ENTRETENIMENTO
9 de dezembro é um dia sagrado de obrigação em 2024?
Recentemente, houve alguma confusão sobre a transferência da Imaculada Conceição para segunda-feira, 9 de dezembro, e se ainda é um dia sagrado de obrigação
Na Igreja Católica, há vários dias festivos que não caem no domingo, mas que a Igreja pede aos fiéis que celebrem com a participação na missa.
Esses dias são chamados de dias santos de obrigação e a Igreja equipara a importância desses dias à de um domingo.
Um preceito da Igreja explica: “ Aos domingos e outros dias santos de preceito os fiéis são obrigados a participar da missa ”.
Uma das principais razões por trás desses dias santos é destacar um aspecto específico da vida de Cristo ou honrar o papel da Bem-Aventurada Virgem Maria e a comunhão dos santos.
Esses dias são para o benefício espiritual do rebanho de Cristo e são oportunidades de receber graça.
9 de dezembro
Os dias santos de obrigação são atualmente governados pelas conferências episcopais locais e podem variar de país para país. Por exemplo, 12 de dezembro (festa de Nossa Senhora de Guadalupe) é um dia santo de obrigação no México (Nossa Senhora de Guadalupe também é a padroeira do país). Enquanto isso, 8 de dezembro, a festa da Imaculada Conceição , é um dia de obrigação nos Estados Unidos (e Nossa Senhora da Imaculada Conceição é a padroeira dos EUA).
O OSV News explica como houve alguma confusão quando os canonistas debatiam se a obrigação de comparecer à missa permanece ou não quando um dia festivo é transferido para uma segunda-feira (como a Festa da Imaculada Conceição neste ano):
Houve alguma dúvida entre os canonistas sobre se a obrigação de comparecer à missa foi transferida com a observância litúrgica do dia santo, mas a Santa Sé em Roma esclareceu recentemente que de fato foi. No entanto, como ainda há algum mal-entendido generalizado sobre esse ponto, algumas dioceses nos Estados Unidos estão dispensando seus fiéis da obrigação.
Em termos universais, a obrigação permanece , mas o bispo local ainda retém o direito e o poder de dispensar seus fiéis da obrigação.
Isso significa que você precisará consultar sua diocese local para determinar se é obrigado a comparecer à missa em 9 de dezembro de 2024.