Connect with us

Internacional

Autotestes podem deter a pandemia?

O ministro da Saúde alemão planeja disponibilizar autotestes de covid-19 para a população. Permitir que todos verifiquem em casa se estão contaminados seria capaz de deter o avanço do coronavírus? A DW checou os fatos

Para limitar o risco de uma nova onda de covid-19 na Alemanha, o ministro da Saúde, Jens Spahn, anunciou nesta terça-feira (16/02) que o governo pretende oferecer, a partir de 1º de março, testes rápidos gratuitos contra a doença a todos os cidadãos. Atualmente, os testes ainda estão sendo feitos por pessoal treinado, mas o governo planeja abrir caminho para a utilização de autotestes por leigos.

Está em discussão possibilitar os autotestes em troca de uma “pequena contribuição” de um euro. “Esses testes podem contribuir para uma vida cotidiana segura, especialmente em escolas e creches”, disse Spahn. Essa meta será “verificada e aprovada o mais rápido possível”, anunciou o ministro.

Para o deputado Karl Lauterbach, ex-vice-chefe de bancada parlamentar do Partido Social-Democrata (SPD) e especializado em assuntos de saúde, “se a população se testasse regularmente, por exemplo, antes de visitar parentes ou amigos, as cadeias de infecção seriam quebradas”.

“Os autotestes são em princípio muito confiáveis. Nem todos os casos positivos são detectados, mas quase todos os que são contagiosos”, argumentou o político em entrevista à emissora alemã WDR.

At[e que ponto essas afirmações estão corretas? O que se sabe sobre os autotestes? A DW checou:

Como funcionam os autotestes, afinal?

Quando falamos em autotestes, nos referimos aos testes rápidos que qualquer pessoa pode fazer por conta própria. Os testes rápidos de antígenos para Sars-CoV-2 podem ser realizados independentemente do local ou equipamento, e o resultado sai após 15 a 30 minutos.

Há testes que envolvem um esfregaço da boca e do nariz ou, mais recentemente, testes de amostras de saliva e mesmo de fezes. Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha, os testes se baseiam no fato de que “anticorpos fixados no material do teste se ligam ao antígeno, ativando uma enzima que leva a uma mudança de cor. Esta mudança de cor pode ser vista a olho nu”.

Ainda segundo o RKI, testes rápidos de antígenos são particularmente adequados para detectar altas cargas virais, que são “especialmente relevantes para a contaminação”.

Quão seguros e confiáveis são os testes rápidos?

Os testes rápidos de antígenos aprovados devem ter uma sensibilidade maior que 80% e uma especificidade maior que 97%. Sensibilidade é a capacidade de um teste em identificar, dentre as pessoas com suspeita da doença, aquelas realmente doentes; enquanto especificidade é a capacidade do mesmo teste de ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença.

Em outras palavras, para que um teste rápido seja aprovado, ele deve detectar pelo menos quatro em cada cinco pessoas infectadas por covid-19 e dar não mais que três resultados falsos-positivos em 100 pessoas não infectadas.

Na prática, porém, o teste rápido tem um desempenho pior. Como mostrou um estudo do RKI, de 60 pacientes com um teste PCR (considerado o mais confiável) positivo, apenas 71,7% foram também identificados no teste rápido como positivos. Isto significa que quase um em cada três pacientes positivos recebeu falsamente um resultado negativo no teste rápido − o que é pior do que o pretendido para aprovação.

Ainda de acordo com o estudo, ambas as variantes de teste podem detectar pessoas não infectadas de forma semelhante.

Quão fáceis são os testes rápidos para os leigos?

Os testes rápidos atualmente no mercado são aprovados apenas para uso por pessoas treinadas. A principal razão para isto é que a coleta de amostras por leigos pode ser deficiente. Pode ser difícil, por exemplo, fazer o esfregaço a uma profundidade suficiente no fundo da boca ou do nariz.

Entretanto, de acordo com um estudo recente envolvendo o hospital Charité, de Berlim, entre outros, leigos que receberam instruções apropriadas foram capazes de realizar bem os testes.

De 146 participantes sintomáticos, 40 se autotestaram positivo por PCR. Todas as pessoas testadas adicionalmente se autotestaram com um rápido esfregaço nasal. Dos 40 infectados, 91,4% se autotestaram corretamente positivos, e, entre 106 não infectados, 99,1% alcançaram o resultado correto por autoteste.

Entretanto, o estudo não pode ser estendido à população em geral devido ao pequeno número de participantes.

Quem tem acesso aos testes rápidos?

Como ainda não está claro que os testes serão usados de forma confiável por particulares, os testes rápidos na Alemanha são permitidos apenas para certos grupos treinados de pessoas. Muitos resultados de testes falsos-negativos são um risco porque essas pessoas poderiam agir levianamente em relação às determinações de higiene e isolamento, disse o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, em 12 de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, os autotestes para uso doméstico ainda precisam ser otimizados, de forma que sejam fáceis de manusear e tenham resultados mais confiáveis.

De acordo com o Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos (BfArM), existem atualmente cerca de 30 pedidos de aprovação extraordinária de testes rápidos para todas as pessoas já certificadas como treinadas. Maik Pommer, porta-voz do BfArM, espera que as primeiras aprovações especiais temporárias para a Alemanha sejam emitidas no início de março.

Os autotestes de antígenos podem deter a pandemia?

Uma coisa é certa: até agora, os testes rápidos só detectaram corretamente as infecções pelo Sars-CoV-2 em 70% dos casos, mostrando, portanto, muitos resultados falsos-negativos que poderiam dar aos testados uma falsa sensação de segurança. Além disso, eles ainda não estão aprovados para uso por leigos, pois não é garantido que sejam usados corretamente.

Médicos da Rede Federal de Pesquisa Aplicada de Vigilância e Testes da Alemanha advertem que um teste rápido negativo não deve ser considerado um “passe livre”: “Todas as medidas de higiene devem continuar sendo observadas. Isto é especialmente importante em áreas de alto risco, onde é necessário um alto nível de proteção de pessoas vulneráveis.”

O especialista em saúde Karl Lauterbach argumenta que os autotestes não detectam todos os casos positivos, mas todos os contagiosos. Entretanto, esta afirmação não pode ser considerada uma regra.

Segundo o Instituto Paul Ehrlich, órgão regulador médico da Alemanha, os resultados positivos usando um teste rápido são esperados principalmente em pessoas infectadas que ainda não têm nenhum ou apresentam os primeiros sintomas. O período exato em que se é infeccioso, no entanto, ainda não está claramente definido, afirma o RKI em seu site. Isto significa ser possível contagiar alguém mais tarde no curso da doença, quando um teste rápido já não detecta mais a infecção.

Ainda não há autotestes de antígenos disponíveis para uso doméstico, o que torna difícil prever se eles poderiam deter a pandemia. Mas se uma estratégia de testes rápidos bem elaborada e realizada por pessoal treinado poderia conter a pandemia, isso é outra questão.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública31 minutos ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional40 minutos ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca56 minutos ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE1 hora ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário1 hora ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde2 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional2 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário2 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Bolo de Rapadura

Esporte3 horas ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário3 horas ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário3 horas ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional3 horas ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA3 horas ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA3 horas ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário3 horas ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte3 horas ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca4 horas ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte13 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte13 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte13 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte13 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE14 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional14 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional14 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO14 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br