Connect with us

Internacional

O que as Nações Unidas fazem na República Democrático do Congo?

Em momento de crise, a ONU está presente em território congolês com um contingente de milhares de forças de estabilização e iniciativas de auxílio; saiba como a resposta humanitária cobre áreas como entrega de alimentos, saúde pública e emergências

A erupção da violência na RD Congo, desde janeiro, atinge a região no leste rica em recursos naturais; vários líderes, incluindo o secretário-geral da ONU, se mobilizam para influenciar todos os lados a suspender os confrontos entre forças do governo e o grupo armado M23, apoiado por Ruanda.

Agências e forças de paz das Nações Unidas que atuam na República Democrática do Congo estão enfrentando um contexto de violência com alto número de mortos e feridos por causa dos combates no leste do país.  A varíola M dissemina-se a níveis alarmantes. A estação de chuvas levanta receios de alastramento de doenças endêmicas.

Conheça como atuam as tropas de paz e agências humanitárias das Nações Unidas no país da África Central habitado por 105 milhões de pessoas. 

Soldados de paz da ONU patrulham as ruas de Goma

Soldados de paz da ONU patrulham as ruas de Goma

Auxílio humanitário

As ações de assistência humanitária das Nações Unidas ONU, na RD Congo remontam a 1960, logo após a declaração da independência do país africano da Bélgica e sua admissão como Estado-membro das Nações Unidas.

Agências da organização prestam auxílio em território congolês, providenciando serviços que vão desde apoio à educação, entrega de vacinas essenciais até a oferta de alimentos e abrigo para deslocados pela violência.

Para a ONU, a década de 2000 e o surgimento do grupo armado M23 são alguns dos ciclos mais intensos de violência. Mesmo com a violência forças de paz das Nações Unidas, a ajuda humanitária tem prosseguido. No mês passado, a ONU retirou funcionários considerados não essenciais às operações em Kivu do Norte após o assassinato do governador  militar da província. 

O Escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, tem equipes respondendo as necessidades crescentes no terreno.

  • Antes mesmo da intensificação dos combates, a ONU havia informado que   21 milhões de pessoas precisavam de auxílio humanitário. A violência piora a cada dia com o M23 tomando cidades e pequenas localidades. Centenas de milhares de pessoas estão fugindo dos confrontos em cidades como Goma, Sake e da província do Kivu do Sul. 
  • Dos aproximadamente 7 milhões de pessoas se movimentando pelo país, cerca de 700 mil estão de deslocando nas províncias do Kivu do Norte e do Sul. 

Entrega de alimentos e abrigos

Outra preocupação é a piora da insegurança alimentar, das condições de saúde, de abrigo e de sobrevivência dos congoleses.

  • Atualmente, 2,7 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar grave nas cidades orientais de Ituri e Kivu do Norte e do Sul, informou o Escritório de Assistência Humanitária, Ocha, que atua com parceiros como o Programa Mundial de Alimentos, WFP, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e a Organização Mundial da Saúde, OMS. O auxílio com ajuda para salvar vidas está envolvida a entrega desde mantimentos a suprimentos e serviços médicos.
  • A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, fornece proteção e assistência aos desalojados pela violência. Já o Escritório de Direitos Humanos coloca pessoas que precisam de assistência nesse campo em contato com parceiros das Nações Unidas.
  • A Organização Internacional para Migrações, OIM, apoia comunidades deslocadas e anfitriãs em Goma e arredores fornecendo abrigos de emergência, água, artigos de saneamento, serviços de higiene, além de atuar na coordenação e no gerenciamento de acampamentos. A agência monitora movimentos populacionais por meio de sua matriz de rastreamento de deslocamento, cujos dados são usados pela comunidade humanitária para melhorar os esforços de resposta.
Esther Josephine, uma refugiada em Goma, República Democrática do Congo, vende feijão, após receber assistência financeira do WFP

Esther Josephine, uma refugiada em Goma, República Democrática do Congo, vende feijão, após receber assistência financeira do WFP

