Connect with us

Internacional

O que se sabe sobre a crise da covid-19 na Coreia do Norte

Já sofrendo sob sanções internacionais e severa escassez de alimentos, povo norte-coreano agora encara a pandemia sem infraestrutura sanitária suficiente

No fim de junho, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, alertou sobre uma “grande crise” nacional relacionada à pandemia de covid-19, gerando especulações de que o rudimentar sistema de saúde do isolado Estado asiático esteja tendo dificuldades para debelar um significativo surto da infecção viral.

Nos últimos 18 meses, Pyongyang insistia que nenhum caso fora detectado no território norte-coreano, e que medidas preventivas drásticas, incluindo o fechamento das fronteiras nacionais, haviam provado ser eficazes para conter o novo coronavírus. Até o momento, foi praticamente impossível confirmar tais afirmativas, até por não haver mais no país organizações internacionais de assistência ou de saúde pública.

Especialistas consideram, contudo, extremamente improvável a Coreia do Norte ter escapado totalmente incólume, sobretudo devido à sua localização geográfica, com fronteiras comuns com a China, epicentro original da pandemia, e a anterior dependência norte-coreana das exportações e importações chinesas.

Mulher de veste protetora tira temperatura em pulso de mulher de máscara sanitária
Especialistas asseguram: sistema de saúde norte-coreano não meios para enfrentar a pandemia de covid-19

Ameaças vagas, problemas concretos

Kim desencadeou as novas suspeitas de uma crise interna de saúde durante uma prolongada reunião do governista Partido dos Trabalhadores da Coreia, que presidiu na terça-feira (29/06) em Pyongyang. Ele aproveitou a ocasião para criticar publicamente altos dignatários seus, por deixarem de implementar medidas necessárias ao combate do vírus.

“Altos funcionários encarregados de assuntos estatais importantes negligenciaram a implementação de importantes decisões do Partido para tomar medidas organizacionais, institucionais, materiais, científicas e tecnológicas […] associadas à crise sanitária mundial”, citou-o a agência estatal de notícias KCNA.

O fato “causou um caso crucial de criar uma grande crise para garantir a segurança do Estado e a integridade do povo, e acarretou graves consequências”, declarou Kim.

Não há detalhes sobre o que teriam sido, exatamente, o “caso crucial”, a “grande crise” ou as “graves consequências”. Contudo as imagens televisivas do encontro do politburo revelam que diversos altos funcionários não estavam mais presentes, sendo provável que tenham sido rebaixados, ou até mesmo punidos por suas com penas de prisão ou em campos de trabalhos forçados.

“A purgação daqueles que se considera terem ‘falhado’ é um fato da vida na Coreia do Norte, embora não esteja claro qual possa ser o grau de severidade dessas penalidades”, explica Daniel Pinkston, professor de relações internacionais do campus da Troy University em Seul.

Tampouco claro está, a seu ver, o que poderia ter sido feito para proteger melhor os 25,7 milhões de norte-coreanos, dado o estado em que a nação atualmente se encontra. “Não é segredo que eles estão realmente padecendo, no momento.” Há anos o regime Kim tem estado sob sanções internacionais, por insistir em desenvolver armas nucleares e mísseis balísticos de longo alcance.

“Então, eles estavam realmente enfrentando carestia quando a pandemia eclodiu na China, e a Coreia do Norte reagiu simplesmente fechando suas fronteiras”, prossegue Pinkston.

“Praticamente nada entrou e nada saiu, e foram fechadas até mesmo as rotas de contrabando, que efetivamente funcionavam como uma linha de sobrevivência para um grande número de cidadãos comuns. É impossível estimar precisamente o impacto, mas é óbvio que a economia foi severamente afetada.”

Soldados da Coreia do Norte em fila
Segundo mídia dissidente, Forças Armadas norte-coreanas estariam debilitadas pela fome

Antes da pandemia, a fome

Com muito menos alimentos sendo importados da China, piorou a escassez de comida da Coreia do Norte, depois de uma safra ruim em 2020, com as plantações atingidas em particular por dois grandes tufões, na principal região agrícola do país.

Ahn Yinhay, professora de relações internacionais da Universidade da Coreia, em Seul, sugere que tanto as acusações de incompetência de Kim Jong-un contra seus ministros do mais alto escalão, quanto a purgação de seus quadros indicam que o autocrata está “assustado” com a situação.

“Pelo que estamos escutando, parece muito provável que o vírus esteja se alastrando pela população, o que tem que ser uma preocupação, já que eles simplesmente não dispõem das capacidades médicas para tratar o povo”, diz.

“Ninguém acreditava que houvesse zero casos, antes”, prossegue a pesquisadora. “Mas este é um desdobramento bastante extremo, e sugere que eles não estão mais conseguindo dar conta da situação. E quando isso se combina à escassez de alimentos que os cidadãos comuns já estão vivenciando, fica claro por que a liderança está assustada.”

Um relatório divulgado no fim de junho pelo Instituto de Desenvolvimento, sediado em Seul, indicava que o Norte está enfrentando um déficit de mais de 1,3 milhão de toneladas de grãos necessários a suprir uma população que já sofre de subnutrição.

Para sustentar essas estimativas, há conclusões similares de agências humanitárias, inclusive da ONU, e relatórios da imprensa dissidente. Esta cita fontes da Coreia do Norte, segundo as quais famílias inteiras já teriam sucumbido à forme; e as Forças Armadas estariam impossibilitadas de funcionar em capacidade total, com tantos soldados debilitados pela falta de nutrição.

O medo de mais uma “marcha árdua”

Talvez o indicador mais significativo da gravidade da situação tenha partido do próprio Kim, quando em maio ele conclamou a nação a se preparar para mais uma “marcha árdua”.

A proclamação seguramente despertou temor em quem se recorda dos quatro anos de fome em massa, em meados da décadas, quando cerca de 3,5 milhões morreram à míngua, devido a má gestão econômica, uma série de secas, o colapso do sistema de racionamento, de planejamento central, e a retirada do apoio dos aliados tradicionais de Pyongyang, sobretudo a Rússia.

Ahn ressalva, no entanto, que o regime norte-coreano conseguiu atravessar essas atribulações sem sinais de dissensão interna que colocassem em risco a liderança, e é provável que consiga fazê-lo mais uma vez.

“Mesmo quando tantos morreram, devido à falha de seus líderes em agir, estes se mantiveram no poder”, enfatiza a professora radicada em Seul. “O domínio deles foi mais importante do que as vidas de tantos de seus cidadãos, e isso não mudou.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA48 segundos ago

Lira cobra retratação do Carrefour e defende resposta clara contra o protecionismo

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 minutos ago

Comissão aprova projeto que reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

Nacional7 minutos ago

Governo Federal garante continuidade da Operação Carro-Pipa

Judiciário19 minutos ago

Governos não podem usar dívidas para compensar precatórios, diz maioria do STF

Judiciário22 minutos ago

O que é o marco temporal das terras indígenas e por que voltou a discussão?

AGRICULTURA & PECUÁRIA26 minutos ago

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO28 minutos ago

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

Esporte38 minutos ago

CCJ analisa projetos contra violência nos estádios

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Divulgada relação preliminar das inscrições homologadas no 2º concurso dos cartórios notariais

Internacional1 hora ago

Israel confirma cessar-fogo com Hezbollah: “Foco é Irã e Hamas”

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Jojo rejeitou pedido de Xuxa de assinar petição contra Bolsonaro

Nacional1 hora ago

Janja mostra nova cascata artificial na Granja do Torto

ECONOMIA2 horas ago

Prévia da inflação é de 0,62% em novembro

Judiciário2 horas ago

Moraes retira sigilo de relatório da PF que indiciou Bolsonaro; leia a íntegra

Nacional2 horas ago

Corte de gastos precisa ser votado ainda este ano, diz Lira

ECONOMIA2 horas ago

O novo ‘imposto do pecado’ e a análise de impacto regulatório

Nacional2 horas ago

O esvaziamento do Legislativo e o avanço das agências reguladoras superpoderosas

Nacional2 horas ago

Camilo Santana cresce como alternativa no PT para sucessão de Lula

Judiciário2 horas ago

Proteção e prevenção absoluta: hora do STF garantir segurança de crianças na internet

Nacional2 horas ago

Vista suspende ADI sobre devolução de valores da ‘tese do século’ na conta de luz

Judiciário2 horas ago

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

CIDADE2 horas ago

Vereador comemora autorização da Prefeitura para pavimentar mais ruas em Paratibe e Muçumagro

Internacional3 horas ago

Falta de paz leva a uma erosão da confiança no mundo, diz Guterres em Portugal

Internacional3 horas ago

Nações Unidas enfatizam urgência de cessar-fogo no Líbano

CIDADE3 horas ago

Ex-prefeito de Riacho dos Cavalos é preso após ignorar regras do regime semiaberto

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Militar intercepta dupla que estaria atirando em bairro da cidade de Patos

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Civil prende autor de homicídio na feira de Oitizeiro, em João Pessoa

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas e cumpre mandados judiciais

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Civil prende homem que cometeu homicídio no município de Catingueira

Segurança Pública4 horas ago

PMPB e UFCG capacitam policiais em Segurança Cibernética

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br