Connect with us

Internacional

O que se sabe sobre a crise da covid-19 na Coreia do Norte

Já sofrendo sob sanções internacionais e severa escassez de alimentos, povo norte-coreano agora encara a pandemia sem infraestrutura sanitária suficiente

No fim de junho, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, alertou sobre uma “grande crise” nacional relacionada à pandemia de covid-19, gerando especulações de que o rudimentar sistema de saúde do isolado Estado asiático esteja tendo dificuldades para debelar um significativo surto da infecção viral.

Nos últimos 18 meses, Pyongyang insistia que nenhum caso fora detectado no território norte-coreano, e que medidas preventivas drásticas, incluindo o fechamento das fronteiras nacionais, haviam provado ser eficazes para conter o novo coronavírus. Até o momento, foi praticamente impossível confirmar tais afirmativas, até por não haver mais no país organizações internacionais de assistência ou de saúde pública.

Especialistas consideram, contudo, extremamente improvável a Coreia do Norte ter escapado totalmente incólume, sobretudo devido à sua localização geográfica, com fronteiras comuns com a China, epicentro original da pandemia, e a anterior dependência norte-coreana das exportações e importações chinesas.

Mulher de veste protetora tira temperatura em pulso de mulher de máscara sanitária
Especialistas asseguram: sistema de saúde norte-coreano não meios para enfrentar a pandemia de covid-19

Ameaças vagas, problemas concretos

Kim desencadeou as novas suspeitas de uma crise interna de saúde durante uma prolongada reunião do governista Partido dos Trabalhadores da Coreia, que presidiu na terça-feira (29/06) em Pyongyang. Ele aproveitou a ocasião para criticar publicamente altos dignatários seus, por deixarem de implementar medidas necessárias ao combate do vírus.

“Altos funcionários encarregados de assuntos estatais importantes negligenciaram a implementação de importantes decisões do Partido para tomar medidas organizacionais, institucionais, materiais, científicas e tecnológicas […] associadas à crise sanitária mundial”, citou-o a agência estatal de notícias KCNA.

O fato “causou um caso crucial de criar uma grande crise para garantir a segurança do Estado e a integridade do povo, e acarretou graves consequências”, declarou Kim.

Não há detalhes sobre o que teriam sido, exatamente, o “caso crucial”, a “grande crise” ou as “graves consequências”. Contudo as imagens televisivas do encontro do politburo revelam que diversos altos funcionários não estavam mais presentes, sendo provável que tenham sido rebaixados, ou até mesmo punidos por suas com penas de prisão ou em campos de trabalhos forçados.

“A purgação daqueles que se considera terem ‘falhado’ é um fato da vida na Coreia do Norte, embora não esteja claro qual possa ser o grau de severidade dessas penalidades”, explica Daniel Pinkston, professor de relações internacionais do campus da Troy University em Seul.

Tampouco claro está, a seu ver, o que poderia ter sido feito para proteger melhor os 25,7 milhões de norte-coreanos, dado o estado em que a nação atualmente se encontra. “Não é segredo que eles estão realmente padecendo, no momento.” Há anos o regime Kim tem estado sob sanções internacionais, por insistir em desenvolver armas nucleares e mísseis balísticos de longo alcance.

“Então, eles estavam realmente enfrentando carestia quando a pandemia eclodiu na China, e a Coreia do Norte reagiu simplesmente fechando suas fronteiras”, prossegue Pinkston.

“Praticamente nada entrou e nada saiu, e foram fechadas até mesmo as rotas de contrabando, que efetivamente funcionavam como uma linha de sobrevivência para um grande número de cidadãos comuns. É impossível estimar precisamente o impacto, mas é óbvio que a economia foi severamente afetada.”

Soldados da Coreia do Norte em fila
Segundo mídia dissidente, Forças Armadas norte-coreanas estariam debilitadas pela fome

Antes da pandemia, a fome

Com muito menos alimentos sendo importados da China, piorou a escassez de comida da Coreia do Norte, depois de uma safra ruim em 2020, com as plantações atingidas em particular por dois grandes tufões, na principal região agrícola do país.

Ahn Yinhay, professora de relações internacionais da Universidade da Coreia, em Seul, sugere que tanto as acusações de incompetência de Kim Jong-un contra seus ministros do mais alto escalão, quanto a purgação de seus quadros indicam que o autocrata está “assustado” com a situação.

“Pelo que estamos escutando, parece muito provável que o vírus esteja se alastrando pela população, o que tem que ser uma preocupação, já que eles simplesmente não dispõem das capacidades médicas para tratar o povo”, diz.

“Ninguém acreditava que houvesse zero casos, antes”, prossegue a pesquisadora. “Mas este é um desdobramento bastante extremo, e sugere que eles não estão mais conseguindo dar conta da situação. E quando isso se combina à escassez de alimentos que os cidadãos comuns já estão vivenciando, fica claro por que a liderança está assustada.”

Um relatório divulgado no fim de junho pelo Instituto de Desenvolvimento, sediado em Seul, indicava que o Norte está enfrentando um déficit de mais de 1,3 milhão de toneladas de grãos necessários a suprir uma população que já sofre de subnutrição.

Para sustentar essas estimativas, há conclusões similares de agências humanitárias, inclusive da ONU, e relatórios da imprensa dissidente. Esta cita fontes da Coreia do Norte, segundo as quais famílias inteiras já teriam sucumbido à forme; e as Forças Armadas estariam impossibilitadas de funcionar em capacidade total, com tantos soldados debilitados pela falta de nutrição.

O medo de mais uma “marcha árdua”

Talvez o indicador mais significativo da gravidade da situação tenha partido do próprio Kim, quando em maio ele conclamou a nação a se preparar para mais uma “marcha árdua”.

A proclamação seguramente despertou temor em quem se recorda dos quatro anos de fome em massa, em meados da décadas, quando cerca de 3,5 milhões morreram à míngua, devido a má gestão econômica, uma série de secas, o colapso do sistema de racionamento, de planejamento central, e a retirada do apoio dos aliados tradicionais de Pyongyang, sobretudo a Rússia.

Ahn ressalva, no entanto, que o regime norte-coreano conseguiu atravessar essas atribulações sem sinais de dissensão interna que colocassem em risco a liderança, e é provável que consiga fazê-lo mais uma vez.

“Mesmo quando tantos morreram, devido à falha de seus líderes em agir, estes se mantiveram no poder”, enfatiza a professora radicada em Seul. “O domínio deles foi mais importante do que as vidas de tantos de seus cidadãos, e isso não mudou.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário3 horas ago

CONTRAN determina FIM da CNH neste Grupo – Veja quem são os beneficiados

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Participe do Programa Internet Brasil e Tenha Acesso Gratuito à Internet!

Saúde3 horas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA3 horas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura3 horas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Saúde3 horas ago

Solidão não é problema só de “primeiro mundo”

Internacional3 horas ago

Moradores das Ilhas Canárias lutam contra o turismo em massa

Internacional3 horas ago

O milagre econômico da Guiana

Internacional3 horas ago

Rússia diz ter tomado mais uma localidade ucraniana

Internacional3 horas ago

Israel fecha emissora de TV árabe Al Jazeera

Internacional4 horas ago

ONU aponta que necessidade humanitárias crescem a cada dia no Sudão

Internacional4 horas ago

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, ONU aponta que idioma une comunidades

Judiciário4 horas ago

MPPB recomenda medidas de segurança e meio ambiente, no São João de Monteiro

Politíca4 horas ago

Lei de Camila garante teste para avaliar saúde do bebê nos primeiros minutos de vida

Politíca4 horas ago

Lei de Júnior Araújo que institui política de incentivo ao protagonismo das mulheres na ciência é sancionada na Paraíba

Nacional1 dia ago

Rio Grande do Sul enfrenta recorde de cheia do Guaíba neste domingo

Judiciário3 dias ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional3 dias ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública3 dias ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde3 dias ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde3 dias ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública3 dias ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário3 dias ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional3 dias ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA3 dias ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA3 dias ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Saúde3 horas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA3 horas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura3 horas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional4 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional4 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional4 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde7 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde7 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde7 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional7 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA7 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br