Internacional
Vídeos inéditos mostram cenas dramáticas do ataque ao Capitólio
No processo de impeachment, democratas reconstroem em detalhes como congressistas e o vice-presidente estiverem muito perto de serem alcançados pelos invasores. Para eles, não há dúvidas: Trump foi o “incitador-chefe”
No segundo dia do julgamento do atual processo de impeachment contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump no Senado, democratas exibiram nesta quarta-feira (11/02) imagens, em parte inéditas, da violenta invasão do Capitólio por apoiadores do ex-mandatário. Ele é acusado de “incitação à insurreição” devido ao ataque, ocorrido em 6 de janeiro.
As cenas foram capturadas por câmeras de segurança do Capitólio, a sede do Congresso em Washington, e exibidas aos senadores. Elas mostram como uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o prédio, entrou em confronto com a polícia e esteve a poucos metros de chegar aos congressistas e ao então vice-presidente Mike Pence. É possível ver também as forças de segurança pedindo reforços, e os manifestantes, com tacos de beisebol e gás lacrimogêneo, pedindo a morte de Pence.
Cenas da invasão do Capitólio já vinham circulando desde o dia do incidente, mas a compilação exibida aos senadores nesta quarta reconstruiu os fatos momento a momento, oferecendo novos detalhes sobre os invasores, ações heroicas da polícia e de desespero de congressistas.
CLICA NA IMAGEM:
A poucos metros de Pence
Os vídeos inéditos mostram políticos sendo retirados às pressas do plenário durante a sessão que certificava a vitória eleitoral de Joe Biden. A invasão deixou cinco mortos, incluindo uma manifestante morta pela polícia e um policial morto pela multidão.
As imagens exibidas do Senado revelaram ainda cenas de invasores procurando e ameaçando a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o vice-presidente, aos gritos de “Enforquem Mike Pence”.
Pence – que presidia a sessão de certificação eleitoral, desafiando as alegações sem provas de Trump de que houve fraude nas urnas – foi conduzido às pressas para um escritório onde se refugiou com a família, a cerca de 30 metros de onde se encontravam os invasores.
Pelosi também foi escoltada por forças de segurança. Os escritórios da democrata, alvo frequente da retórica violenta de Trump, foram invadidos, enquanto manifestantes gritavam: “Nancy, onde você está?”
“Sabemos dos próprios manifestantes que se tivessem encontrado a presidente [da Câmara] Pelosi, eles a teriam matado”, afirmou Stacey Plaskett, integrante da acusação democrata contra Trump.