Saúde pública

  • A Organização Mundial da Saúde, OMS, está responsável pelos vários deslocamentos em massa como um “pesadelo” de saúde pública em acampamentos e comunidades das províncias de Kivu do Norte e do Sul. As condições são propícias para a disseminação de muitas doenças endêmicas, da cólera à varíola M ou mpox. No local operam equipes especializadas fornecendo serviços de saúde essenciais em meio à sobrecarga de hospitais com o alto fluxo de feridos pela violência. Há ainda milhares de doses de vacinas da varíola M prontas para serem administradas. 
  • O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, responde às necessidades urgentes, incluindo entregas de kits médicos de emergência para hospitais de Goma destinados a tratar mais de 50 mil afetados pela violência. 
  • Uma interrupção inesperada na infraestrutura de saúde elevou as taxas de mortalidade materna. Três mulheres morrem por hora por complicações na gravidez ou no parto, além de sequestros, estupros e exploração recorrentes, frequentemente usados como táticas de guerra contra mulheres e meninas.
  • O Programa de População da ONU, Unfpa, suspendeu as viagens de funcionários para os campos de deslocados devido à crise de segurança. A agência especializada em saúde sexual e reprodutiva apoia clínicas móveis para que a adaptação na resposta às necessidades dos recém-deslocados seja mais rápida. Junto a outras entidades das Nações Unidas, a agência requer apoio urgente para operações de emergência como parte do apoio ao Fundo Humanitário da RD Congo.

Operações de manutenção da paz

A Missão da ONU na RD Congo, Monusco, cumpre um mandato do Conselho de Segurança que desde 2010 prevê prestar auxílio ao governo congolês na proteção de civis e humanitários, bem como ajudar os esforços de paz e estabilização.

As operações de manutenção da paz estão geralmente localizadas em áreas de conflito e têm responsabilidades distintas das agências humanitárias, embora complementares, em termos de proteção e atendimento às necessidades dos civis.

As Nações Unidas dizem que este ano previam desvincular cerca de 11,5 mil boinas-azuis. Em dezembro, o Conselho de Segurança renovou o mandato a pedido do governo congolês.

A representante especial do secretário-geral e chefe da Monusco, Bintou Keita, disse ao Conselho de Segurança que a operação atua em meio ao conflito na última reunião de emergência do órgão realizada em janeiro.

Na última semana, combatentes do M23 no país mataram quase 20 integrantes das forças de paz e da missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Sadc. Ambas têm mandatos para apoiar às forças armadas congolesas nos combates.

As forças de manutenção de paz da Monusco mantêm as suas posições em apoio às forças armadas da RD Congo para repelir o M23 e proteger os civis na parte oriental do país

As forças de manutenção de paz da Monusco mantêm as suas posições em apoio às forças armadas da RD Congo para repelir o M23 e proteger os civis na parte oriental do país

Colaboração com as autoridades congolesas

Em cumprimento do mandato de proteção civil, a missão das Nações Unidas aumentou seu apoio às Forças Armadas congolesas, Fardc, e participa em operações com a missão de segurança da Sadc no país.

A chefe da Monusco falou de discussões com altos representantes do governo, incluindo o primeiro-ministro e os líderes do Exército e da polícia congolesas, para coordenação de questões incluindo nas esferas de segurança, direitos humanos, ajuda humanitária e comunicações.

Outro tópico abordado na cooperação é o status legal dos territórios sob o controle do M23. Um grupo conjunto entre o governo da RD Congo e a Monusco também foi estabelecido para tratar destes temas.

Causas profundas de crises

Os confrontos no leste congolês remontam ao genocídio de 1994 contra os tutsis em Ruanda. A violência e barbaridade dos combates esporádicos tiveram evidência no caso do tribunal militar congolês contra o líder do grupo armado Sheka, que foi um marco para reconhecer o estupro como um crime de guerra.

A piora na crise congolesa tem sido atribuída à exploração de recursos minerais que atravessam áreas de fronteira do país e do Ruanda. Os metais valiosos, pedras preciosas e minerais raros envolvem o ouro, os diamantes e componentes essenciais para a fabricação de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Minerais como coltan, estanho, tântalo, tungstênio e outros interesses do conflito são extraídos e vendidos para financiar grupos armados e suas milícias, segundo um relatório de especialistas do Conselho de Segurança sobre a RD Congo.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca6 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca7 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca7 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional9 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário1 dia ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

ECONOMIA1 dia ago

Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br