Connect with us

Internacional

A escola secreta para meninas no Afeganistão

Em meio à progressiva saída dos Estados Unidos e das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do Afeganistão, a BBC conversou com três mulheres de três gerações diferentes sobre seus medos e receios para o futuro

Uma professora experiente, uma estudante universitária e uma estudante de colégio descreveram como, durante a pandemia, elas não só tiveram que enfrentar dificuldades de acesso digital, mas também desigualdade de gênero, cultura e conflito.

A professora

Não é a primeira vez que Shahla Fareed esconde livros. Nem é a primeira vez que ela começou a planejar uma escola secreta. Para Shahla e várias outras mulheres no Afeganistão, garantir educação para suas filhas é algo novamente sob ameaça.

Shahla foi professora de escola e agora leciona na Universidade de Cabul, na capital do país. Durante o lockdown no Afeganistão, ela continuou a dar aulas virtuais, mas muitos de seus alunos tinham dificuldades para se conectar à internet.

“A maioria das minhas estudantes mulheres não têm smartphones, e suas famílias não permitem que usem a internet”, disse. “Aquelas que estavam usando um celular de um parente homem frequentemente eram vigiadas durante a aula, para que checassem com quem estavam falando.”

Mas não é só a desigualdade digital que está impedindo as mulheres de avançar. O conflito no Afeganistão entre o governo e as forças do Talebã vive um momento crítico. Com a saída das forças lideradas pelos Estados Unidos, muitos temem uma retomada do grupo extremista. Nos últimos meses, o Talebã já anunciou alguns ganhos territoriais.

Famoso por impor regras patriarcais radicais, o Talebã baniu no passado todo tipo de educação para mulheres e proibiu que elas trabalhassem ou deixassem duas casas sem a presença de um parente homem.

O grupo militante atualmente diz que não é mais contrário à educação de meninas. “Tanto homens quanto mulheres devem ter acesso à educação, e isso é muito importante. Mas um ambiente especial e seguro deve ser preparado para as mulheres e professoras devem ser contratadas”, disse à BBC o porta-voz do Talebã Zabihullah Mujahid.

No entanto, para muitos defensores dos direitos das mulheres, inclusive Shahla, há um grande temor de que educação para meninas volte a ser completamente banida.

Imagem artística de perseguir sonhos e ambições

A escola secreta

Atualmente na faixa dos 60 anos, Shahla descreve como abriu uma escola secreta para meninas nos anos 1970, quando o Talebã assumiu o controle de todo o país. Com idade entre 9 e 10 anos, muitas meninas chegavam ao colégio usando a tradicional burka azul. Shahla sempre as aconselhava a esconder os livros didáticos em inglês dentro de capas de livros islâmicos.

Sentada no fundo de um jardim, embaixo da sombra de uma árvore e uma tenda de pano, Shahla conduzia a aula usando um pequeno quadro negro. “Eu comecei a escola com 20 meninas, mas terminei com apenas quatro. Duas delas eram minhas filhas” diz Shahla, descrevendo como é difícil manter alunas na escola.

Ela conta que o Talebã frequentemente fazia buscas na casa procurando por evidências, mas só conseguiu fechar seu colégio uma vez. “Temporariamente”, ela acrescenta. Agora, muitos anos depois, Shahla diz que está devastada com o fato de ter que reunir livros para o caso de precisar reabrir a escola secreta.

A aluna

A sete horas de viagem de carro da casa de Shahla vive uma jovem de 16 anos chamada Wahida. Toda semana, ela caminha para a escola com seu irmão mais velho. Mas o desejo dela de estudar está dividindo a família. O pai e o avô pararam de falar com ela. “Eles dizem que devo deixar a escola e me casar”, diz.

Imagem artística de buscar uma educação

Wahida vive com a família na Província de Kandahar, berço do Talebã e onde vários distritos continuam sob controle do grupo. De todos os 17 distritos da Província, só três têm escolas para meninas. Questionado pela BBC por que tantos distritos não possuem educação para mulheres, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talebã, disse:

“Em Kandahar e Helmand, porque a guerra está tão intensa, as escolas estão fechadas. Tem menos escolas para homens também. Também é algo da mentalidade. Normas locais e culturais fazem com que menos pessoas queiram levar suas filhas para a escola. É preciso um pouco de tempo, mas da nossa parte não tem problema.”

No caso de Wahida, é graças ao apoio do irmão mais velho e da mãe que ela tem conseguido estudar. A mãe, que nunca foi autorizada a frequentar a escola, disse para a filha que ela precisa continuar lutando pelos direitos das mulheres, apesar da escalada do conflito.

“Eu espero que eu consiga fazer os sonhos da minha mãe se tornarem realidade. Mas, na situação atual, eu tenho medo de sequer conseguir terminar a escola, imagine ir à universidade e advogar pelos outros”, lamenta. Mas Wahida tem esperaça por causa de histórias como a de Shamsia Alizada.

A estudante universitária

Há algumas mulheres jovens que, apesar da dificuldade de acesso à internet, da violência, da desigualdade social e da covid-19, continuam sendo inspiradoras.

No ano passado, Shamsia conseguiu nota mais alta que todos os 170 mil candidatos no “vestibular” para entrada em universidades do Afeganistão. Filha de um minerador, ela cresceu numa das áreas mais pobres e vulneráveis de Cabul.

