Educação & Cultura
Por que é importante ensinar seus filhos a lidar com a frustração
É importante que as crianças sejam ensinadas a enfrentar o mundo real, aceitar as situações e lidar com elas de maneira positiva
Há muitas situações frustrantes que os pais gostariam de evitar para facilitar a vida de seus filhos… e a deles próprios! Mas essas situações são inevitáveis: mais cedo ou mais tarde, seus filhos terão de lidar com a frustração, e é importante ensiná-los a lidar com ela.
A frustração é uma reação emocional que ocorre quando as expectativas não são atendidas. Na família, ela ocorre quando os pais dizem “não” aos desejos da criança. No início de suas vidas, os seres humanos tendem a querer dominar o mundo de acordo com seus caprichos, porque ainda não conhecem as regras e não sabem como controlar suas emoções. Por meio da educação, as crianças aprendem a tolerar a frustração, a aceitar as circunstâncias e a lidar com elas com uma atitude positiva. A tolerância à frustração é aprendida na família quando os pais treinam a vontade dos filhos.
Aprender a lidar com a frustração é uma tarefa que deve começar cedo. Uma educação permissiva e superprotetora leva as crianças a não aceitarem que o “não” pode ser uma resposta. No entanto, as crianças precisam aprender a se sentir frustradas, a ver que nem tudo o que desejam pode se tornar realidade. Os pais tendem geralmente a dar tudo aos filhos e a facilitar tudo para eles. Mas se as crianças crescerem dessa forma, os adultos não poderão mais impor respostas negativas a elas quando chegarem à adolescência.
Como ensinar as crianças a tolerar a frustração?
Aprender a lidar com a frustração é uma tarefa que deve começar cedo. Ações simples, como recusar às vezes o desenho animado ou os doces que a criança pede, são formas de moldar sua força de vontade e ensiná-la a ter autocontrole. É importante adiar a satisfação de seus desejos, não ceder a seus caprichos, ensiná-las a esperar e a aceitar que as coisas nem sempre acontecem como elas querem.
À medida que seu filho cresce, haverá muito mais oportunidades de frustração. Na escola, por exemplo, as crianças frequentemente se sentirão frustradas: por não terem feito o dever de casa, por terem tirado notas ruins, por terem lido incorretamente, por terem sido reprovadas pelos professores etc. Se não tiverem sido ensinadas sobre isso, elas podem não lidar bem com essas situações.
Os adultos podem ensinar seus filhos a lidar com o fracasso, em vez de justificar suas ações ou negar suas limitações. É preciso ensinar a eles o valor do esforço, da perseverança e da paciência para superar obstáculos e atingir metas.
Entretanto, deve-se ter em mente que tolerar a frustração é uma habilidade que se desenvolve com o tempo, por meio de treinamento constante.
Esse treinamento deve ocorrer no contexto de um relacionamento amoroso. Mesmo que a autoridade não possa ser deixada de lado, nem o dever de cada pai de educar seus filhos para fazer o bem, qualquer ato agressivo deve ser evitado. Portanto, é imperativo que os pais cultivem a paciência, a benevolência, a bondade e outras virtudes.