Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Como vai a regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil?

Parâmetros sólidos precisam ser fundamentados antes que IA vire fonte de conflitos no direito pátrio

A implementação da Inteligência Artificial (IA) como nova alternativa para a solução de inúmeros problemas cotidianos é realidade no Brasil. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, citado em reportagem, demonstra que, somente no Judiciário brasileiro, existem cerca de 72 projetos que têm como base a IA nas mais diversas searas e instâncias.

A sua implementação traz consigo a necessidade urgente de discutir limitações e gerenciar seus riscos. Aspectos principiológicos (será que uma IA é capaz de ponderar princípios?), responsabilidades na esfera cível (quem responde pelos danos causados?), reflexos penais (ex: vieses discriminatórios da IA) e intercorrências administrativas e processuais (imaginou uma IA proferindo sentenças?) são apenas alguns dos contextos que, muito em breve, iremos nos deparar em discussões com base nesse tema primordial na revolução tecnológica em curso.

A ausência de parâmetros e bases regulatórias nos leva para um caminho de insegurança jurídica nas decisões balizadoras da IA. A partir daí, surge o questionamento: como anda a regulamentação da matéria no Brasil?

Existem poucos projetos de lei em trâmite em nosso legislativo federal que têm como foco principal essa pauta. Numa busca nos sistemas de consulta das atividades legislativas, verifica-se a existência de cinco projetos que apresentam a IA como temática principal, e diversos outros que citam a tecnologia em seus artigos.

Dos cinco supracitados, o mais presente na mídia é o PL 5051/2019, do senador Styvenson Valetim (PODEMOS – RN), que estabelece os princípios para o uso da IA no país. Em primeira análise, a proposição aparenta não trazer qualquer regulamentação efetiva. Talvez busque o ineditismo e a vanguarda na matéria. Em seus seis artigos, o projeto basicamente reitera princípios já encartados na Constituição que deverão ser respeitados quando do uso da IA, pouco inovando no assunto. Os trechos que possivelmente trazem algo novo dizem respeito à possibilidade de auditoria dos sistemas e a vinculação à supervisão humana, ainda numa discussão muito superficial diante da complexidade do assunto.

O Senado dispõe ainda de outros dois projetos em pauta. O 5.691/2019, também do senador Styvenson, que institui a Política Nacional de Inteligência Artificial, trazendo novamente uma regulamentação tímida; e o 872/2021, do senador Veneziano Rêgo (MDB – PB), que dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial no Brasil. Numa análise de seus conteúdos, principalmente das “justificativas” (componente formalístico dos projetos de lei), estes deixam muito a desejar, não trazendo discussões, dados e propostas de regulamentação verdadeiramente técnicas.

A Câmara dos Deputados também não fica de fora. O Projeto de Lei 20/2021, do deputado Ângelo Bismarck (PDT – CE), tem o objetivo de estabelecer princípios, direitos e deveres para o uso de Inteligência Artificial no Brasil, apresentando um conteúdo mais completo que as propostas do Senado. Há outro projeto em trâmite na Câmara: o 240/2020, que cria a Lei da Inteligência Artificial, já apensado ao supracitado, mas com um conteúdo mais simplório sobre o tema. Há um detalhe neste último que merece atenção: é o de justificativa mais bem fundamentada, relatando um panorama mundial da regulamentação da IA e novas tecnologias.

Em âmbito procedimental, o pontapé inicial já foi dado nas duas casas legislativas. Entretanto, na construção do direito material da IA, há muito debate a ser realizado antes do encaminhamento de qualquer das propostas para apreciação. Nenhuma delas possui o grau de maturidade e especialidade técnica esperado para uma matéria tão importante.

Por outro lado, há uma entidade que merece destaque por tomar as rédeas da regulamentação da IA dentro da sua competência (não-unânime entre os estudiosos): o Conselho Nacional de Justiça. Por ser um tema cada vez mais hype no meio das Cortes, a IA está na mira da atuação da entidade. Duas normatizações merecem atenção: a Resolução 332/2020, que “dispõe sobre a ética, a transparência e a governança na produção e no uso de Inteligência Artificial no Poder Judiciário”, e a Portaria 271/2020, que “regulamenta o uso de Inteligência Artificial no âmbito do Poder Judiciário”. Ambas apresentam um trabalho mais minucioso do que vem sendo desenvolvido pelo legislativo federal.

Além da necessidade de amadurecimento, os aspectos da regulamentação possuem o agravante da urgência. A tecnologia é realidade no país e possui um nível de implementação exponencial por entidades das mais diversas esferas. Precisamos que o Brasil apresente e discuta projetos que, de um lado, não engessam o desenvolvimento de novos mercados baseados no uso de IA e outras tecnologias disruptivas, porém, de outro lado, não crie um ambiente altamente permissivo que impacte, de forma negativa, a vida dos brasileiros pelo uso indiscriminado.

Sundar Pichai, CEO do Google, publicou um artigo na Financial Times que é quase um manifesto pela regulamentação da IA. Em síntese, ele alega que apesar dos inquestionáveis benefícios da IA, precisamos ter os olhos voltados para o que pode dar errado, para que a tecnologia seja desenvolvida com ética, responsabilidade e segurança. Ele tem muita razão.

