CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Como eu sei se meu celular é à prova d’água?
Oi, gente! Celulares são ótimos companheiros durante as tarefas do dia a dia… mas acidentes acontecem e quando eles envolvem líquidos, o preço pode acabar saindo muito caro, né? Assim, os celulares foram ficando mais resistentes com o passar dos anos. Hoje em dia, existem até mesmo alguns modelos que são resistentes à água.
Por isso, hoje eu vim explicar para vocês como descobrir se seu celular é à prova d’água, e quais são as diferenças entre celulares “resistentes a água” e “à prova d’água”. Vêm dar uma olhadinha.
Como eu sei que um celular é à prova d’água?
Está a procura de um smartphone à prova d’água? Gente, primeiro precisamos deixar claro o que é esse conceito de “à prova d’água”. Os celulares de hoje em dia não são totalmente à prova d’água, mas sim resistentes à água. Isso quer dizer que esses aparelhos são resistentes a danos acidentais com água.
Então não é o caso de levar seu celular para nadar na água da praia ou na piscina, tá? Isso significa que mesmo molhado, a água não chega a entrar nele por alguns minutos.
Atualmente, existem diferentes níveis de resistência a água. Marcas como a Samsung, Apple e LG tem lançado seus novos modelos com os certificados — IP 67 e IP 68 (“Ingress Protection” que significa “Proteção de Entrada” em português). Esses são certificados que garantem a máxima resistência à água que um celular pode ter até o momento.
Como funciona essa resistência contra água?
Esses números que estão nos certificados, indicam qual é o nível de proteção que seu aparelho tem. Eles funcionam da seguinte forma no IP:
O primeiro número é sobre a proteção contra entrada de objetos sólidos pequenos como poeira e ele vai de 0 a 6:
- 0 – não tem proteção (também pode ser representado por um X);
- 1 – proteção contra objetos sólidos de até 50 mm³;
- 2 – proteção contra objetos sólidos de até 12 mm³;
- 3 – proteção contra objetos sólidos de até 2,5 mm³;
- 4 – proteção contra objetos sólidos de até 1 mm³;
- 5 – proteção contra poeira de maneira limitada;
- 6 – proteção contra poeira;
Já o segundo número é sobre a proteção contra a entrada de líquidos, esse vai de 0 a 8:
- 0 – Não tem proteção (também pode ser representado por um X);
- 1 – proteção contra gotas e respingos na vertical;
- 2 – proteção contra borrifadas de água em um ângulo de 15º;
- 3 – proteção contra borrifadas de água em um ângulo de 60º;
- 4 – proteção contra borrifadas de água em todas as direções;
- 5 – proteção contra jatos leves de água em todas as direções de maneira limitada;
- 6 – proteção contra jatos leves de água;
- 7 – proteção contra mergulhos de 15 cm até 1 m em água doce, por 30 minutos;
- 8 – proteção contra mergulhos de até 1,5 m em água doce, por 30 minutos;
Então quando um celular tem o certificado de proteção IP 68 quer dizer que ele tem proteção contra poeira e resistência à água em mergulhos de até 1,5 m em água doce por 30 minutos. Isso mostra como a tecnologia tem avançado para criar celulares mais resistentes.
Mas, você deve estar se perguntando — Lu, como eu descubro se meu celular tem essa certificação? Você pode encontrar ela com facilidade na página do fabricante pesquisando pela ficha técnica do seu celular, tá?
Lá é só procurar pela sessão de “Especificações” e depois procurar a categoria de “Resistência à água”. Fabricantes como a Samsung e Apple também oferecem algumas dicas e recomendações para cuidar desses modelos, olha só:
- Não mergulhe o aparelho em profundidades maiores que 1,5 m ou mantenha submerso por mais de 30 minutos.
- Se o aparelho for exposto à água doce, seque ele completamente com um pano macio e limpo. Agora, se for exposto a outros líquidos enxágue-o rapidamente em água corrente e em seguida, seque o dispositivo.
- Caso o aparelho seja mergulhado em água e o microfone ou o alto-falante estiverem molhados, o som poderá não ser reproduzido claramente durante uma chamada. Caso isso ocorra, limpe o aparelho com um pano seco e aguarde até que ele seque completamente antes de usar.
Prontinho! Agora você sabe como descobrir se o seu smartphone é à prova d’água. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria!