Internacional
Satélite detecta navios chinêses mapeando fundo do mar no Oceano Índico
Um navio de pesquisa do governo chinês, acusado de operar sem notificar sua posição na semana passada, é suspeito de estar coletando dados que podem ser usados para fins civis e militares.
“A suspeita é que, além de conduzir pesquisas civis, esses navios podem estar coletando informações para planejadores navais – correntes, batimetria, salinidade da água – que são todas relevantes para a guerra submarina”, disse HI Sutton, analista de defesa e OSINT ao ThePrint . Ele acrescentou que os dados hidrográficos são desnecessàrios para a defesa civil, o que significa que podem ser usados para fins civis e militares.
“É provável que o leste do Oceano Índico seja de particular interesse para a Marinha chinesa, à medida que expandem suas capacidades de submarinos. Os dados dessas pesquisas podem ajudar os submarinos a navegar ou melhorar suas chances de não serem detectados ”, disse Sutton.
O que a China poderia fazer
Em um artigo publicado no NavalNews , Sutton escreveu que algumas das atividades de pesquisa, mais perto da Indonésia e das ilhas Andaman e Nicobar, podem estar relacionadas com a descoberta das redes de sensores de ‘anzol’ da Marinha dos EUA.
“Eles são projetados para rastrear submarinos chineses que entram no Oceano Índico. Naturalmente, isso não pode ser confirmado ”, disse ele.
ThePrint em novembro de 2020 relatou que navios de pesquisa em águas do Sri Lanka chamaram a atenção da Marinha indiana, que os vê como possivelmente parte de uma estratégia maior para coletar dados.
Uma nota elaborada pelo estabelecimento de defesa da época dizia que as embarcações de pesquisa e levantamento reúnem principalmente dados vitais para a condução de operações navais, especialmente de submarinos.
“Essa atividade desobstruída e suspeita nas águas do Sri Lanka certamente aumentará a raiva de outras nações da região e também tem o potencial de perturbar o delicado equilíbrio marítimo no IOR”, dizia a nota.
Sutton disse que quatro dos navios de pesquisa Xiang Yang Hong (‘Enfrentando o Sol Vermelho’) estiveram particularmente ativos nos últimos dois anos – Xiang Yang Hong 01, 03, 06 e 19.
“Os navios são operados pela State Oceanic Administration (SOA). Em dezembro de 2019, Xiang Yang Hong 06 implantou pelo menos 12 planadores subaquáticos no Oceano Índico. Esses veículos subaquáticos sem tampa (UUVs) de longa duração reúnem dados sobre as correntes e as propriedades da água. Seus dados também são agnósticos para a defesa civil e particularmente relevantes para a guerra submarina ”, disse ele.
A propósito, os drones implantados eram do tipo Sea Wing (Haiyi), que é o mesmo modelo encontrado nas águas da Indonésia.
“Isso levanta a possibilidade de que, além do Xiang Yang Hong 06, outros navios chineses possam estar utilizando os drones. É difícil determinar o ponto de lançamento dos drones encontrados nas águas indonésias. Mas não é um grande salto sugerir que a China implantou mais no Oceano Índico Oriental ”.