

Judiciário9 horas ago

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): regras atualizadas do benefício para idosos e pessoas com deficiência

ECONOMIA9 horas ago

A verdade sobre a revogação da INRFB nº 2.219/2024

Judiciário9 horas ago

Ação pede para STF reconhecer que enfermeiros podem conduzir procedimento de aborto legal

Judiciário9 horas ago

Fundo Nacional de Segurança Pública: auditoria avalia gestão de recursos

Esporte10 horas ago

Adesanya é atropelado por Imavov, perde por nocaute e sofre terceira derrota seguida no UFC Arábia Saudita

Esporte10 horas ago

Com um a menos, Brasil vence Uruguai na estreia do Hexagonal do Sul-Americano Sub-20

Esporte10 horas ago

F1: Horner admite alto custo com a perda do título de construtores por ter mantido Perez

Esporte10 horas ago

Vitória faz 1 a 0 e tira invencibilidade do Sousa na temporada

Esporte10 horas ago

Alcaraz sofre, mas se vinga de Van de Zandschulp na estreia em Roterdã

Nacional10 horas ago

Lula diz que “um aloprado destrói em 4 anos” o que foi feito em 20

Nacional10 horas ago

Projeto de lei propõe proibir pesquisas com o nome de Jair Bolsonaro

Nacional10 horas ago

Motta cobra estabilidade fiscal do governo Lula

Nacional10 horas ago

“Sou amigo dos dois”, diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo

Judiciário10 horas ago

STF mantém decisão de Toffoli que livrou Leo Pinheiro, empreiteiro delator de Lula

Esporte10 horas ago

Defesa de Robinho recorre ao Supremo e pede que ex-jogador seja solto

Nacional10 horas ago

Pacheco insiste em sua versão do Código Civil

Educação & Cultura11 horas ago

MinC afirma que João Pessoa é cidade que mais aplicou recursos da Lei Paulo Gustavo na Paraíba

ESTADO11 horas ago

Em 2024, Paraíba tem o maior número de descargas atmosféricas dos últimos 5 anos

Judiciário11 horas ago

Presidente do TJPB participa da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

ESTADO11 horas ago

Saúde divulga novo boletim e casos prováveis de arboviroses somam mais de 700 em 2025

ESTADO11 horas ago

Apoio financeiro do Governo possibilita que Laboratório de Metrologia de Campina Grande receba certificação do Inmetro inédita na Paraíba

Saúde11 horas ago

Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência realiza mais de 47 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento

Saúde11 horas ago

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Saúde da Paraíba destaca ampliação da assistência oncológica

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde13 horas ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde13 horas ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO13 horas ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura13 horas ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVO MATERIAL É CAPAZ DE SUGAR UMIDADE DO AR E AUMENTAR O CONFORTO

Saúde2 dias ago

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR COM A DIETA VEGETARIANA?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PROJETO CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

SEGREDO DA LUA REVELADO EM NOVO ESTUDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO ACABAR COM TREVOS NO JARDIM E NOS VASOS DE PLANTAS

Internacional7 dias ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional7 dias ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional7 dias ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA1 semana ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde1 semana ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura1 semana ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional1 semana ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde1 semana ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura1 semana ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura1 semana ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

BRASIL TERÁ MUITA CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS

Internacional1 semana ago

COMO AQUECIMENTO GLOBAL MUDA O CICLO DA ÁGUA?

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br