Internacional
Ao menos duas pessoas morreram em explosão no centro de Madrid
Uma forte explosão causada por um vazamento de gás destruiu parcialmente um edifício residencial no centro da capital da Espanha na quarta-feira (19), matando duas pessoas e ferindo pelo menos outras duas, segundo autoridades.
As primeiras imagens e filmagens compartilhadas nas redes sociais mostraram uma torre de fumaça saindo do prédio de seis andares e escombros espalhados na rua Toledo, próximo ao centro da cidade. Equipes de emergência podem ser vistas ajudando várias pessoas no solo.
O prefeito José Luis Martínez Almeida confirmou as duas mortes ao canal de notícias Telemadrid e disse que a avaliação inicial foi de que a explosão foi causada por um vazamento de gás. A explosão aconteceu por volta das 15h00 local (11h horário de Brasília).
Uma casa de repouso próxima foi evacuada, embora nenhum ferimento tenha sido registrado entre os residentes, disse Martínez Almeida. Ele disse que os residentes estavam sendo levados para um hotel do outro lado da rua.
Martínez Almeida também disse que alguns danos leves foram identificados em uma escola próxima. A emissora pública da Espanha, TVE, disse que a escola estava vazia porque as aulas ainda não haviam recomeçado após uma nevasca recorde em Madrid em 9 de janeiro.
Em um tweet, o serviço de emergência regional de Madrid disse que equipes de resgate, bombeiros e policiais estavam trabalhando em uma área central da capital espanhola após a explosão.
Leire Reparaz, uma residente da área, disse à agência Associated Press que ouviu uma forte explosão alguns minutos antes das 15h local, quando estava indo para sua casa perto da Puerta de Toledo, um marco local.
“Não sabíamos de onde vinha o som. Todos nós pensamos que era da escola. Subimos as escadas até o topo do nosso prédio e pudemos ver a estrutura do prédio e muita fumaça cinza ”, disse o morador de Madrid de 24 anos.
Vídeos e fotos postados nas redes sociais mostram destroços na rua e pessoas saindo para a rua enquanto os veículos da polícia chegam.