Em 2018, a escola dela foi atacada pelo Estado Islâmico. Quarenta e seis colegas dela morreram. Em 2020, depois de se mudar para um novo bairro, a nova escola de Shamsia também foi atacada pelo grupo extremista.

Imagem artística do ataque à universidade de Cabul

“Estudar no Afeganistão é difícil, e eu tenho vários medos. Mas nosso centro educacional adotou algumas medidas de segurança que me ajudaram me sentir mais segura. E, quando você está muito ocupada estudando, não tem muito tempo para pensar em questões de segurança”, diz Shamsia.

Depois de ganhar uma bolsa de estudos para estudar na Turquia, Shamsia agora prepara para se tornar médica.

Estado Islâmico: uma nova ameaça

Em novembro do ano passado, Shahla estava lecionando na Universidade de Cabul quando vários homens armados entraram no campus e abriram fogo na sala de aula ao lado.

“Eu estava numa apresentação sobre um livro quando ouvi o som contínuo da arma de fogo. Estudantes desesperados corriam por toda parte. Alguns estavam chorando, enquanto outros falavam ao telefone e corriam até o portão principal”, conta Shahla.

Quando as forças de segurança do governo chegaram, uma batalha se formou entre os dois lados, durando várias horas. Vinte e duas pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. “A maioria das vítimas era menina”, diz Shahla. “E mesmo a polícia não queria ajudar mulheres feridas a escapar, porque acreditava que encostar nelas era haram (proibido pela lei islâmica).”

“Mas depois, quando as forças especiais chegaram, eles carregaram as meninas.” O Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelos ataques, dizendo que tinham como alvo a “formação de juizes e investigadores trabalhando para o governo afegão apóstata”.

O ISIS-K, um braço do grupo jihadista, se formou no Afeganistão em 2014. Desde então, ele assumiu responsabilidade por alguns dos mais sangrentos ataques na capital, incluindo a centros educacionais e escolas. Mulheres e crianças, inclusive recém-nascidos, foram alvos de ataques do Estado Islâmico no ano passado. Um atentado numa maternidade deixou 16 mortos e outros 16 feridos.

Imagem artística da luta pela educação feminina no Afeganistão

Para a dedicada professora Shahla, a escalada da violência por grupos insurgentes como o ISIS e a expansão do território Talebã são o motivo pelo qual ela voltou a reunir livros.

“Eu preciso garantir que terei dinheiro suficiente para uma tenda, livros, tablets e canetas. Porque eu sei que o Talebã não vai permitir que meninas estudem nas escolas. Mesmo atualmente, quando tomam um distrito, a primeira coisa que fazem é fechar as escolas para meninas.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura2 minutos ago

Comissão aprova criação de programa federal para apoiar cursinhos pré-vestibulares populares

Educação & Cultura5 minutos ago

Comissão de Educação debate novo marco regulatório para cursos de graduação a distância

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 minutos ago

Lira cobra retratação do Carrefour e defende resposta clara contra o protecionismo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 minutos ago

Comissão aprova projeto que reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

Nacional14 minutos ago

Governo Federal garante continuidade da Operação Carro-Pipa

Judiciário27 minutos ago

Governos não podem usar dívidas para compensar precatórios, diz maioria do STF

Judiciário29 minutos ago

O que é o marco temporal das terras indígenas e por que voltou a discussão?

AGRICULTURA & PECUÁRIA33 minutos ago

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO36 minutos ago

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

Esporte45 minutos ago

CCJ analisa projetos contra violência nos estádios

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Divulgada relação preliminar das inscrições homologadas no 2º concurso dos cartórios notariais

Internacional1 hora ago

Israel confirma cessar-fogo com Hezbollah: “Foco é Irã e Hamas”

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Jojo rejeitou pedido de Xuxa de assinar petição contra Bolsonaro

Nacional1 hora ago

Janja mostra nova cascata artificial na Granja do Torto

ECONOMIA2 horas ago

Prévia da inflação é de 0,62% em novembro

Judiciário2 horas ago

Moraes retira sigilo de relatório da PF que indiciou Bolsonaro; leia a íntegra

Nacional2 horas ago

Corte de gastos precisa ser votado ainda este ano, diz Lira

ECONOMIA2 horas ago

O novo ‘imposto do pecado’ e a análise de impacto regulatório

Nacional2 horas ago

O esvaziamento do Legislativo e o avanço das agências reguladoras superpoderosas

Nacional2 horas ago

Camilo Santana cresce como alternativa no PT para sucessão de Lula

Judiciário2 horas ago

Proteção e prevenção absoluta: hora do STF garantir segurança de crianças na internet

Nacional2 horas ago

Vista suspende ADI sobre devolução de valores da ‘tese do século’ na conta de luz

Judiciário2 horas ago

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

CIDADE3 horas ago

Vereador comemora autorização da Prefeitura para pavimentar mais ruas em Paratibe e Muçumagro

Internacional3 horas ago

Falta de paz leva a uma erosão da confiança no mundo, diz Guterres em Portugal

Internacional3 horas ago

Nações Unidas enfatizam urgência de cessar-fogo no Líbano

CIDADE3 horas ago

Ex-prefeito de Riacho dos Cavalos é preso após ignorar regras do regime semiaberto

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Militar intercepta dupla que estaria atirando em bairro da cidade de Patos

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Civil prende autor de homicídio na feira de Oitizeiro, em João Pessoa

Segurança Pública4 horas ago

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas e cumpre mandados judiciais

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br