Os países na vanguarda da IA já trabalham a regulamentação num grau mais avançado de técnica, em que pese a matéria ainda ser a inicial: princípios e bases de aplicação da tecnologia. A União Europeia, ainda em 2019, publicou o guideline para uma IA de confiança, discorrendo sobre os seus três elementos essenciais: a legalidade, a ética e a solidez. O documento, produzido por um grupo de especialistas, ainda teve sequência com outros três documentos (recomendação de políticas e investimentos, lista de avaliação para IA confiável e considerações setoriais) que servem como base para a regulamentação própria da IA.

A China, país que lidera a implementação da tecnologia, publicou também em 2019 documento – desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MOST) – contendo princípios de governança para uma nova geração de IA, listando oito princípios que devem ser seguidos no desenvolvimento da tecnologia. No mesmo ano, a Câmara de Nova York apresentou o Algorithmic Accountability Act, uma das primeiras propostas normativas sobre o tema do continente.

Esse não é um movimento exclusivo dos países. Entidades transnacionais e as próprias empresas privadas vêm criando movimentos de regulamentação da IA. A Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou em 2019 o documento de princípios, adotado por dezenas de países, dentre os quais o Brasil. As big techs – em especial a IBM, Microsoft e Google – estimuladas pela necessidade de estipulação de diretrizes próprias, também estão desenvolvendo seus próprios centros de pesquisa sobre a matéria, como o IBM Policy Lab e o OpenAI, que possui dentre os seus fundadores Elon Musk, defensor da regulamentação (All orgs developing advanced AI should be regulated, including Tesla”, afirmou em um dos seus famosos twitts).

Esse aparato histórico mostra que o contexto da discussão começou em 2019 quase de forma simultânea na escala global, com base nas discussões mais primordiais de regulamentação de uma tecnologia tão revolucionária: aspectos éticos, princípios de aplicação e fundamentos gerais de uso. Não é uma realidade, portanto, legislações consolidadas que esteja num maior grau de avanço sobre a matéria. Ressalte-se que há exceções normativas de acordo com as peculiaridades dos países, como no caso da Alemanha e a regulamentação dos carros autônomos.

É preciso, portanto, consolidar tais aspectos básicos normativos para avançar sobre os reflexos práticos. E não fizemos sequer esse primeiro dever de casa. Só com ele conseguiremos regulamentar seus aspectos subsidiários da IA, mas que tem relevantes implicações jurídicas, tais como direitos de propriedade intelectual, impacto ambiental, limites da jurisdição das tecnologias.

Com tais bases delimitadas (ou até de forma simultânea), é possível que se apresente como essencial a regulamentação específica para cada uma de suas aplicações: indústria, veículos autônomos e não tripulados, IA na saúde, aplicações na área da segurança, dentre outros. Só com esse longo caminho percorrido, ainda distante do nosso panorama atual, teremos condições de criarmos uma esfera regulatória segura para a Inteligência Artificial.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Vaca nelore alcança valor de R$ 24 milhões e se torna a mais valorizada do mundo

Nacional4 horas ago

‘Bolsonaro foi indiciado, e daí? A vida continua’, diz Caiado

Nacional4 horas ago

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

ECONOMIA5 horas ago

Projeções de gastos com Previdência têm alta de R$ 31 bi ao longo do ano

Esporte5 horas ago

Pai de Neymar espera ver filho em boa fase no Mundial e revela: ‘Nunca esteve tão livre’

Esporte5 horas ago

Verstappen conquista tetracampeonato da Fórmula 1 em Las Vegas

Internacional5 horas ago

Timor-Leste aposta em sistema de alerta liderado pelas comunidades para resistir a desastres climáticos

Internacional5 horas ago

Unicef promove ação para baixar taxa de bebês prematuros em Moçambique

CIDADE5 horas ago

Câmara Municipal de Campina Grande discute LOA 2025 em Audiência Pública

Saúde5 horas ago

Hospital Regional de Cajazeiras reforça ações de combate ao câncer de próstata, durante o Novembro Azul

Educação & Cultura5 horas ago

GibiZeca realiza programação para estudantes de João Pessoa, nesta segunda (25)

ESTADO5 horas ago

Lucas Ribeiro participa da inauguração do novo aeroclube da Paraíba em São Miguel de Taipu

ESTADO5 horas ago

Sertão científico é pauta da Secties na I Feira de Energias Renováveis, em Sousa

Educação & Cultura5 horas ago

Escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina defende no FliParaíba educação como pilar fundamental do futuro descolonizado

Politíca5 horas ago

Black Friday: Projetos de Jutay garantem transparência e direitos no comércio digital

Esporte5 horas ago

Lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas é sancionada

ECONOMIA5 horas ago

IFI: mesmo com menos emendas, governo precisa de R$ 40 bi para meta fiscal

ECONOMIA5 horas ago

Senadores aguardam o envio do pacote de corte de gastos públicos pelo governo

Politíca5 horas ago

Veneziano recorre a três ministros de Lula para tentar manter programa de carros-pipa na Paraíba

ESTADO6 horas ago

Suspensão da Operação Carro-Pipa ameaça abastecimento em 70 cidades da Paraíba

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br